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Navegando por Autor "Siqueira Neto, Cícero Marques"

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    Dissertação
    Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN
    (2019-07-31) Siqueira Neto, Cícero Marques; Cavalcante, Eunadia Silva; ; ; Moreira, Ana Zélia Maria; ; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja;
    Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.
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