Navegando por Autor "Sitio, Thalia Mirelle Miranda do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Literatura infantil negra: o olhar do pedagogo em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Sitio, Thalia Mirelle Miranda do; Amarilha, Marly; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; http://lattes.cnpq.br/4503610042937723; Amarilha, Marly; Saldanha, Diana Maria Leite Lopes; Souza, Danielle Medeiros deEste estudo se articula ao projeto de pesquisa Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula (CNPq/UFRN, 2018-2022). Objetiva investigar as concepções de graduandos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) sobre questões étnico-raciais em articulação com o ensino de Literatura como componente formativo do referido curso. De maneira específica, busca conhecer os graduandos, delineando seu perfil, seu contato com a leitura de literatura, a relação da Literatura Infantil Negra com a formação que recebem e situações presenciadas de racismo, preconceito e discriminação. A abordagem do estudo é qualitativa. Adotou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 53 questões fechadas e abertas que foi disponibilizado pelo Google forms. Compõe o corpus da pesquisa 39 graduandos de uma turma de 50 alunos do componente optativo Teoria e Prática da Literatura II, que responderam à demanda de informações da pesquisa. O referencial teórico e contextualização da análise de dados estão fundamentados em estudos sobre a literatura de Amarilha (2012, 2013, 2021), Zilbermam (2008). A respeito da Literatura Infantil Negra, em Campos (2016). Imbernón (2011), Queiros (2019) e Saldanha (2018) acerca da formação de professores e Almeida (2019), Gomes (2005, 2008, 2013) e Ribeiro (2019) em relação às questões étnico-raciais. A partir das análises, constatou-se lacuna na formação dos graduandos sobre questões étnico-raciais, assim como em relação à Literatura Infantil Negra. Os dados revelam que os graduandos já testemunharam situações de racismo e de preconceito, reconheceram a relevância da literatura e das temáticas étnico-raciais para uma educação antirracista. Dessa forma, considerou-se imprescindível que haja o trabalho com as temáticas étnico-raciais na formação dos pedagogos, utilizando-se da Literatura Infantil Negra como instrumento formativo.