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Navegando por Autor "Soares, Aline Samara Dantas"

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    Tese
    Representações sociais de enfermeiros/as docentes acerca da docência na perspectiva da integralidade do cuidado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Soares, Aline Samara Dantas; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/4999632255340285; Pinto, Antonio Germane Alves; Ribeiro, Cynara Teixeira; Oliveira, Francisca Clara Paula de; Almeida Júnior, José Jailson de
    Esta tese é concernente ao objeto de estudo “representações sociais de enfermeiros/as docentes acerca da docência para a integralidade do cuidado”. Nesse sentido, teve como objetivo geral: investigar as representações sociais de enfermeiros/as professores/as acerca da docência no Ensino Superior de Enfermagem, na perspectiva da integralidade do cuidado. E, como objetivos específicos: (1) traçar um perfil docente quanto à docência para a integralidade do cuidado; (2) caracterizar saberes e práticas docentes quanto à docência para a integralidade do cuidado; e (3) discorrer sobre desafios relativos à docência para a integralidade do cuidado, no contexto do exercício docente de professores enfermeiros que atuam no Ensino Superior de Enfermagem. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa (Moscovici, 2012). Para obtenção dos dados a serem apresentados e analisados, foram utilizadas: a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), como parte de um questionário; a entrevista semidirigida, sob formulário semiestruturado; e uma pesquisa documental, incluindo o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem (PPC), as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem (DCN) de 2001, o Regimento Geral do Núcleo de Formação Docente (NFD) e planos de disciplina disponibilizados pela Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem durante o período de construção dos dados. Teve como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (Moscovicci, 2012), a Teoria do Núcleo Central (Abric, 1998; Sá, 1996), o Sistema de Espiral Representacional (Arruda, 2002; Melo, 2024) e a Análise de Conteúdo (Bardin,2011). Toda a empiria foi construída na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crato – CE. Compromisso e interdisciplinaridade foram os elementos do núcleo central da representação social dos/as participantes desta pesquisa quanto à docência para a integralidade do cuidado. Tal representação se associa à percepção da demanda de ensino do cuidado integral, pela admissão do ser humano enquanto holístico, pela relação dada aos conteúdos de ensino-aprendizagem sob a perspectiva interdisciplinar, e pelo valor dado à ação e reflexão no processo formativo discente, pela valorização de modelo assistencial de Saúde centrado na pessoa humana e não em sua doença, bem como pela admissão da necessidade do ensino do Processo de Enfermagem enquanto peculiaridade do saber do enfermeiro/a. Quanto às práticas docentes para a integralidade do cuidado, infere-se que o compromisso dos sujeitos relacionado ao objeto de estudo está no processo de ensino prático e em serviço de Saúde e Extensionista, através dos quais busca-se estimular reflexões sobre o cuidado integral pela problematização de realidades no ensino-aprendizado de práticas colaborativas e autônomas do/a enfermeiro/a. A docência para a integralidade do cuidado apresenta desafios ligados às demandas de formação didáticopedagógica compatível, de efetivação do ensino-aprendizagem do cuidado integral sob um currículo integrado, e de mais dialogia docente ao fortalecimento da interprofissionalidade, interdisciplinaridade para a coerência entre planos de disciplina e Projeto Pedagógico de Curso, que enfatiza a formação discente orientada à integralidade do cuidado, localizado numa racionalidade crítica e não, técnica.
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