Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, André Luiz Vieira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise das informações oferecidas pelos aplicativos assistivos utilizados por deficientes físicos em suas viagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Lima, Thiago Henrique Amorim; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Dantas, Andrea Vigínia Sousa; Soares, André Luiz Vieira
    Cada turista tem os seus gostos, desejos e necessidades particulares. Para que a atividade turística ocorra de forma plena e igualitária, é preciso levar em consideração todos esses fatores. O turismo acessível surge como uma tipologia que vem assegurar o direito de todos a usufruírem os serviços oferecidos por tal fenômeno, independente das suas limitações, seja física, auditiva, intelectual, visual, entre outros. Levando em consideração o advento da tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, em especial o smartphone, os aplicativos assistivos surgem como um recurso para auxiliar os turistas com deficiência física. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as informações oferecidas pelos aplicativos assistivos utilizados por deficientes físicos em suas viagens. A pesquisa em questão tem caráter descritivo-exploratório, de cunho qualitativo, fazendo uso de pesquisas bibliográficas sobre o tema estudado. Foram analisados os aplicativos Wheelmap e Guiaderodas levando em consideração as categorias de conteúdo informativo, comercialização, interatividade e idiomas, baseados no modelo de Diaz Luque e Corrêa (2012). A partir da análise foi possível observar que apesar dos aplicativos carecerem em alguns pontos relevantes para os deficientes físicos, os apps podem desempenhar o papel de um importante instrumento de auxílio na experiência turística dos seus usuários.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Análise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-20) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/7396413848005787; Tiago, Maria Teresa Borges; Álvares, Daniela Fantoni; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Gretzel, Ulrike
    A indústria do turismo continua a ser impactada por novas tecnologias. A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Imagem de destinos turísticos do Rio Grande do Norte veiculada por Travel Influencers no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Barbosa, Elizabeth Cristina Gonçalves; Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Soares, André Luiz Vieira
    O presente trabalho possui como objetivo analisar como a imagem do turismo no Rio Grande do Norte está sendo divulgada pelos Travel Influencers. A metodologia consistiu numa pesquisa in loco em cinco perfis no Instagram, onde foram coletados os registros fotográficos do universo da pesquisa, analisados posteriormente pelo Modelo Mello de Análise e Leitura Sensorial de Fotografias (2015) através dos discursos da semiótica. Os resultados apontaram a predominância do turismo de sol e mar como o responsável pela composição da imagem turística do Rio Grande do Norte, que deve atentar-se à necessidade de diversificar seus atrativos e produtos turísticos. Espera-se que este trabalho suscite um olhar crítico do trade turístico, que pode utilizar-se dos discursos semióticos para promover uma comunicação turística forte e eficaz.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Implicações do uso das tecnologias da informação e comunicação no setor de reservas: um estudo de caso no Serhs Natal Grand Hotel & Resort
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Figueiredo, Vitor Andrey Pereira de; Silva, Gislayne Laíse da; Mendes Filho, Luís Augusto Machado; Soares, André Luiz Vieira
    Este trabalho tem como objetivo principal, analisar os impactos que as tecnologias estão gerando no mercado turístico, principalmente ao evidenciar a transformação, para a qual a internet pode contribuir no relacionamento com o turista e também no setor de reservas do hotel pesquisado, através de um estudo de caso no SERHS Natal Grand Hotel e Resort. Inicialmente a contextualização teórica aborda o conceito de internet, o marketing digital e as tecnologias de informação e comunicação utilizadas no setor de reservas e vendas do hotel. Utilizando o estudo de caso e entrevista, qualitativamente e descritivamente foi possível evidenciar a gestão das TIC’s e identificar que os benefícios dessa gestão contribuem para o crescimento do hotel e evolução deste seguimento de tecnologia. Por meio da entrevista, constatou-se a opinião do gestor do setor de reservas e vendas do hotel SERHS Natal a respeito dos impactos que o uso dessas tecnologias vem trazendo ao setor e ao hotel em modo geral. Analisaram-se os dados coletados e verificou-se que o hotel tem feito um trabalho eficiente de estratégias na utilização das tecnologias de informação e comunicação. Mostrando que o foco principal dessas ferramentas são as mídias sociais online, que atraem mais o público e demonstram evolução no número de reservas do hotel. Consequentemente, viabilizando ainda mais o investimento para este segmento, a fim de evoluir receitas e gerar promoção do hotel. Portanto, através desta pesquisa, o uso das TIC’s no setor de reservas e vendas do hotel é um diferencial para com seus concorrentes, entrando no mundo dos consumidores que estão cada vez mais a dentro do mercado online. Ao final do estudo ficam sugestões para que o hotel SERHS Natal possa melhorar seu posicionamento frente aos seus clientes ou futuros hóspedes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Informações turísticas disponíveis em dispositivos móveis: um estudo de caso com o aplicativo Find Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Lima, Renata Mayara Moreira de
    O avanço das tecnologias proporcionou um acesso à informação de maneira mais ágil e portátil. A utilização de aparelhos como Smartphones e Tablets, os quais possuem um sistema operacional abrangente que permite reunir várias ferramentas num único dispositivo, é uma tendência em vários setores da economia, inclusive no turismo. Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com profissionais de diversos segmentos da atividade turística para analisar as informações contidas no aplicativo Find Natal através do método de grupo focal online. Na primeira etapa da discussão, eles responderam individualmente perguntas fechadas para a formação do perfil dos participantes. Posteriormente, o grupo foi coletivamente conduzido por meio de um roteiro composto por perguntas abertas acerca de categorias existentes no dispositivo. A ferramenta de análise qualitativa NVivo foi aplicada para analisar o material colhido com os participantes e explorar os resultados. Constata-se que as pessoas estudadas fazem uso desses dispositivos enquanto turistas, bem como acreditam que aplicativos de turismo podem auxiliar durante uma viagem. A partir da análise, verificou-se que o aplicativo precisa de uma maior interatividade com seus usuários para transmitir mais consistência em suas informações, que foram avaliadas como superficiais pelo grupo estudado. Contudo, fica evidenciado que o aplicativo dispõe de algumas falhas, porém surge como ferramenta facilitadora para os viajantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Isoformismo institucional na adoção de tecnologia no turismo: uma análise em hotéis de Natal/RN
    (2018-01-30) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; ; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; Biz, Alexandre Augusto;
    À proporção que o setor turístico incorpora tecnologias reconfigurando a distribuição e utilização de produtos e serviços, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passa a ser um tema de investigação no turismo tendo em vista tais transformações no setor. Ao observarmos os estudos que discutem sobre a adoção da tecnologia por operadoras de turismo, esses estão centrados em identificar a diversidade ou os fatores que diferenciam as organizações e seus padrões das demais em relação à adoção da tecnologia. A teoria institucional estabelece uma visão macro de mudança estrutural, definida como isomorfismo nas organizações. O objetivo geral do estudo é analisar como essa pressão isomórfica, a partir da teoria institucional, está presente nos hotéis de Natal/RN na adoção de tecnologias de informação e comunicação. Para isso, a pesquisa realizou entrevista com 20 empreendimentos da rede hoteleira na cidade. O instrumento de coleta foi composto por um roteiro semiestruturado, o qual fora aplicado de forma presencial durante o período de setembro a novembro de 2017. Para apreciação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, contando com o auxílio da utilização do Software de análises qualitativas e mistas Nvivo, em sua versão 11.0. A apreciação dos dados mostra que o ambiente organizacional fornece pressão em como a tecnologia vem sendo adotada nesses estabelecimentos. Ficou evidenciado que os hoteleiros buscam adotar tecnologia para parecerem legítimos perante o mercado, principalmente entre os consumidores. Para isso adotam padrões, imitam a concorrência, e buscam serem bem avaliados no ambiente virtual em sites como TripAdvisor, Booking, Decolar, entre outros, para que desse modo sejam aceitos pelo campo em que operam e prolonguem sua sobrevivência no mercado. Conclui-se que o isomorfismo institucional está presente na adoção de tecnologia no setor hoteleiro analisado e que, a partir da pesquisa, é possível obter uma perspectiva de como essas forças atuam nas organizações.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Maturidade digital de negócios turísticos: proposição de modelo de medição da transformação digital no turismo, a partir do setor de meios de hospedagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Albuquerque, Thyago Velozo de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; https://orcid.org/0000-0002-0810-6163; http://lattes.cnpq.br/2866172910709129; Ivars-Baidal, Josep Antoni; Biz, Alexandre Augusto; Soares, André Luiz Vieira; Chagas, Márcio Marreiro das
    Os avanços tecnológicos das últimas décadas têm transformado profundamente o comportamento social e os mercados, incluindo o setor de hospitalidade e turismo. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem remodelado a gestão operacional e estratégica das empresas, impulsionando a transformação digital. Nesse contexto, diversas pesquisas e modelos buscam mensurar o nível de adoção tecnológica nos negócios. No entanto, apesar das iniciativas existentes sobre maturidade digital em diferentes setores, ainda não há um modelo acadêmico específico para o turismo que considere suas particularidades. A carência de estudos sobre transformação digital no turismo e a importância crescente dessa temática evidenciam a necessidade de um modelo que avalie a maturidade digital dos negócios turísticos, especialmente nos meios de hospedagem. Deste modo, põe-se em questão como mensurar a transformação digital nos negócios turísticos de meios de hospedagens? Diante desse cenário, esta tese tem como objetivo desenvolver um modelo de medição da maturidade digital para negócios turísticos, com foco no setor de meios de hospedagem. A pesquisa se fundamenta na corrente epistemológica positivista, com abordagem dedutiva e métodos qualitativos de caráter exploratório-descritivo. Para isso, adota a revisão sistemática da literatura, a Grounded Theory e o Método Delphi Adaptado, com a participação de especialistas e recorte temporal transversal. Como principal resultado, propõe-se o Modelo de Maturidade Digital de Negócios Turísticos (MMDTur), estruturado em três dimensões: Gestão orientada ao digital, Processos e Tecnologias, e Marketing e Clientes. O modelo visa compreender o nível de digitalização dos negócios turísticos, abrangendo desde a gestão e otimização de processos operacionais até o uso de tecnologias para aprimorar a experiência dos hóspedes e o relacionamento com clientes. Além de preencher lacunas acadêmicas e mercadológicas, o MMDTur permite que empresas do setor avaliem seu grau de maturidade digital e compreendam os desafios, oportunidades e estratégias para aprimorar sua digitalização. Assim, propõe-se a criação do Índice de Maturidade Digital (IMDtur), indicador que avalia a implementação das dimensões e subdimensões do modelo e classifica a organização em cinco níveis de maturidade digital: (I) Embrionário Digital; (II) Iniciante Digital; (III) Aprendiz Digital; (IV) Especialista Digital; e (V) Líder Digital. Este modelo de maturidade digital proporciona uma ferramenta prática para empresas do turismo avaliarem sua evolução na transformação digital, e identificarem estratégias para alcançar níveis mais avançados de digitalização. O MMDTur contribui tanto para o avanço acadêmico na literatura no Turismo, quanto para o desenvolvimento competitivo das empresas turísticas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM