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Navegando por Autor "Soares, Cibele Siebra"

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    Artigo
    Developmental dyslexia and executive functions: evidence on main evaluation methods
    (Estudos de Psicologia (Natal), 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Soares, Cibele Siebra; Guerra, Amanda; Roy, Arnaud; Hazin, Izabel; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Dislexia do desenvolvimento e funções executivas: evidências sobre os principais métodos de avaliação. Nos últimos anos, crescente número de estudos tem associado à Dislexia do Desenvolvimento (DD) a alterações em funções executivas (FE). No entanto, a literatura ainda não apresenta consenso quanto a esta questão. Este estudo teve como objetivo realizar revisão sistemática da literatura, investigando os instrumentos e as funções neuropsicológicas mais exploradas para avaliar as FE em crianças e adolescentes com DD, entre os anos de 2007 e 2017. Foram mapeados 71 instrumentos para avaliar FE em indivíduos com DD. Os testes mais utilizados foram o Digit Span Task, o Stroop Test e o Tower of London. A FE mais estudada foi a memória de trabalho. Conclui-se que o recente interesse neste campo de pesquisa, a grande variedade de instrumentos empregados e de modelos de FE adotados dificulta o estabelecimento de um consenso sobre a influência dos diversos aspectos das FE na DD.
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    Dissertação
    Sono e percepção visuoespacial em trabalhadores de uma empresa petroquímica submetidos a esquemas de trabalho em turnos alternantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-10) Soares, Cibele Siebra; Almondes, Katie Moraes de; ; http://lattes.cnpq.br/6914402826291062; ; http://lattes.cnpq.br/1987540034833283; Azevedo, Carolina Virgínia Macedo de; ; http://lattes.cnpq.br/2667344626234863; Alves, Nelson Torro; ; http://lattes.cnpq.br/8037098495288980
    O trabalho em turnos consiste em um arranjo de horas de trabalho não usuais, como a noite e nos finais de semana, e com carga horária cada vez maior, com o intuito de atender à produção ininterrupta, que acarreta alterações na qualidade, duração e regularidade do sono. Pesquisas indicam que alterações do sono fazem com que os processos cognitivos se tornem mais lentos, instáveis e propensos a erros, levando a prejuízos no desempenho cognitivo de funções como a percepção visuoespacial. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do sono e sua relação com a percepção visuoespacial de trabalhadores em turnos alternantes. Participaram da pesquisa 21 operadores paineleiros de uma empresa petroquímica, do sexo masculino, na faixa etária de 19 a 53 anos. Todos os participantes estavam submetidos a esquemas de turnos alternantes (diurno e noturno) de 12 horas ininterruptas e os dados foram coletados em 10 trabalhadores que estavam alocados no turno diurno e 11 trabalhadores alocados no turno noturno. Para a avaliação do sono foram utilizados o Diário de Sono, o Questionário de Hábitos de Sono, o Questionário de Identificação de Cronotipo e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). A visuoespacialidade foi avaliada por meio do Teste de Figuras Complexas de Rey e a atenção foi avaliada através de uma versão portátil do Teste de Vigilância Psicomotora (PVT). Os resultados demonstraram que a amostra geral dos trabalhadores obteve qualidade do sono ruim nos dias de trabalho e qualidade do sono boa na folga. Houve duração do sono encurtada na semana de trabalho e duração adequada no período da folga. Não foram encontrados prejuízos nas habilidades visuoespaciais dos trabalhadores, mas a qualidade do sono boa, no período da folga, foi correlacionada ao desempenho visuoespacial adequado para os trabalhadores do turno diurno. O desempenho da atenção sofreu oscilação no decorrer das horas trabalhadas, principalmente no turno noturno. Conclui-se que o esquema de trabalho em turnos alternantes pode ser prejudicial para a qualidade do sono dos trabalhadores e que uma boa qualidade de sono pode contribuir para um melhor desempenho visuoespacial
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