Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Franciane Monara da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A imagem também ensina: um retrato da economia colonial brasileira através das imagens de Frans Post
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Soares, Franciane Monara da Silva; Coelho, Maria Conceição Guilherme
    O presente trabalho trata do estudo da História colonial brasileira a partir da arte de Frans Post, artista que chegou no Brasil quando ocorreu a invasão holandesa. Através de suas anotações e observações acerca do território brasileiro constituiu um dos maiores acervos iconográficos que retratam a temática da colonização brasileira, especificamente do período da invasão holandesa e da economia açucareira, sendo suas obras de fundamental importância para um levantamento historiográfico e recurso didático e, assim lanço os seguintes questionamentos: De que forma os alunos da Educação Básica aprendem História por meio da utilização de imagens? Quais aspectos podem ser mais aprofundados sobre a colonização e a economia colonial a partir das obras de Frans Post? E como essas imagens interferem no aprendizado dos alunos? Esse texto tem o objetivo de abordar aspectos da economia colonial brasileira, analisando o perfil das imagens de do artista flamengo com base nesses aspectos; analisar a nova visão do Brasil a partir da invasão e dominação holandesa, retratando a chegada dos artistas e a contribuição de Post na formação do imaginário brasileiro na Europa; retratar a imagem enquanto recurso didático e entender como ela pode ser um facilitador do processo ensino-aprendizagem na aula de História.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM