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Navegando por Autor "Soares, Heloísa Mariana"

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    Produto Educacional
    O princípio de Pascal em abordagem histórico-filosófica e conceitual para formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Soares, Heloísa Mariana; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; Anselmo, Dory Helio Aires de Lima
    O Princípio de Pascal é um assunto presente na Educação Básica. Sua apresentação costuma seguir o padrão de ensino de uma Física estática e impositiva. Em muitos casos, sua abordagem é reduzida a um tratamento matemático atrelado a um enunciado mais ou menos padrão, comentários sobre experimentos comprobatórios e aplicações em dispositivos utilizados em nosso cotidiano. Não costuma haver contextualização histórica. A comparação de diferentes livros didáticos da Educação Básica mostra que há divergências entre esses materiais em relação à validade do Princípio (HIDALGO, QUEIROZ, ANSELMO, 2021). Esse conteúdo físico faz parte da estrutura curricular das Licenciaturas em Física, e também é ensinado para outros cursos da área de Ciências Naturais. A apresentação do Princípio de Pascal em livros didáticos do Ensino Superior costuma ser marcada por diversas falhas ou lacunas, muito semelhantes às notadas em livros-texto da Educação Básica: ausência de contextualização ou distorções históricas que transmitem informações anacrônicas e visões simplistas da Ciência, divergências quanto à validade do Princípio e referências inadequadas ao que seriam “aplicações” desse conhecimento. Há uma perspectiva instrumentalista que tende a propiciar um ensino fortemente engessado, o que posteriormente pode ser problemático para os futuros professores (HIDALGO, QUEIROZ, ANSELMO, 2020). Desse cenário comum emergem inquietações que motivaram este Produto Educacional em seu propósito central: contribuir para que docentes em formação inicial e/ou continuada conheçam sobre o Princípio de Pascal, a fim de superar as lacunas histórico-filosóficas e conceituais presentes nos livros didáticos atualmente em uso no Ensino Superior e na Educação Básica.
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    Dissertação
    O princípio de Pascal no ensino superior em abordagem histórico-filosófica e conceitual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Soares, Heloísa Mariana; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; Anselmo, Dory Helio Aires de Lima; https://orcid.org/0000-0003-0180-9189; http://lattes.cnpq.br/0554474279738500; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/3790880997507891; Alves, Milton Thiago Schivani; Forato, Thaís Cyrino de Mello
    Investigações sobre o ensino do Princípio de Pascal na Educação Básica e no Nível Superior revelam algumas situações em comum: divergências relativas à validade do Princípio em materiais didáticos, e lacunas no que diz respeito a uma abordagem histórico-filosófica. Ao tratarem desse conteúdo, os livros-texto trazem, ainda, distorções históricas que podem resultar em visões ingênuas sobre a Ciênciae suas relações com a Tecnologia. Considerando o enfrentamento dessas dificuldades como questão- foco, propusemos um Produto Educacional direcionado à formação docente, que aborda o Princípio dePascal sob um ponto de vista histórico-filosófico e conceitual. Trazemos aos professores em formação a possibilidade de conhecer aspectos relevantes da vida de Blaise Pascal (1623 – 1662) e, mais especificamente, suas contribuições para o Princípio de Pascal. Recorremos à interpretação de trechos originais de Pascal, de modo a evidenciarmos as contribuições do autor para o Princípio, tal como o entendemos atualmente, bem como diferenças entre a concepção de Pascal e o enunciado atual. Desse modo, tem-se a percepção de que o Princípio e sua matematização devem resultar de uma construção histórica coletiva. Adicionalmente, a partir de considerações analíticas direcionadas a esse público-alvo, consideramos a possibilidade de superar as divergências relativas à validade do Princípio de Pascal observadas nos livros didáticos. Esses aspectos foram contemplados em videoaulas direcionadas ao docente em formação inicial e continuada e estudantes do bacharelado. Em contexto de aplicação desse Produto Educacional, investigamos como esse público-alvo se posicionou em relação aos elementos histórico-filosóficos e conceituais abordados, e refletiu sobre possíveis desdobramentos para o contexto educacional básico.
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