Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Júlia Mendes Pacheco"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Motivação e procrastinação acadêmica: o papel da imprevisibilidade ambiental durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-23) Soares, Júlia Mendes Pacheco; Lopes, Fivia de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8388-9786; http://lattes.cnpq.br/2583445528542625; https://orcid.org/0000-0001-6727-4397; http://lattes.cnpq.br/6925126590774854; Medeiros, Mayara Wenice Alves de; Tokumaru, Rosana Suemi
    Definida como o atraso voluntário de um pretendido curso de ação, apesar da expectativa de consequências negativas inevitáveis, a procrastinação ainda permanece pouco compreendida. As pesquisas mais antigas se voltam principalmente para a tomada de decisões, e apenas recentemente começou-se a incluir a motivação individual como uma possível explicação para a procrastinação. Além disso, quase não há estudos desse comportamento sob uma óptica evolucionista, e a situação de pandemia global gerada pela COVID-19 proporcionou uma rara oportunidade de avaliar a influência de pistas ambientais na motivação e procrastinação humana. Diante disso, este trabalho objetivou compreender o fenômeno da procrastinação acadêmica a partir de sua relação com a pandemia da COVID-19. Participaram do estudo 216 estudantes que, de maneira anônima e online, responderam a seis instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21); Inventário de Motivos Fundamentais; Mini-K (versão reduzida); Escala de Crenças de Imprevisibilidade e Escala de Procrastinação Acadêmica, sendo as duas últimas referentes a três períodos: 2019, 2020 e 2022/23. A análise foi realizada levando em consideração duas dimensões distintas da procrastinação acadêmica: adiamento e autorregulação. A autorregulação apresentou redução significativa durante o período da pandemia para os estudantes que tiveram aumento das crenças de imprevisibilidade; além disso, após a pandemia, esta apresentou correlação positiva significativa com estratégias de História de Vida Lenta e motivações de autoproteção, além de negativa com o motivo fundamental de afiliação-preocupação de exclusão, sendo a autoproteção o fator que melhor explica a autorregulação; houve, ainda, correlação negativa e significativa entre autorregulação e depressão. O adiamento não mostrou aumento durante a pandemia para os participantes que apresentaram crescimento de crenças de imprevisibilidade; no entanto, em 2022/23, a correlação positiva e significativa entre esses dois fatores indica a possibilidade de eles estarem relacionados, principalmente ao considerar que as crenças de imprevisibilidade possuem poder explicativo quase duas vezes maior que os motivos fundamentais de autoproteção e afiliação (preocupação de exclusão), os outros dois motivos que apresentaram correlação com o adiamento – negativa e positiva, respectivamente; ademais, houve correlação negativa entre adiamento e estratégias lentas de História de Vida, além de positiva com níveis de depressão e estresse. Os resultados apontam para a necessidade de se estudar esse fenômeno a partir de um ponto de vista minucioso, observando-o como um comportamento complexo com diferentes dimensões, que podem ser influenciadas por diversos fatores internos e externos ao indivíduo, como as estratégias de História de Vida, crenças de imprevisibilidade, motivações, indicadores de saúde mental, e ainda outros a serem explorados.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM