Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Jarbene Dantas Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A influência do letramento escolar na construção de práticas de letramento familiar
    (2018-08-21) Soares, Jarbene Dantas Gomes; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de;
    No Brasil, há anos se discute a importância da participação da família para o sucesso escolar de crianças e adolescentes; no entanto, escassos são os trabalhos que debatem essa temática e raras são as ações desenvolvidas pelas escolas, secretarias de educação e pelos Governos, a fim de atenuar a falta de vinculação entre as práticas de letramento escolar e familiar. Diante deste panorama, objetivamos, nesta dissertação, discutir a influência de um trabalho de fomento com práticas de leitura e de escrita para a construção e/ou revitalização do letramento familiar de alunos de uma turma do 8º ano de escola pública do município do Natal, a partir de um Projeto Didático de Gênero (PDG), voltado para a revitalização do letramento no âmbito das famílias. Trata-se de uma investigação de caráter interventivo, mais precisamente de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e adota a perspectiva de abordagem qualitativa de dados (BODGAN, BIKLEN,1994). Em termos teóricos, fundamenta-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; HAMILTON, 2000; SOARES, 2003), além de trabalhos que versam sobre o letramento familiar (SANTOS, 2015; BRITO, 2016). Observamos que a influência de um trabalho de fomento ao letramento familiar, mediado pela escola, aponta para a efetivação de práticas de leitura e de escrita no cotidiano das famílias, assim como para a maior compreensão, da parte dos pais, no que diz respeito à importância de valorizar o trabalho implementado pela escola.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM