Navegando por Autor "Soares, Jarbene Dantas Gomes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A influência do letramento escolar na construção de práticas de letramento familiar(2018-08-21) Soares, Jarbene Dantas Gomes; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de;No Brasil, há anos se discute a importância da participação da família para o sucesso escolar de crianças e adolescentes; no entanto, escassos são os trabalhos que debatem essa temática e raras são as ações desenvolvidas pelas escolas, secretarias de educação e pelos Governos, a fim de atenuar a falta de vinculação entre as práticas de letramento escolar e familiar. Diante deste panorama, objetivamos, nesta dissertação, discutir a influência de um trabalho de fomento com práticas de leitura e de escrita para a construção e/ou revitalização do letramento familiar de alunos de uma turma do 8º ano de escola pública do município do Natal, a partir de um Projeto Didático de Gênero (PDG), voltado para a revitalização do letramento no âmbito das famílias. Trata-se de uma investigação de caráter interventivo, mais precisamente de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e adota a perspectiva de abordagem qualitativa de dados (BODGAN, BIKLEN,1994). Em termos teóricos, fundamenta-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; HAMILTON, 2000; SOARES, 2003), além de trabalhos que versam sobre o letramento familiar (SANTOS, 2015; BRITO, 2016). Observamos que a influência de um trabalho de fomento ao letramento familiar, mediado pela escola, aponta para a efetivação de práticas de leitura e de escrita no cotidiano das famílias, assim como para a maior compreensão, da parte dos pais, no que diz respeito à importância de valorizar o trabalho implementado pela escola.