Navegando por Autor "Soares, Moisés de Assis Alves"
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TCC Movimentos sociais no Brasil: política e sociedade – 3º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-30) Soares, Moisés de Assis Alves; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de AquinoA sociologia enquanto disciplina do ensino médio faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como, as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Desse modo, o trano de ensino tratado aqui, apresenta, não apenas de um resgate histórico dos movimentos sociais que ocorreram no Brasil, mas, também, da importância de como estes movimentos contribuíram e ainda contribuem para a sociedade contemporânea, bem como, para a luta dos direitos do cidadão brasileiro. Com o objetivo de ensino de construir uma reflexão a partir do pensamento do aluno sobre como os movimentos sociais são importantes e elaborar e por em prática um plano de ensino que destaque movimentos importantes para o Brasil. E com o objetivo de aprendizagem de que o aluno relacione os movimentos históricos aos contemporâneos e reconheça o quanto o movimento social é importante para política no país. Busca-se com esse plano de ensino, atingir com os processos de ensino e aprendizagem do Eixo Temático de Política e Sociedade nas aulas de sociologia, preparar o aluno para que ele possa adquirir um conhecimento crítico com competências e as habilidades necessárias para ficar atento a sua obrigação de cidadão, lutar pelos seus direitos e cobrar do governo e da sociedade para que seus direitos sejam postos em prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas matérias de revistas, jornais, sites, filmes e livros de sociologia para o Ensino Médio, dando ênfase ao livro “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2013). Os resultados esperados são, fazer com que haja uma relação educador/educando de maneira lúdica e prazerosa, despertando nos discentes o interesse pela aprendizagem e principalmente pelos movimentos socais no Brasil.