Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Samantha Guerrero"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O uso da realidade virtual no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Soares, Samantha Guerrero; Ribeiro, Kátia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; https://orcid.org/0009-0007-3102-205X; http://lattes.cnpq.br/9460046875873043; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143
    Introdução: A realidade virtual emerge como uma inovação tecnológica que permite a concepção de ambientes virtuais simulados através da integração de computadores e dispositivos sensoriais. Para a graduação em enfermagem, sua adoção proporciona uma experiência de aprendizado prática e imersiva. Nesse sentido, objetiva-se mapear na literatura sobre a aplicação da realidade virtual no ensino de estudantes de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão de escopo elaborada de acordo com o referencial do JBI, guiada por meio do checklist PRISMA-ScR. A seleção dos artigos foi realizada em janeiro de 2024, em doze fontes de dados. Os resultados foram analisados de forma descritiva e sintetizados em um quadro. Resultados: Foram selecionados vinte e três artigos para a síntese da pesquisa. As pesquisas incluídas foram conduzidas no período de 2020 a 2024, sendo notável a concentração de publicações em 2023. No que tange à origem geográfica, a maioria dos estudos se originou no continente asiático. Ademais, notou-se que 69,6% dos trabalhos adotaram os óculos de realidade virtual com os grupos de intervenção. Notou-se que a maioria dos alunos que participaram das intervenções experimentaram, em geral, um sentimento positivo em relação à RV. Conclusões: Foi possível mapear a utilização de tecnologias de realidade virtual no contexto do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem, a qual demonstrou que seu uso pode ser benéfico como uma estratégia adjuvante à pedagogia convencional já estabelecida, proporcionando impacto na aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM