Navegando por Autor "Soares, Samantha Guerrero"
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TCC O uso da realidade virtual no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-12) Soares, Samantha Guerrero; Ribeiro, Kátia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; https://orcid.org/0009-0007-3102-205X; http://lattes.cnpq.br/9460046875873043; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143Introdução: A realidade virtual emerge como uma inovação tecnológica que permite a concepção de ambientes virtuais simulados através da integração de computadores e dispositivos sensoriais. Para a graduação em enfermagem, sua adoção proporciona uma experiência de aprendizado prática e imersiva. Nesse sentido, objetiva-se mapear na literatura sobre a aplicação da realidade virtual no ensino de estudantes de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão de escopo elaborada de acordo com o referencial do JBI, guiada por meio do checklist PRISMA-ScR. A seleção dos artigos foi realizada em janeiro de 2024, em doze fontes de dados. Os resultados foram analisados de forma descritiva e sintetizados em um quadro. Resultados: Foram selecionados vinte e três artigos para a síntese da pesquisa. As pesquisas incluídas foram conduzidas no período de 2020 a 2024, sendo notável a concentração de publicações em 2023. No que tange à origem geográfica, a maioria dos estudos se originou no continente asiático. Ademais, notou-se que 69,6% dos trabalhos adotaram os óculos de realidade virtual com os grupos de intervenção. Notou-se que a maioria dos alunos que participaram das intervenções experimentaram, em geral, um sentimento positivo em relação à RV. Conclusões: Foi possível mapear a utilização de tecnologias de realidade virtual no contexto do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem, a qual demonstrou que seu uso pode ser benéfico como uma estratégia adjuvante à pedagogia convencional já estabelecida, proporcionando impacto na aprendizagem.