Navegando por Autor "Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos"
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TCC As competências docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Oliveira, Amanda Galdino de; Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Túlia Fernanda MeiraA tecnologia e seus recursos são fatores que impulsionam as mudanças na sociedade, desencadeando para o sistema de ensino a necessidade de seu uso competente pelo professor. Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando promover uma práxis pedagógica eficiente e significativa para o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho monográfico aborda as competências docentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo descrever os saberes e habilidades necessários para que os professores dos anos iniciais, atuem com competência quanto ao uso dos recursos tecnológicos. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação constitui-se em um estudo de campo na Escola Municipal Arnaldo Bezerra, localizada na cidade de Parelhas/RN, desenvolvido com base na observação não-participante, sobre o trabalho de uma professora do 5º ano com amparo na pesquisa bibliográfica. Com aporte teórico em autores como: Perrenoud (2000), Libâneo (2011), Kenski (2012), Nascimento (2017), Nunes (2001), Alart (2012), dentre outros que tratam sobre as competências do professor em sala de aula, os saberes e as habilidades docentes e o uso dos recursos tecnológicos no âmbito educacional. Constatou-se que os recursos tecnológicos são indispensáveis ao professor nos dias atuais em sua prática pedagógica, para mediar o processo de ensino oportunizando ao profissional da educação inúmeras possibilidades didáticas para inovar em sala de aula. Percebe-se que, é necessário ao professor competências para utilizar esses recursos com habilidades e saberes de forma a refletir no planejamento e metodologias aderidas. Diante disso, verificou-se através das observações realizadas que o professor necessita desenvolver suas competências para exercer um uso competente e relevante dos recursos tecnológicos na prática educativa.TCC Autoformação: perspectivas de reflexão e ação na prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Silva, Anne Karine Muniz da; Cavalcante, Christianne Medeiros; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Rodrigues, Maria Da LuzProgressivamente a autoformação vem sendo discutida no campo da formação docente, dando a possibilidade de refletir sobre as práticas e saberes pedagógicos constituídos na identidade profissional do ser professor. Nesse contexto, a presente monografia intitulada “AUTOFORMAÇÃO: PERSPECTIVAS DE REFLEXÃO E AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE” objetiva discutir o processo de autoformação, identificando como os professores a definem, que conhecimentos possuem sobre a temática, assim como ele é vivenciado pelos docentes, contribuindo para as práticas da sala de aula e na (re)construção de saberes e fazeres. Considerando a realização desse estudo, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem qualitativa, utilizando questionários para construir as informações acerca dos sujeitos elegidos para a pesquisa: professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Para tanto, a aplicação do instrumento foi realizada em quatro instituições escolares do município de Acari/RN, contemplando o total de 17 docentes participantes. Foram empregados como referencial teórico as ideias de Dewey (1959), Schon (2000), Alarcão (2011), Perrenoud (2000), Maciel (2003) entre outros. O estudo evidenciou que a maior parte dos professores conceitua a autoformação de acordo com sua definição atual, destacando a autonomia e a capacidade de atender as necessidades do ensino e da aprendizagem, também, a possibilidade de reavaliar e refletir sobre a ação docente de acordo os recursos e procedimentos de estudo disponíveis.TCC Discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Antônio de Azevedo em Jardim do Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-02) Dantas, Jéssica Jennyfer Dias; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Nascimento Neto, Luiz Eduardo doA avaliação na Educação de Jovens e Adultos denota-se como um fator de fundamental importância para melhorar a aprendizagem discente. Faz-se necessário nesta modalidade de ensino que o ato de avaliar se inicie na própria autoavaliação do professor e chegue a autoavaliação discente, em que ambos possam reconhecer os processos de avaliação como procedimentos que favoreçam a melhoria do ensino-aprendizagem. Assim, esse trabalho monográfico tem por objetivo analisar se os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Escola Estadual Antônio de Azevedo consideram a realidade discente. Metodologicamente o trabalho consistiu em pesquisa bibliográfica a autores como Barcelos (2014), Franco (2017), Luckesi (2011), Nascimento (2017) e outros que discutem avaliação e EJA. Além disso, realizou-se também pesquisa documental e pesquisa de campo com professores que atuam nesta modalidade de ensino. Partindo do que foi pesquisado, pode-se perceber a pouca importância dada à avaliação nesta modalidade, tendo à necessidade de praticas pedagógicas que atendam às expectativas e necessidades de cada aluno da EJA, que tem suas especificidades e histórias de vida.TCC O Ensino de Matemática nos anos iniciais: prática docente e o uso de abordagens matematicamente potentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Luana Beatriz da Costa; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; 1909246800937354; http://lattes.cnpq.br/1909246800937354; Garcia, Túlia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-9541-9071; http://lattes.cnpq.br/4131095141659610Este artigo discute a importância do Ensino de Matemática ocorrer de forma intencional, isto é, que o professor tenha convicção de seus propósitos e saiba exatamente o que faz, porque o faz e quais habilidades procura desenvolver com os seus alunos. Nesse âmbito, optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública, localizada na Paraíba. Para tanto, definimos como objetivo geral, apresentar um estudo comparativoanalítico a partir do contexto de abordagens matematicamente potentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Por conseguinte, traçamos como objetivos específicos: definir teoricamente abordagens potentes para o ensino da adição e identificar na prática docente aspectos que indiquem o uso de estratégias de abordagens potentes para o ensino e a aprendizagem desta operação matemática. Diante disso, as análises encontram respaldo teórico, nos estudos de RIBEIRO (2021) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Nosso estudo evidencia que o professor e o seu conhecimento especializado, têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, apontamos para a necessidade de se rever a formação inicial e continuada, no que tange ao ensino de Matemática. O artigo é composto de introdução, uma seção com a revisão da literatura, de modo a aproximarmos o leitor ao tema estudado. Na sequência, trazemos o material e método, onde descrevemos os aspectos metodológicos. A seguir, apresentamos os resultados da investigação e finalizamos com as considerações finais acerca das análises e discussões realizadas.TCC Estágio curricular supervisionado: o lugar das disciplinas curriculares na relação teoria e prática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Pereira, Wiara Beatriz Alves; Cavalcante, Christianne Medeiros; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Madeiro, Lédja Lorena Ferreira da CruzO Estágio Curricular Supervisionado é uma Disciplina Curricular prática que aproxima os discentes da escola campo profissional, proporcionando-os descobertas e aprendizados, além de dificuldades e incertezas no tocante à prática profissional. É momento de se pensar qual a relação que se estabelece entre teoria aprendida no ambiente universitário e a prática pedagógica. Neste sentido, este trabalho destaca a discussão acerca da importância dos Estágios na formação acadêmica, almejando saber como se estabelece a relação teoria e prática nos estágios. Realizamos a pesquisa por meio da abordagem qualitativa, de cunho exploratório, tomando como referência os estudos de Calderano (2017), Malandrino (2015), Justino (2013), Scalabrin e Molinari (2013), Pimenta e Lima (2012), Gil (2002), entre outros, que possibilitaram acesso aos conhecimentos desejados. Os acontecimentos relacionados ao Estágio Supervisionado foram caracterizados por meio da aplicação de um questionário, a partir do qual foi possível saber acerca da teoria vista na academia e a prática dos Estágios, as dificuldades e experiências dos alunos do curso de Pedagogia. Partindo do que foi pesquisado, nós identificamos que os discentes apontam a importância dos Estágios na sua formação, contudo apontam dificuldades e barreiras encontradas nas escolas quanto a recepção dos profissionais, o pouco tempo disponível para a prática e a pouca habilidade em algumas situações nas escolas podem ser citados como exemplos.TCC A Geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Sousa, Izamara Maeli de; Azevedo, Micarla Silva de; Sobrinho, Djanní Martinho dos SantosEste artigo apresenta como investigação a necessidade de pensar sobre a compreensão de professores (as) diante dos conhecimentos da Geografia no lócus escolar e tem por objetivo investigar como os conhecimentos geográficos se inserem nas práticas docentes. Para tanto, tornou-se indispensável um levantamento bibliográfico acerca da Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que traz enquanto subsídio teórico uma análise para além do aspecto descritivo, inserindo dessa forma, um parâmetro que envolve a análise crítica, política e social do local para o global e também da constituição do próprio indivíduo enquanto cidadão. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, que se desmembrou no instrumento e técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com a utilização de perguntas abertas e de foco determinado, cuja dimensão englobou professores (as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sendo consideradas duas instituições escolares diferentes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados apoiados nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores (as) demonstraram utilizar de alguns conhecimentos geográficos. Todavia, também se apresentaram fragilidades conceituais no que concebe a compreensão dos objetos de conhecimento na sua integralidade. Visto isso, o presente estudo se apresenta enquanto possibilidade para que docentes, pesquisadores e demais interessados na área cogitem acerca de algumas nuances que compreendem a Geografia no contexto escolar.TCC O papel da educação no processo de ressocialização dos internos da penitenciária estadual do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Macena, Francisco de Lucena; Garcia, Tânia Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda MeiraQuando se aplica uma pena restritiva de liberdade a um indivíduo que violou o ordenamento jurídico, acredita-se que após o cumprimento da sentença esse sujeito estará pronto para voltar em harmonia ao convívio social. Porém, esse objetivo não está sendo atingido, prova disso, são os inúmeros casos de reincidência. A educação no sistema carcerário é de extrema relevância não só para as pessoas presas, mas para toda a sociedade. Ela sozinha não pode ressocializar esses sujeitos, mas é a base do processo. Neste estudo disserta-se sobre a educação como ferramenta de ressocialização dos internos da Penitenciária Estadual do Seridó, Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, localizada na cidade de Caicó/RN. Participaram desse estudo 68 internos, matriculados da alfabetização ao ensino superior, além de professores e profissionais da equipe de assistência ao preso. Para a coleta de dados, usou-se questionários semiestruturados, físicos e virtuais, com perguntas abertas e fechadas, objetivando identificar aspectos como: o perfil dos colaboradores; infraestrutura do ambiente das atividades educativas; materiais e recursos disponibilizados, e a visão das pessoas presas sobre a educação e suas perspectivas futuras de estudo e trabalho quando concedida sua liberdade. Na análise e tratamento dos dados, foram usados estudos recentes de autores como Azevedo (2018), Craidy (2010), Julião (2016) e Silva (2017), organizados e sistematizados em gráficos e transcrições. Logo, constatou-se que a maioria dos entrevistados visualizam a educação profissional como uma oportunidade de recomeço fora dos muros da penitenciária. Muitos afirmaram que objetivam dar continuidade aos estudos fora do cárcere ou sonham em cursar uma faculdade. Os espaços usados para as aulas apresentam um bom estado de conservação, dispondo da quantidade de profissionais necessária para realização das atividades educativas. Ficando a desejar, a qualidade dos materiais didáticos do ensino regular e dos cursos profissionalizantes. Indispensável ressaltar desdobramentos futuros desse estudo como a criação e efetivação de políticas públicas que ampliem a educação formal e oportunizem a uma maior quantidade de pessoas presas e egressas o acesso à educação profissional. Cabe destacar a importância, dos cursos profissionalizantes serem condizentes com a realidade desses sujeitos e a necessidade de convênios para que os mesmos possam ser inseridos no mercado de trabalho, reduzindo-se assim a reincidência em crimes e atingindo o objetivo de ressocialização da pena privativa de liberdade.Livro Profissão docente(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda MeiraEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilTCC Os saberes docentes na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-06) Lopes, Eveline Raysa de Lima; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne MedeirosO presente trabalho aborda o tema saberes docentes na prática pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir do qual se procurou compreender a mobilização dos diferentes tipos de saberes na prática docente de professores que atuam nessa etapa de ensino. Com intenção de alcançar tal objetivo, buscou-se caracterizar as instituições educativas; identificar os diferentes tipos de saberes docentes presentes na prática dos professores atuantes nos Anos Iniciais e descrever a prática pedagógica destes professores. Através destes fios condutores, foram estabelecidos alguns procedimentos metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento do estudo, como: a pesquisa documental, na qual foram analisados os Decretos de criação das instituições, seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), os Regimentos Internos e etc. Em seguida foram realizadas entrevistas estruturadas, com quatro docentes que atuam na etapa Anos Iniciais ofertada nas instituições campos de pesquisa, na qual se questionou sobre o perfil do docente e a relação de suas práticas com os saberes docentes. Para isso, usou-se como ferramenta de interação um aplicativo de mensagens, e através de áudios se estabeleceu a conversa entre as entrevistadas e a entrevistadora. Posteriormente forma realizadas observações de três videoaulas produzidas por cada uma das professoras, atendando para aspectos presentes na prática docente, como: metodologias e estratégias de ensino, recursos didáticos e objetos de conhecimento. Obteve-se, por meio deste estudo, a compreensão de que a prática pedagógica é espaço de expressão e convergência de saberes, e ao mesmo tempo, fonte de sua construção. Nesta perspectiva, a ligação entre os saberes docentes e o processo de ensino se evidenciou, tendo em vista que é a partir de tais saberes, que o professor organiza suas atividades de ensino. Além disso, a pesquisa salientou que a construção e mobilização dos saberes experienciais e pedagógicos, especialmente, possibilitam o fortalecimento do repertório de saberes docentes. Deste modo, a valorização do conjunto de saberes produzidos, apropriados e mobilizados pelos professores influencia diretamente a identidade e o processo de profissionalização docente.TCC Uso de estratégias pedagógicas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso em uma escola pública do município de Carnaúba dos Dantas-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-25) Dantas, Elita Desidéria de Medeiros; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Façanha, Alessandro Augusto de BarrosEmbora a Pedagogia Tradicional tenha recebido julgamentos por caracterizar-se como um modelo pedagógico arcaico e antiquado, o qual deve ser extinto a qualquer custo, possui como princípio fundamental o ensino das formas de conhecimento mais desenvolvido pela cultura humana mediante difusão de modelos clássicos voltados para a educação escolar. Da mesma forma que outras correntes, apresenta características peculiares decorrentes daquele determinado momento histórico, juntamente com o qual deveria ter se encerrado. Porém, não foi o que ocorreu, uma vez que essa tendência resistiu ao tempo e encontra-se presente nos processos educativos de hoje em dia. Desse modo, este trabalho objetiva investigar quais as contribuições que as estratégias pedagógicas tradicionais oferecem ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos. O interesse em pesquisar esse tema surgiu durante a realização do estágio IV, em uma turma de 2º ano de uma escola pública do município de Carnaúba dos Dantas. Tal fato também está ligado às inquietações que surgiam no decorrer da graduação em relação às críticas pessoais e abusivas direcionadas aos professores adeptos das estratégias tradicionais. Diante desse contexto, reconhecendo que a escola pesquisada desenvolve um célebre trabalho no município e sabendo que, para alcançar os seus objetivos, os professores da instituição utilizam-se bastante dos métodos característicos da tendência tradicional, este trabalho buscará analisar na prática o comportamento do professor antes e durante a execução do método, assim como o comportamento do aluno frente a essa realidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que estudam questões atreladas ao tema, dentre eles: Macedo (2005, 2010), Libâneo (1986, 2003, 2006), Dantas (1987), Saviani (1984, 1991, 1999) e Garcia (2008), configurando-se também como uma pesquisa documental, tendo em vista a busca de dados nos acervos da escola. Foram realizadas oito visitas in loco e em algumas foi feito o registro fotográfico. Com base na pesquisa, foi possível concluir que as estratégias pedagógicas tradicionais são um suporte favorável ao aprendizado das crianças observadas.