Navegando por Autor "Solano, Lorrainy da Cruz"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/2132050800789218; Solano, Lorrainy da Cruz; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa SilvaO Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.Dissertação O corpo como matriz pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-01) Solano, Lorrainy da Cruz; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/3360481126007782; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938A conjuntura contemporânea alicerçada no saber capitalístico conflui para a inconsciência corporal que nos faz ver, sentir, saborear, ouvir, ser em/aos pedaços. A razão descorporificada legitima e legisla modos de ser e de viver socialmente e tem como desdobramento a desumanização das relações humanas, causando dor e sofrimento. O objetivo deste trabalho é discutir o corpo como matriz pedagógica mediante elementos imagísticos/artísticos: música, pintura e literatura. As metáforas levam a um auto conhecimento da subjetividade humana e nos aproxima do caleidoscópio do saber sensível e possibilitam aprender a aprender com as infinitas combinações de imagens, conhecimentos, sentimentos e visões de mundo. A música Memória da Pele vem na voz de Maria Betânia falar das lembranças que não são minhas, mas estão em mim tatuadas na memória da pele, cantando as recordações de um amor vivido de quem tenta esquecer racionalmente, mas que o corpo teima em lembrar. É uma senha para pensar no que somos. O conto de Clarice Lispector, intitulado Miss Algrave, narra a história de vida de uma mulher solteira e virgem, e seu encontro com um extraterrestre chamado Ixtlan. Até então, ela que vivia como se todos os dias fossem uma segunda-feira, se viu seduzida pelo prazer em ter um corpo em contato com outro corpo, o que lhe permitiu também dar visibilidade aos corpos dos outros. Tinha repúdio pela imoralidade que os corpos dos outros e o seu transpiravam. A descoberta do corpo traz lições importantes para a enfermagem, envolvendo o nosso e os outros corpos. A tela cama voadora ou o Hospital Henry Ford, de Frida Kahlo, é nossa última metáfora. A experiência traumática do aborto é mostrada nessa tela através da pintura da artista nua em cima de uma cama de hospital. Essa tela nos convida a refletir sobre nosso processo de trabalho. Precisamos pensar na multidimensionalidade do ser e aceitar o convite da arte, para que a leveza nos confronte com o peso imposto pelo ideário hegemônico. Acredito não ser uma única visão, mas as muitas visões que devam fundamentar os saberes e fazeres da enfermagem; o que importa é que sejam eles tecidos no diálogo, na democracia, na condição de protagonismo dos sujeitos envolvidos nesse processo, na errância e incerteza, na religação, na solidariedade, na pluralidade. Para tanto, o corpo deve ser o grande pedagogo capaz de ser olhado não como uma tapeçaria vista pelo direito, como vê o saber lógico, mas vista pelo avesso em suas tramas singulares, irregulares, descontínuasTese Mandala formativa e a Unidade Básica de Saúde Escola: as residências em saúde nos cenários de práticas na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-28) Solano, Lorrainy da Cruz; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; ; Pessoa Júnior, João Mário; ; Ceccim, Ricardo Burg; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; Cavalcante, Rosângela Diniz;Objetivou-se avaliar processos e resultados dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade em Medicina de Família nos cenários de prática da Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de estudo qualitativo, com apoio da cartografia, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde que são cenários de prática de atuação conjunta dos Programas de Residência em Saúde nos municípios de Mossoró e Caicó - únicos nesta área da especialidade de Saúde da Família e Comunidade no estado. Participaram do campo coletivo dessas residências 12 usuários, 24 trabalhadores de saúde, 12 residentes, 4 preceptores e 5 gestores, que foram convidados a colaborar com o estudo por meio do método “bola de neve”. A produção dos dados aconteceu em duas etapas, coordenadas entre si. A primeira consistiu na produção e registro dos dados em forma de relatos de campo, tal como ocorre no compartilhamento relativo ao chamado “território existencial” em que se inserem os campos de prática das residências. A segunda aconteceu no encontro com os usuários, trabalhadores, residentes, preceptores e gestores, mediados por roteiros de entrevista semiestruturada. Atendendo à legislação brasileira, foram seguidos os preceitos determinados pela Resolução nº 466/2012, do Comitê Nacional de Ética na Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde registrada no CEP/UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537. O estudo apresenta o conceito/ferramenta de Mandala Formativa sobre os fios de formação em serviço. Os resultados evidenciados através dos registros de campo, demonstrados nos mapas cartográficos de cada cenário, expressam a produção de subjetividade em torno do SUS, Atenção Básica e formação profissional. Estão apresentados em duas aproximações denominadas Abordagem Comunitária e Unidade Básica de Saúde como Escola em dois artigos - um que versa sobre análise da implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Mossoró e outro sobre a dinástica do saber e a Residência Multiprofissional. A análise dos Programas de Residência resultou na problematização das Unidades de Saúde como Escolas e o que precisa ser sistematizado para gerar espaços resolutivos em que todos aqueles e aquelas que estão nos cenários de práticas na Atenção Básica aprendam: estudantes, profissionais, gestores, usuários, professores e pesquisadores.