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Navegando por Autor "Sousa, Ada Lima Ferreira"

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    Artigo
    A construção metafórica e metonímica da anarquia na história em quadrinhos V de Vingança
    (APESC - Associacao Pro-Ensino em Santa Cruz do Sul, 2019-01-03) Sousa, Ada Lima Ferreira
    O objetivo deste artigo é evidenciar a construção metafórica e metonímica do domínio da anarquia durante a leitura da história em quadrinhos V de Vingança (MOORE; LLOYD, 2006). Para tanto, ancoramo-nos nos conceitos de metáfora (LAKOFF; JOHNSON, [1980]2003; 1999) e metonímia (BARCELONA, 2003; KÖVECSES, 2004) situados no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva. A análise, de natureza qualitativa, é aplicada a fragmentos da referida obra a partir dos quais foi possível construir metáforas e metonímias ancoradas, concomitantemente, no texto verbal e nos recursos gráficos. A análise evidencia a metáfora ANARQUIA É ESPETÁCULO TEATRAL, ancorada, particularmente, na metonímia PARTE PELO TODO. Entendemos que os resultados reforçam tanto a ideia de motivação metonímica das construções metafóricas quanto a compreensão de que investigar esse fenômeno nos permite acessar visões de mundo, as quais podem se revelar a partir da leitura integrada de distintas modalidades
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    Artigo
    Corporalidade e linguagem: a construção de sentido em uma perspectiva neural
    (Revista de Letras da UFRRJ, 2020-07-11) Sousa, Ada Lima Ferreira
    A Linguística Cognitiva postula que a mente é corporificada, ou seja, constitui-se de estruturas cognitivas surgidas da interação entre corpo e ambiente. Tratase, portanto, de um campo de estudos que valoriza o papel do corpo na construção do aparato cognitivo e, consequentemente, nas práticas relacionadas à linguagem, posto que esta não se dissocia da cognição. Autores vinculados a essa perspectiva defendem que o processo de construção de sentidos tem em sua base a ativação de estruturas mentais denominadas esquemas imagéticos e frames. Esse entendimento é endossado pela Teoria Neural da Linguagem, cujos estudos evidenciam que tais estruturas se configuram como circuitos neurais. Neste artigo, debruçamo-nos sobre as contribuições deste campo de estudos para a Linguística Cognitiva, especificamente no que concerne ao papel dos esquemas imagéticos e dos frames nos processos de construção de sentido
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    Artigo
    Figuratividade: o complexo elo entre as palavras e as coisas
    (APESC - Associacao Pro-Ensino em Santa Cruz do Sul., 2016-03-14) Sousa, Ada Lima Ferreira; Costa, Marcos Antônio
    Este artigo trata do conceito de figuratividade no âmbito dos estudos cognitivos da linguagem. Apresenta a polarização, herdada dos gregos antigos, entre o que se convencionou como figurativo e literal, o que resultou no entendimento de que pensamento e linguagem são inerentemente literais. Nessa concepção, o figurativo seria um recurso não natural, propositadamente utilizado como estratégia estilística. Assim, o uso da figuratividade passou a ser associado a prejuízos à suposta transparência da linguagem e dos significados a ela inerentes. Embora essa concepção não tenha sido suplantada, as perspectivas cognitivas contemporâneas que tratam do fenômeno linguístico como sendo intrínseco à cognição oferecem-nos uma outra visão acerca da figuratividade. A Teoria Neural da Linguagem, em particular, tem reforçado, teórica e empiricamente, a compreensão acerca dos mecanismos cognitivos envolvidos na construção de sentidos. De igual relevância, esse arcabouço teórico tem apresentado evidências de que as experiências corpóreas estão na raiz da construção de parte das estruturas mentais evidenciadas no uso da linguagem, de modo que a natureza peculiar de nosso corpo contribui para as peculiaridades de nosso sistema conceptual. A integração entre corpo e mente, de modo que emoções e abstrações devem ser conceptualizadas a partir de elementos mais concretos, de base corpórea, oferece novos contornos à explicação para o fenômeno linguístico da figuratividade
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