Navegando por Autor "Sousa, Ada Lima Ferreira de"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação All Learnings: um nova abordagem para o ensino de idiomas para adultos focada na aquisição de competências sociocomunicativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732; https://orcid.org/0000-0003-1258-9345; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/1488953408741840; Araújo, Tiago Brasileiro; Sousa, Ada Lima Ferreira deA Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela convergência de tecnologias disruptivas, reconfigura o panorama global e as demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, o domínio de idiomas estrangeiros se torna essencial para o sucesso individual e profissional. Contudo, para muitos adultos, a conquista da fluência em um idioma estrangeiro continua a representar um desafio significativo, especialmente no que tange à comunicação eficaz e natural. Diante desse cenário, este estudo propõe uma metodologia de ensino que combine abordagens ativas e naturais de aprendizagem, voltada para adultos com dificuldades na comunicação eficaz e compreensão de falantes nativos e não nativos. Esse público demanda flexibilidade de horários, aprendizado direcionado a objetivos específicos e métodos que permitam medir progressos de forma prática, adaptando-se a contextos variados e necessidades individuais. As características deste público são frequentemente negligenciadas por metodologias tradicionais e cursos online, que oferecem soluções focadas em elementos gramaticais rígidos ou carecem de uma abordagem clara, dificultando o aprendizado. Utilizando ferramentas de Design Thinking para mapear necessidades específicas e explorar diferentes possibilidades de soluções, a metodologia desenvolvida emprega inteligência artificial para personalizar o ensino, oferecendo uma ferramenta educacional acessível e focada na autonomia do estudante. A validação desta metodologia demonstrou um índice de satisfação de 100% entre os participantes em relação ao conteúdo programático e às atividades propostas. Esses resultados indicam que o método é viável e atende efetivamente às necessidades do público-alvo estabelecido, refletindo um alinhamento positivo entre as expectativas dos alunos e as soluções apresentadas. Esse enfoque nas habilidades sociocomunicativas visa aumentar as chances de fluência, capacitando os alunos a atingir metas pessoais ou profissionais e, assim, ampliar o acesso a oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho. Espera-se que a metodologia transcenda barreiras tradicionais, utilizando tecnologia para democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade e atuar como agente transformador na sociedade.TCC A argumentação no gênero notícia: uma análise cognitiva da construção dos enquadramentos e do processo de significação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Câmara, Bianca Riane de Araújo; Botelho, Patrícia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9341613087658216; http://lattes.cnpq.br/3483743395851368; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Brito, Clebson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/9332680450618537Este TCC propõe analisar os enquadramentos argumentativos em notícias sobre os ATAQUES DO 8 DE JANEIRO, investigando a escolha de léxico e estratégias de escrita em textos de jornais online com grande alcance no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa é norteada, primordialmente, pelo estudo dos frames com base em Duque (2015, 2018, 2022) e pelos estudos sobre os enquadramentos de Nobre (2019), em conjunto com uma visão analítica do discurso quanto à estrutura do gênero textual notícia a partir de Charaudeau (2006) e Koch (2011). O estudo visa compreender a integração de enquadramentos argumentativos em notícias, propondo questionamentos sobre quais aspectos cognitivos podem ser utilizados para significação em textos do gênero, e como a linguagem pode impactar na imparcialidade teoricamente estabelecida pela notícia. Com isso, é sugerido que elementos argumentativos podem compor o processo de construção da significação para o leitor através da evocação dos frames ativados pela escolha vocabular. A análise concentra-se na publicação da mesma notícia por dois jornais online distintos, Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo, com destaque para as distinções entre as formas de tratamento sobre agentes; para identificação dos frames que denotam os agentes e as ações ligadas a eles; para o comparativo entre as formas de tratamento utilizadas por cada jornal quanto aos agentes e às ações atrelado à análise da possibilidade de teor argumentativo a partir das escolhas lexicais; para a exploração de possíveis estratégias discursivas que enfatizem a presença da construção argumentativa. A partir disso, concluiu-se que, apesar da tentativa de neutralidade nas notícias, os frames ativados na leitura e os enquadramentos propostos pelos autores se distinguem, caracterizando oposição de ideias e focos narrativos diferentes, mesmo para retratar o mesmo evento, de modo que a linha editorial dos jornais seja expressa inclusive ao relatar acontecimentos. Nesse viés, é cabível ver a análise da pesquisa como possível contribuinte para investigações futuras sobre a argumentatividade em textos do gênero notícia.Dissertação A construção [X-vel]Adjetivo: uma abordagem funcional centrada no uso(2017-05-30) Jovem, Manuella Soares; Silva, José Romerito; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; http://lattes.cnpq.br/6081686458660699; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Silva, Camilo Rosa daEste estudo tem como foco central adjetivos formados pelo sufixo -vel no português brasileiro, tomando-os como uma construção, ou seja, como o pareamento de forma e função. O objetivo principal é descrever e explicar formal e funcionalmente a construção [X-vel]Adjetivo. Como aporte teórico, recorre-se à Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme defendida, por exemplo, em Cezario e Furtado da Cunha (2013), e em Oliveira e Rosário (2015). Essa corrente de pesquisa conjuga o Funcionalismo norte-americano, representado por linguistas como, por exemplo, Talmy Givón, Paul Hopper, Joan Bybee, Sandra Thompson, e a Gramática de Construções, na linha de Adele Goldberg, William Croft, Elizabeth Traugott e Graeme Trousdale. Apoiada nessa perspectiva, a investigação se baseia na ideia de que as línguas são constituídas por uma rede de construções hierarquizadas e inter-relacionadas. Nesta pesquisa, toma-se como base a orientação metodológica da pesquisa qualitativa com suporte quantitativo. Os dados utilizados para a análise foram coletados, principalmente, do Corpus Discurso e Gramática, composto de textos orais e escritos, subdivididos em cinco tipos textuais, produzidos por informantes de cinco cidades brasileiras e de variados níveis de escolaridade. Além disso, foram utilizados também textos de tipologias diversas disponíveis em ambiente eletrônico, por meio do servidor de dados Google. Os resultados desta pesquisa comprovam a importância do estudo dos adjetivos em -vel a partir de seus aspectos formais e funcionais, revelando diferentes motivações implicadas em seus usos. Ademais, algumas ocorrências atestam a presença do processo de extensão semântica relacionado a cenas transitivas e à estrutura argumental subjacente às bases derivacionais na formação desses adjetivos. Desse modo, corrobora-se a ideia de que os adjetivos formados pelo sufixo -vel preservam a semântica de passividade e de possibilidade, uma vez que se relacionam com referentes passivos/não agentivos.Dissertação A construção de modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-06) Sousa, Ada Lima Ferreira de; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Almeida, Maria Jussara Abraçado de; ; http://lattes.cnpq.br/2253211567282349; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Alonso, Karen Sampaio Braga; ; http://lattes.cnpq.br/5810157924024712; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Este trabalho tem como objeto de estudo a construção dos modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos e insere-se no campo da Linguística Cognitiva, tomando por base, principalmente, as noções de mente corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1999), simulação mental (BARSALOU, 1999), padrão discursivo (DUQUE; COSTA, 2012) e modelos situacionais (ZWAAN, 1999). Parto da hipótese de que o processo de construção de sentidos para as narrativas está atrelado à simulação do espaço, do tempo, dos objetivos e das ações dos personagens do mundo da história, dimensões essas que constituem os modelos situacionais elaborados pelo leitor. A simulação dessas experiências durante o processamento discursivo advém do fato de este ter base corporificada e cultural, ou seja, diante das pistas apresentadas na narrativa, as estruturas cognitivas que compõem as memórias pessoal e social do leitor são ativadas e permitem o acionamento de informações que remetem às suas experiências físicas e sociais, construídas no ambiente em que ele vive. No tocante às narrativas em quadrinhos, a construção de modelos situacionais está intimamente ligada à ativação recorrente de certas estruturas cognitivas a partir de recursos gráficos típicos daquele padrão discursivo. Essas conclusões foram obtidas a partir da análise de dados retirados da obra Palestina (SACCO, 2003; 2004; 2011)Dissertação A construção de sentido em textos dissertativo-argumentativos: uma análise construcional baseada em frames(2017-06-26) Silva, Francilena Albuquerque; Duque, Paulo Henrique; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/7438220892975103; Costa, Marcos Antonio; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682O objetivo central desta dissertação é investigar a ativação dos frames subjacentes ao processo de construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos. Durante o trabalho de investigação, foram selecionados, do Banco de Redação do UOL, textos dissertativo-argumentativos para a composição do corpus desta pesquisa. Este estudo tem por base o aporte teórico da Linguística Cognitiva corporificada. Nesse sentido, a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi o pressuposto de linguagem corporificada defendido por Lakoff (1987, 1990,1999), Lakoff e Johnson (1980), Fillmore (1982, 1985), Feldman (2006) e Duque (2015). Em sendo assim, o ponto de partida desta investigação decorre do pressuposto de que o processo de construção de sentido está atrelado à ativação de mecanismos cognitivos existentes no cérebro humano, modelados pelas experiências corpóreas em constante interação com o meio e armazenados como memória. Tendo isso em vista, esta dissertação busca analisar o envolvimento dos frames, mecanismos neurais que são acionados por pistas linguísticas, durante a compreensão do discurso em textos dissertativo-argumentativos, fundamentais para organizar e ordenar o mundo sociocultural. Com base nisso, observou-se, no decorrer da descrição e análise dos frames, a existência de um direcionamento para a construção de uma concepção básica em torno de um frame único, que pode ser acionado em qualquer parte do discurso.Tese A construção de sentido em textos multimodais: uma análise dos processos conceptuais a partir da leitura de charges sobre a Copa do Mundo 2014(2016-12-02) Diniz, Emanuelle Pereira de Lima; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; ; http://lattes.cnpq.br/1934751055803690; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Pegado, Zélia Xavier dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2654266759142319Este trabalho fundamenta-se nos princípios teóricos da Linguística Cognitiva e tem como objetivo principal investigar como ocorrem os processos de conceptualização a partir das leituras de charges relacionadas à Copa do Mundo de Futebol 2014. Partindo da hipótese de que conceptualizar consiste em um processo mental que possibilita ordenar e dar sentido ao mundo por meio das experiências perceptuais e sociais de cada ser num determinado ambiente, faz-se necessário recorrer às noções de categorização (LAKOFF; JOHNSON, 1999), Modelos Cognitivos Idealizados – esquemas de imagem (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987), modelos proposicionais (LAKOFF, 1987) e modelos metonímicos e metafóricos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; FELTES, 2007) – e inferências (LAKOFF, 1993). Para a realização deste estudo, o corpus selecionado é composto por 15 (quinze) textos elaborados por alunos da 2ª série do Ensino Médio noturno de uma escola da rede pública estadual, situada em Natal/RN. Tendo em vista o referencial teórico e a natureza dos dados, adota-se a metodologia qualitativa (CASSEL; SYMON, 1994; GOLDENBERG, 1999) apoiada no paradigma da introspecção (TALMY, 2005), que parte das percepções individuais do pesquisador diante de um objeto a ser estudado. A partir da análise, atesta-se que a interação entre os elementos verbais e visuais dispostos nas charges atuam como guias de sentido e envolvem diversas percepções ancoradas nos saberes individuais e partilhados entre os alunos. Verifica-se ainda nas produções textuais que alguns alunos ultrapassam o entendimento das pistas fornecidas pelos textos multimodais, evidenciando a importância dos Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987) na fundamentação desta pesquisa. Dessa maneira, ratifica-se o pressuposto cognitivista de que a conceptualização e, consequentemente, a construção de inferências são atividades cognitivas complexas que envolvem experiências corpóreas e sociais.Tese Entre socialistas de iPhone e capitalistas sem capital: análise da construção de sentidos em memes baseada em frames(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-16) Silva, Leonardo Medeiros da; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Vargas, Diego da Silva; ; Almeida, Marcus Vinícius Brotto de; ; Ribas, Rodrigo Slama;A presente tese de doutoramento se pauta em uma das categorias discursivas mais proeminentes das redes sociais, o meme. Sabendo que meme representa um grande número de fenômenos típicos da internet, o tipo de meme objeto desta análise é o constituído por elementos verbais e não verbais, mais precisamente memes que tratam a respeito de “política” – ou, pelo menos, do que os usuários entendem por política –, na rede social Facebook. O ponto de partida para este trabalho é que essa categoria discursiva, massivamente presente na vida dos brasileiros, apresenta elaborados recursos para construção de sentido, os quais foram investigados a partir da análise de frames acionados por compreendedores dos memes. Para tanto, além de memes, os comentários sobre os memes também foram levados em consideração exatamente para que se possa verificar quais recursos foram empregados para a construção de sentido. Para que fosse possível desenvolver essa análise, o aporte teórico do presente trabalho situa-se no campo da Linguística Cognitiva, mais precisamente na concepção Ecológica de linguagem e cognição, de acordo com a qual a interação do organismo com o ecossistema é o ponto inicial do desenvolvimento cognitivo (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018). Nessa visão, é na interação social que a construção linguística do sentido entra em cena. Do ponto de vista metodológico, duas páginas do Facebook foram selecionadas, a saber “Socialistas de iPhone” (de cunho mais conservador) e “Capitalistas sem capital”, as quais foram selecionadas sob o critério de maior relevância para os usuários (maior quantidade de curtidas). Feita essa seleção, os recursos para construção de sentido, os tipos de frames evocados, são comparados entre as duas perspectivas políticas citadas. Aplicada essa metodologia, percebeu-se que memes conservadores e progressistas utilizamse de recursos semelhantes para construção de sentido, como algumas dimensões específicas do frame, bem como confrontação entre teoria apregoada e prática de indivíduos conservadores e capitalistas, por exemplo. Com este trabalho, espera-se contribuir para os estudos que consideram a cognição como resultado da interação mente-corpo-ecossistema, bem como para a análise baseada em frames de processos de construção de sentido em memes.Tese A figuratividade nas histórias em quadrinhos: uma análise das construções metafóricas e metonímicas em V de vingança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-13) Sousa, Ada Lima Ferreira de; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Silva, Jose Romerito; ; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Pelosi, Ana Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/7075430199627895; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482Este trabalho tem como objeto de estudo a construção de metáforas e de metonímias nas histórias em quadrinhos e está inserido no campo da Linguística Cognitiva Corporificada. Tomo por base, especificamente, a Teoria Neural da Linguagem (FELDMAN, 2006) e, em consonância com esse arcabouço teórico-metodológico, utilizo as noções de categorização (LAKOFF; JOHNSON, 1999), corporalidade (GIBBS, 2005), figuratividade (GIBBS, 1994; BERGEN, 2005) e simulação mental (BARSALOU, 1999; FELDMAN, Ibid.). A hipótese defendida é a de que a construção da figuratividade em textos constituídos por mecanismos verbais e não verbais está atrelada à ativação de estruturas neurais relacionadas a nossas ações e percepções. Desse modo, a linguagem é considerada uma faculdade cognitiva ligada ao aparato cerebral e às experiências corpóreas, de maneira que ela fornece amostras do processo contínuo de (re)construção de sentidos efetivado pelo leitor, o qual (re)define suas visões acerca do mundo à medida que certas redes neurais são (ou deixam de ser) ativadas durante o processamento linguístico. Dados obtidos na análise apontam que, no tocante às histórias em quadrinhos, a leitura dos recursos gráficos integrada à da linguagem verbal parece ter um papel importante na construção de metáforas e de metonímias, havendo casos, inclusive, de metáforas metonimicamente motivadas. Essas conclusões advém da análise de dados retirados da obra V de vingança (MOORE; LLOYD, 2006). O estudo do corpus é pautado na metodologia da introspecção, isto é, a análise individual dos aspectos linguísticos conforme se manifestam na própria cognição do sujeito (TALMY, 2005).Tese Implicações discursivas das expressões idiomáticas sob a ótica da análise construcional do discurso(2016-12-01) Silva, Vanilton Pereira da; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/1572195160022562; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Costa, Marcos Antonio; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; ; http://lattes.cnpq.br/0475297305451211Nesta tese, investigo o papel das expressões idiomáticas no processo de construção de sentido e suas implicações no discurso. Para isso, parto do pressuposto de que a aplicação do Modelo de Gramática de Construção Corporificada na análise de idiomatismos, em contextos específicos de uso, fornece subsídios à compreensão do fenômeno estudado, pois evidencia: como frames, esquemas e projeções metafóricas se integram na produção de especificações semânticas (semspec); como essas semspec são resolvidas no âmbito dos contextos situacional e discursivo; e de que maneira as inferências são produzidas durante o processamento discursivo. Nessa empreitada, recorro às noções de categorização (LAKOFF, 1987; FELDMAN, 2006), construções (BERGEN, CHANG, 2003, 2005), frames (LAKOFF, 2004; DUQUE, 2015), framing (LAKOFF, 2004), esquemas (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987; DUQUE, 2015), metáforas (LAKOFF, JOHNSON, 1980, 1999; LAKOFF, 2008), contexto (VAN DIJK, 2012), corporalidade (LAKOFF, JOHNSON, 1999; BERGEN, 2005, 2010), affordances (GIBSON, 1977, 1979) e idiomaticidade (FILLMORE, KAY, O’CONNOR, 1988; SILVA, 2012). A hipótese defendida é a de que as expressões idiomáticas ajustam um conjunto de mapeamentos metafóricos com base no framing, processo de modelagem de frames, por meio do qual o discurso é estruturado. O corpus deste trabalho é constituído pelas expressões idiomáticas “abandonar o barco”, “chutar o balde”, “agarrar com unhas e dentes” e “filho de peixe peixinho é” distribuídas em 15 textos retirados da internet por meio do mecanismo de busca Google. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, uma vez que permite a realização de uma análise empírica dos dados, sem a preocupação de recorrer a informações quantitativas, e se alicerça no Modelo de Análise Construcional, que apresenta um formalismo de análise linguística feito especificamente para compor uma modelagem de construção de sentido baseada em simulação. As informações obtidas na análise indicam que as expressões idiomáticas não só associam significados convencionalizados e esquemáticos, mas também integram elementos como ações, inferências e abstrações, influenciando a organização discursiva e os processos de construção de sentido dos textos.TCC Mapeando o modelo gateway languages de padrões de multilinguismo utilizando análise de grafos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Deiró, Louise Lua Moreira; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Weissheimer, Janaína; 0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; 0000-0002-0685-5830; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1894891; Sousa, Ada Lima Ferreira de; 0000-0003-3090-3350; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; http://lattes.cnpq.br/2437965005095571Os avanços da ciência e da compreensão humana acerca do universo têm revelado a necessidade de se investigar padrões de conectividade entre os mais diversos objetos de estudo, áreas do conhecimento e redes de todo tipo. Um exemplo disso são os complexos padrões de multilinguismo no mundo, ainda pouco estudados academicamente sob a luz do modelo de Gateway Languages, cujo foco é evidenciar essa interconexão. Em ressonância com essa necessidade, a comunidade científica tem criado ferramentas cada vez mais eficazes para a representação e análise de padrões de conectividade, dentre as quais destacamos os grafos, extremamente versáteis e relevantes desde sua formalização no século XVIII. Pensamos que ainda haja um grande potencial de exploração dos padrões de multilinguismo no mundo por meio de grafos. Sendo assim, neste estudo, traçamos o percurso da utilização de grafos no passado, incluindo a do software SpeechGraphs, desenvolvido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seguida, utilizamos grafos para representar e analisar, especificamente, o padrão de conectividade do Português e do Espanhol como gateway languages. Com isso, tivemos por objetivo investigar como tirar proveito da morfologia e dos atributos de grafos para melhor compreender o modelo Gateway Languages de padrões de multilinguismo e para, por exemplo, responder a perguntas práticas concernentes a estratégias de tradução. Por fim, nossa análise demonstra que parece ser vantajoso estender esse método para a representação do modelo completo, com todas as Gateway Languages, Línguas Nacionais e Línguas Minoritárias — e suas respectivas conexões — de que se tem conhecimento.Tese Mecanismos de compreensão linguística em cegos congênitos: uma abordagem cognitiva da construção de sentidos(2018-12-07) Tavares, Gerlanne da Cunha; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues; ; Santos, Ricardo Yamashita;Este estudo busca, por meio da investigação de casos atípicos, corroborar hipóteses, acerca de casos típicos, de como sentidos são construídos por pessoas que não apresentam problemas congênitos de visão. Desta forma, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os mecanismos cognitivos por meio dos quais pessoas com cegueira congênita compreendem enunciados. Para tanto, serão investigados: a relevância das affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) na compreensão de narrativas por pessoas com visão zero; como cegos congênitos utilizam a metonímia e o foco na compreensão de narrativas; e as dimensões da estrutura narrativa (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) utilizadas como ferramentas no processo de construção de sentidos por cegos com visão zero. Sendo estes os objetivos específicos da pesquisa, o arcabouço teórico está alicerçado nos pressupostos defendidos pela Cognição Ecológica da Linguagem (DUQUE, 2015; 2016; 2017; 2018). Considerando os aspectos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo empírico qualitativo por método indutivo, quase-experimental, uma vez que a seleção dos envolvidos não foi realizada de forma aleatória. Podemos considerá-lo como experimento de Caso Único (MONTERO; LEÓN, 2007) ou de Sujeito Único (KANTOWITZ et al, 2006) por entendermos que os dados obtidos por meio de testes serão tratados e comparados entre os sujeitos pertencentes ao mesmo grupo experimental. Com o objetivo de atender às necessidades da pesquisa, convidamos o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) para atuar como instituição coparticipante. Os testes realizados terão seus resultados descritos e comparados entre os participantes da pesquisa. A discussão final foi construída e baseada a partir das categorias analíticas adotadas para esta pesquisa e subsidiada pelo arcabouço teórico anteriormente apresentado. Desta forma, buscamos atender aos objetivos da pesquisa e esclarecer as nossas hipóteses sobre a problemática que deu origem a este estudo.Tese A narrativa que nos guia, o discurso que emerge: um estudo cognitivo acerca do processamento semântico em fábulas(2016-12-01) Oliveira, Giezi Alves de; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/7284469497156826; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Costa, Marcos Antonio; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Moura, Carmen Brunelli de; ; http://lattes.cnpq.br/8505397414221876; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Este estudo investiga os processos de construção de sentido em narrativas com base nos pressupostos da Linguística Cognitiva, cujo aporte teórico defende o postulado de que a relação entre linguagem e mundo é mediada pela cognição. Discute, assim, a concepção de linguagem, formada na interação entre o aparato biológico humano e a experiência sociocultural, componentes basilares no processo de construção de sentido, conforme estudos de Lakoff e Johnson (1999), Johnson (2007) e Damásio (2011). Defende, especificamente, que a interação comunicativa humana emerge da capacidade cognitiva de construir narrativas (TURNER, 1996, 2006; LAKOFF, 2008; LAKOFF e NARAYANAN, 2010) e ativar Frames Discursivos. Esses frames emergem do pareamento entre domínios conceptuais, estruturados por esquemas descritivos abstratos de espaço e movimento (esquemas-I e esquemas-X) e molduras comunicativas (dimensões dos frames). A tese propõe, ainda, um modelo de Análise Construcional da Narrativa, com base na descrição dos mecanismos cognitivos que participam do processo de construção dos significados em narrativas fabulosas. A pesquisa é de natureza qualitativa e a abordagem está pautada na introspecção, cujas análises se baseiam nas concepções do próprio pesquisador (TALMY, 2005), mas ancoradas nas premissas teóricas da LC e confrontadas com os dados coletados nos corpora. Este, por sua vez, foi constituído por um conjunto de fábulas extraídas das obras de Esopo (2006), Fedro (2001), La Fontaine ([2008?]), Monteiro Lobato (2008) e Sérgio Caparrelli e Márcia Schmaltz (2012). As análises dessas fábulas apontaram para a centralidade dos frames (FILLMORE, 1977) e do processo de simulação mental (BARSALOU, 1999a) na construção do sentido em narrativas. Tais análises sugeriram ainda que a influência dos discursos no processo de aculturação social (VAN DIJK, 2012) é estruturada, basicamente, pela combinação de esquemas descritivos e pela confrontação de Frames Discursivos. Por conseguinte, consideramos, neste trabalho, que contar histórias constitui um dos mecanismos cognitivos mais importantes no processo de construção e projeção de experiências reais ou fictícias e que o ato de narrar parece nos conduzir, enquanto seres cognoscentes, a simular atitudes, causas, consequências dos agentes envolvidos na história. Pensamos que este trabalho possa contribuir para os estudos cognitivistas acerca da compreensão de textos, dos discursos e da Gramática de Construções Corporificada.Tese Narratividade e estruturas cognitivas: o encontro entre a linguagem, a cognição e a experiência sociocultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Pegado, Zélia Xavier dos Santos; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; ; http://lattes.cnpq.br/2654266759142319; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Este trabalho insere-se no âmbito da Linguística Cognitiva, teoria que surgiu em oposição à abordagem modular gerativista a qual postula que a linguagem não é autônoma, faz parte da cognição humana manifesta de processamento mental, de experiência socioculturais e corpóreas. Nosso objetivo é descrever e analisar os mecanismos cognitivos de compreensão que atuam na organização formal, ou seja, informações fornecidas pelas construções linguísticas, e na organização significativa da narrativa, a construção de sentido a partir da ativação de estruturas cognitivas. Para estudo e verificação desse fenômeno, subsidiamo-nos no referencial teórico de Rapaport et al (1994) com o tratamento do centro dêitico, Zwann (1999) e Zwaan e Radvansky (1998) com modelo de situação; Minsky (1974) com o conceito de frame, Johnson (1987) e Duque e Costa (2012) com esquemas imagéticos. Com esse propósito, enfocamos a perspectiva dêitica (ONDE, QUANDO, QUEM), as estruturas cognitivas sociais e corporais (frames e esquemas imagéticos) e os modelos de situação construídos pelo compreendedor a partir dessas estruturas cognitivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na introspecção. O corpus selecionado é uma amostragem de doze textos escritos por alunos do 8º ano, que consiste em narrativa ficcional, a produção de páginas de diário. As análises são conduzidas por estruturas cognitivas destacadas em Blocos Construcionais (BCs), as quais norteiam a discussão acerca de como construímos o entendimento e a criação dos significados nas narrativas. O resultado depreendido aponta que os eventos narrativos são representados mentalmente pelo compreendedor que concebe um centro dêitico e guiado por esse centro dêitico tem acesso à compreensão e à construção de sentido da narrativa pelos domínios cognitivos estabelecidos pelas experiências corpóreas e socioculturais.Dissertação O processo cognitivo-discursivo da construção de sentidos metafóricos de medo em O cemitério à luz da linguística cognitiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Souza, Ewerton William Estevam de; Duque, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/0681413352287767; Sousa, Ada Lima Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-3090-3350; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Vereza, Solange CoelhoEsta dissertação tem o objetivo geral de descrever o processo cognitivo-discursivo da construção metafórica de medo no romance O cemitério (título original: Pet Sematary) de Stephen King. Verificamos como o autor constrói metaforicamente o conceito de medo, por meio da descrição que ele faz dessa emoção e dos efeitos psicológicos nos personagens perante este. Para obter uma visão ampla desse objeto de estudo, tomamos como aportes teóricos centrais os conceitos de metáfora conceptual e de esquema (LAKOFF; JOHNSON, 1980), metáfora situada (VEREZA, 2013b), metonímia (BARCELONA, 2003a, 2003b), frame (DUQUE, 2015, 2017) e frames online/offline (VEREZA, 2013a). Essas categorias fazem parte do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Cognitiva de base corporificada, dentro da qual destacamos mais especificamente a Teoria da Mente Corporificada e a Teoria da Metáfora Conceptual, as quais versam, em linhas gerais, sobre o aspecto corporificado da cognição humana e a importância da metáfora para o pensamento. A natureza da pesquisa é interpretativista e, portanto, objetiva compreender como membros de uma comunidade modelam suas realidades particulares, crenças e intenções. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos as seguintes ferramentas para construir e analisar os dados: identificação de metáforas – bootstrapping (DUQUE, 2018b) e modelo de representação de frames em grafos (SOUZA; DUQUE, 2018). Os resultados obtidos pela análise nos proporcionam entender mais acuradamente como nichos específicos do romance orientaram a construção de projeções situadas e conceptuais. Ademais, observamos mais claramente como as categorias analíticas investigadas contribuem para entrelaçar os níveis do sistema e do discurso, com isso, ressaltamos a dinamicidade envolvida na emersão de sentidos, conceito pouco explorado pela Linguística Cognitiva de base corporificada. Nesse sentido, a pesquisa é relevante porque contribui, pelo menos numa microescala, para ampliar o estudo cognitivo das metáforas, já que nos debruçamos em questões ainda pouco exploradas pela LCC.Dissertação O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em narrativas: uma abordagem baseada em frames em O pequeno príncipe(2017-06-26) Araújo, João Daniel Câmara de; Duque, Paulo Henrique; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/4670209942699841; Costa, Marcos Antonio; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção de sentidos em O Pequeno Príncipe (EXUPÉRY, 2009). Para isso, caracterizamos os mecanismos cognitivo-discursivos envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e tomamos por base os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva de base corporificada. Em consonância com essa perspectiva, utilizamos as noções de corporalidade (LAKOFF; JOHNSON, 1999), categorização (LAKOFF, 1987; ROSCH, 1976; DUQUE, 2001; DUQUE, 2002), e duas de suas categorias analíticas: frames (GALLESE; LAKOFF, 2005; LAKOFF, 2006; FILLMORE, 1976; DUQUE, 2015) e metáforas morais (LAKOFF, 2008). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que nos dedicamos à análise dos dados com o propósito maior de descrever os processos cognitivos envolvidos na construção de sentidos. Nesse sentido, este estudo percebe que a construção do frame moral ocorre por meio da ativação de frames e de projeções e mapeamentos metafóricos menores, que auxiliam na construção de sentidos pelo leitor. Os resultados deste estudo emergem da análise dos dados da obra. Além disso, apresentamos considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que subjazem à construção de sentidos em narrativas. Esta pesquisa propõe a aplicação de um modelo de análise do discurso baseado em frames de acordo com Duque (2015). Conseguimos chegar ao frame moral da obra a partir do mapeamento e descrição de metáforas morais observadas na análise e discussão dos dados com a leitura da obra. Além disso, resultou na descoberta de que, efetivamente, é possível, a partir de ancoragem linguística fornecida pelo próprio texto, compreendermos emulações metafóricas abstratas sobre experiências sensório-motoras mais concretas, associadas a uma perspectiva de moralidade a partir da promoção de bem-estar físico. Dessa forma, esta dissertação pretende não apenas contribuir com a Linguística Cognitiva, especificamente com os estudos da narrativa.Dissertação Produção de narrativas escritas no ensino fundamental: estudo de casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-23) Silva, Alessandra Santa Rosa da; Silva, José Romerito; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; ; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; ; http://lattes.cnpq.br/3426534714515215; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Oliveira, Leonor de Araújo Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/1338364568405552Este trabalho focaliza a construção da narratividade por alunos do ensino fundamental, buscando identificar estratégias por eles empregadas na produção de textos narrativos representativos do gênero miniconto. Trata-se de uma investigação de natureza quanti-qualitativa, com viés descritivo e analítico-interpretativista, para a qual tomamos material de análise 40 textos produzidos por alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental, sendo vinte de alunos do 6º ano (dez de escola pública e dez de escola particular) e vinte de alunos do 9º ano (distribuídos do mesmo modo entre o ensino público e o privado). Em linhas gerais, objetivamos compreender os mecanismos através dos quais os produtores constroem suas narrativas, bem como fornecer subsídios para análise da produção desse tipo textual. Esta pesquisa assenta-se nos pressupostos da linguística funcional de vertente norte-americana, inspirada em Talmy Givón, Sandra Thompson, Paul Hopper, Joan Bybee, Elizabeth Traugott, Mário Martelotta, Angélica Furtado da Cunha, entre outros. Além disso, a partir do aporte teórico apresentado por William Labov a respeito da narrativa, observamos os elementos recorrentes na estrutura das narrativas em estudo: resumo, orientação, complicação, resolução, avaliação e coda. Também abordamos, embora que de forma complementar, a noção de gênero apresentada por Luiz Antônio Marcuschi. Na análise do corpus, consideramos as seguintes categorias: gênero discursivo miniconto; estrutura composicional da narrativa; informatividade (progressão discursiva; coerência temática e narrativa; distribuição tópico-referencial); relevo informativo (figura/fundo).Tese Sentidos e pontos de vista construídos a partir de notícias e reportagens sobre a economia brasileira do período 2015-2018: o enquadramento metafórico como um mecanismo cognitivo-discursivo(2019-11-29) Medeiros, Ilana Souto de; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Lima, Paula Lenz Costa; ; Santos, Ricardo Yamashita; ; Vereza, Solange Coelho;Esta tese pretende evidenciar o modo pelo qual mecanismos cognitivos, aliados a determinadas estratégias linguísticas, são capazes de enquadrar conceitos por meio dos quais pontos de vista particulares, acerca da economia brasileira, são evocados. Para isso, se ancora nas seguintes categorias analíticas: frames (DUQUE, 2015, 2017) e metáforas situadas (VEREZA, 2013, 2016). No tocante aos aspectos teóricos, é respaldada pela abordagem ecológica da cognição e da linguagem (DUQUE, 2017, 2018a), que adequa, a seus interesses linguísticos, conceitos que constituem o arcabouço teórico da Psicologia Ecológica, como, por exemplo, os de percepção e informação (GIBSON, 1950, 1966, 1986; MICHAELS; PALATINUS, 2014). Em termos metodológicos, propõe uma análise qualitativa aplicada à pesquisa baseada em corpus, que, em linhas gerais, pretende identificar os tipos de características que ocorrem em uma determinada amostra (MITTELBERG; FARMER; WAUGH, 2007); e utiliza, como corpus, notícias e reportagens sobre a economia brasileira do período 2015-2018. Os resultados obtidos pela análise sugerem que metáforas situadas e frames tecem redes conceptuais argumentativas a partir das quais sentidos são construídos e pontos de vista são defendidos. Assim, esses mecanismos revelam, para além de sua natureza cognitiva, caráter iminentemente discursivo.Dissertação O trajeto mortal: uma análise cognitivo-ecológica sobre a concepção de doença na cultura Yanomami de Halikato-ú(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Marques, Graciela Saldanha; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/4314816092486831; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Santos, Ricardo Yamashita; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682Halikato-ú é uma comunidade Yanomami, localizada ao norte do estado de Roraima, de aproximadamente duzentos índios que vivem, em sua maioria, da caça, da coleta, e da plantação de mandioca. Durante o meu tempo de permanência na comunidade, percebi que possuíam uma concepção diferente sobre as doenças que os acometiam, concepção essa evidenciada em constantes desencontros e embates com agentes de saúde e integrantes de organizações não-governamentais. Enquanto os agentes de saúde tentavam prestar socorro médico, a comunidade se negava, ou aceitava somente depois dos ritos xamânicos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar a concepção geral de DOENÇA da comunidade Yanomami de Halikato-ú, por meio da análise de depoimentos adquiridos durante dois meses em que morei lá. Para tanto, uso o modelo de análise de dados baseado em frames (DUQUE, 2015a), o que possibilita observar o acionamento desses aparatos cognitivos a partir de suas várias dimensões e, com isso, identificar a forma como os conceitos se organizam na construção dos sentidos que regem a concepção de DOENÇA da comunidade. O arcabouço teórico deste trabalho está alicerçado nos pressupostos defendidos pela abordagem Ecológica de Cognição e Linguagem (DUQUE, 2015a; 2016; 2017; 2018). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que se propõe a analisar e descrever elementos que compõem uma determinada concepção (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e, também, de cunho interpretativista (SÁ, 2001) com desdobramentos etnográficos (WEBER, 2009; MEINERZ, 2007), tendo em vista que considera a minha subjetividade, enquanto pesquisadora, como um recurso a mais na investigação cultural. As informações adquiridas na análise apresentam evidências que parecem sugerir que a comunidade de Halikato-ú concebe a DOENÇA pela perspectiva da morte, como se adoecer fosse um estado de morte, sendo o xamã o único capaz de vivificar o doente.