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Navegando por Autor "Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira"

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    TCC
    A importância do PIBID educação física para a atuação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Almeida, Maria Clara Siqueira de; Araújo, Allyson; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Santos, Antônio de Pádua dos
    Ser professor vai além de transmitir conhecimentos e saberes. O professor é um dos principais agentes no processo formativo do sujeito. A presente monografia tem como objetivo analisar qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Educação Física para a atuação profissional, na perspectiva dos egressos. O trabalho justifica-se a partir de uma análise acerca da reestruturação das licenciaturas, sendo essa por tantos anos considerada deficitária sob o olhar didáticopedagógico. Dialogando TARDIF (2002), tendo um olhar formativo voltado ao curso de licenciatura em Educação Física, a pesquisa se caracteriza como sendo descritiva com uma abordagem qualitativa. Consiste em um estudo de caso onde foram aplicados questionários fechados aos ex-bolsistas, enviados aos e-mails dos participantes e que continham 5 (cinco) questões objetivas formadas por escalas. Ao todo, a amostra é formada por 17 (dezessete) sujeitos. A partir de nossa ferramenta de pesquisa, análise e discussão das respostas, foi possível observar satisfação dos participantes para com as experiências vivenciadas junto ao programa e enriquecimento do processo formativo de cada um deles. Conclui-se a correlação da experiência no PIBID com os saberes docentes que servem de ofício à atuação profissional de um docente, assim como a concretização dos objetivos do programa para com a formação de licenciados em Educação Física. Para obtermos melhores respostas acerca da temática, nada melhor que ouvir ex-bolsistas do programa, compreendidos como sujeitos da própria construção profissional, tendo o PIBID uma importância ativa para o enriquecimento na formação de atuais ou futuros bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Entendemos que a construção do professor não depende única e exclusivamente dos saberes cognitivos advindos da graduação. Um bom professor é aquele que conhece sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir conhecimentos relativos à didática e pedagogia a fim de desenvolver um saber prático e coletivo baseado em sua experiência cotidiana com os alunos.
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    TCC
    A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Neves, Matheus de Macêdo Assunção; Dias, Maria Aparecida; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Este escrito tem como objetivo analisar a representação da Educação Física com base na fala dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública que vivenciaram um processo de sistematização dos conteúdos através do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma ênfase na importância da sistematização para concretização do aprendizado dos alunos com base em autores da Educação e da Educação Física. Consiste em uma análise de discurso (qualitativo descritivo) a respeito do entendimento da disciplina em dois momentos distintos: o primeiro em 2014 com os alunos na primeira série do Ensino Médio sem contato com o PIBID e segundo no ano de 2016 com a amostra na terceira série depois de três anos de acompanhamento com o Programa. Com base nesses relatos foi possível constatar a importância da sistematização e da qualificação profissional para a valorização da Educação Física Escolar e, por consequência, para a transformação de seu quadro atual perante os alunos e a comunidade escolar.
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    TCC
    A utilização de videogames e sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    O presente estudo teve como objetivo identificar se o uso dos consoles de X-box 360 com kinect nas aulas de Educação Física auxiliam no aprendizado dos gestos técnicos, e na iniciação esportiva nas provas de atletismo dos 100m rasos e lançamento de disco. Aliados ao objetivo geral são apresentados alguns objetivos específicos tais como: possibilitar o contato dos alunos com os jogos virtuais sob a perspectiva educacional e proporcionar ao alunado a aprendizagem do atletismo por meio do videogame. Para avaliar a eficácia do processo de treinamento por meio de jogos em vídeogame, foi realizado um estudo estatístico de natureza experimental e de caráter quantitativo. O estudo ocorreu em duas fases, a partir de um modelo pré-pós teste, com intervenções entre os dois. O universo dos indivíduos foi composto por alunos da rede pública de ensino. A amostra foi composta por 13 alunos de ambos os sexos onde todos compuseram o grupo experimental. O estudo revelou que para a prova de lançamento de disco, a média de distância de lançamento obtida no pré-teste foi de 10.96m, enquanto a média do pós-teste foi de 12.26m, sendo que 2 alunos (15.38%) apresentaram piora no escore, e 11 alunos (84.62%) apresentaram melhoras na marca alcançada. Ao analisar apenas o melhor lançamento no pré-teste e no pós-teste, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. Ao investigar os dados da prova de 100m rasos, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. A média dos tempos do pré-teste foi de 17.96 segundos, enquanto a média do tempo do pós-teste foi de 17,77 segundos, desta forma, obteve-se uma melhora média de 0.19 segundos. Foi possível concluir a partir da análise dos dados e das aulas ministradas que houve uma melhora significativa na média dos lançamentos, assim como no melhor lançamento de cada aluno, evidenciando a eficácia do treinamento com sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo, para a modalidade de lançamento de disco, onde a rotação de tronco, pegada no disco e o lançamento foram desenvolvidos de forma técnica e exitosa. Já no tocante à prova de 100 metros rasos, não foram encontradas melhoras tão significativas quanto às evidenciadas no lançamento de disco. Já que a corrida é inerente ao dia-dia dos alunos, algo que eles estão acostumados a fazer, haja vista que e o sujeito quanto mais treinado menos treinável, e quanto menos treinado mais treinável.
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    TCC
    Além dos primeiros passos: dialogando com crianças dos 4 aos 18 meses que estão no berçário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-22) Silva, Nathália Bezerra; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Marisa Narcizo; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Este trabalho fala sobre o papel do movimento no desenvolvimento dos bebês, e nas implicações que impulsiona nas conquistas corporais presentes neste período de vida, provocando autonomias necessárias para as aprendizagens providas no atendimento das crianças no berçário. O objetivo geral do presente trabalho é analisar o desenvolvimento da criança dos 4 até os 18 primeiros meses de vida, tendo como pressuposto a importância das experiências corporais, já os objetivos específicos desta obra são compreender o processo de desenvolvimento da criança dos 4 aos 18 meses de idade, e identificar as experiências corporais que promovem sua autonomia. A nossa pesquisa foi elaborada com base em levantamentos bibliográficos, tendo como principais fontes, as publicações em documentos de educação, livros, artigos e sites da internet referentes ao assunto de movimento e intervenção pedagógica em berçários, no qual dialogaremos com Henri Wallon, Le Boulch e autores da pedagogia. Quanto ao conteúdo, a pesquisa está estruturada em dois capítulos, a saber: “O desenvolvimento infantil de 0 aos 18 meses” e o segundo, intitulado “A ludicidade e o movimento como propulsores da aprendizagem no berçário”. Consideramos que a estimulação é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem dos pequeninos e que os educadores devem conhecer sobre o desenvolvimento corporal de seus alunos, para uma melhor contextualização da sua prática pedagógica aplicando-as na vida desses bebês, a fim de obter resultados significativos, respeitando cada faixa etária das crianças nas atividades propostas a elas. Reconhecemos o berçário como um espaço de essencial importância para alcançar o total desenvolvimento motor dos pequeninos e desejamos que os educadores estimulem seus alunos-bebês, procurando vivenciar junto com eles uma educação rica em ludicidade, experiências corporais e de trocas afetivas interpessoais, deixando de lado todos os entraves internos que os impossibilitem de trabalhar com mais afinco nesse processo de evolução psicomotor.
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    TCC
    As atividades circenses nas aulas de educação infantil: uma possibilidade metodológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Albano, Tâmara Luize de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as Atividades Circenses contribuem para o desenvolvimento das crianças que estão na Educação Infantil, e atrelados a esse objetivo geral temos dois objetivos específicos que são: vivenciar as atividades circenses na Educação Infantil e analisar como se dá o desenvolvimento dos alunos a partir das vivências realizadas. A população desta pesquisa é constituída por crianças regularmente matriculadas na Educação Básica da rede privada de ensino, da cidade de Parnamirim - Rio Grande do Norte, que estão cursando o Ensino Infantil na escola, o PH3 Centro Educacional. A amostra estudada foram alunos de uma turma do nível V do Ensino Infantil, que possuem faixa etária entre 4 a 6 anos de idade. O método de análise deste estudo se fez a partir da proposta de sistematização de oito (8) aulas de Educação Física Escolar, na turma do nível V do ensino infantil, utilizando a sistematização do conteúdo Circo – Atividades Circenses. Nossa pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro, discutimos sobre a Educação Infantil, seus aspectos históricos e legais. No segundo capitulo dialogamos sobre as atividades circenses enquanto conteúdo a ser proposto para a Educação Infantil. No terceiro capítulo relatamos nossa proposta de intervenção, fazendo uma análise sobre a mesma, apresentando os resultados desta intervenção e as discussões. Um dos resultados que chamou atenção foi o desenvolvimento em diferentes dimensões e em diferentes âmbitos dos alunos ao longo da intervenção. Nas considerações finais, procuramos responder os objetivos, além de propor novas formas de trabalho que aprofundem mais sobre a temática, de intervenção, com base no que foi realizado e estudado.
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    TCC
    Construção de materiais pedagógicos nas aulas de educação física escolar para o ensino fundamental com o conteúdo atletismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Oliveira, Fabyana Soares de; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Padua dos; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    O atletismo é um esporte que ainda é pouco explorado nas aulas de educação física, mesmo possuindo diversas possibilidades em suas modalidades, além disso, um grande problema das aulas da disciplina é a esportivização, visando o alto rendimento, sem trabalhar o conteúdo com estratégias pedagógicas. Por ser um esporte que possui materiais sofisticados para sua prática, quando esse conteúdo é abordado, muitas vezes o professor se limita as modalidades que não necessita de materiais, porém, para que os alunos possam conhecer mais sobre o atletismo, o professor pode utilizar a criatividade e construir juntamente com os alunos os materiais alternativos necessários, o que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da construção de materiais alternativos para a prática do atletismo nas aulas de educação física escolar, levando em consideração a realidade que a escola está inserida e tem como objetivos específicos elaborar materiais a partir da utilização de sucata e como essa construção de materiais influenciou na aprendizagem dos alunos ou na prática docente. O caminho metodológico é de caráter qualitativo-descritivo, em que utilizamos como instrumento de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de um questionário ao professor, o “diário de campo” com anotações sobre as aulas da unidade de ensino proposta e ao final, a aplicação do questionário aos alunos. A intervenção teve como proposta a construção de materiais pedagógicos juntamente com os educandos para o ensino do conteúdo atletismo e foi desenvolvida com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio São José, localizado no município de São Paulo do Potengi/RN, durante o período de 23/07 a 24/09. A partir dessa experiência, podemos concluir que a criação dos implementos enriqueceu o conhecimento sobre o atletismo e permitiu a possibilidade de conhecer e experimentar o esporte, abordando de maneira que eles ainda não tinham vivenciado nas aulas de Educação Física.
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    TCC
    A cultura de movimento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Lima, Andréa Melo de; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Barros, Joyce Mariana Alves; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento de estudos que tratam da Cultura de Movimento sem uma relação direta com a disciplina de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o propósito de explorar como ocorre a articulação do movimento nas aulas do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e como isso pode melhorar o aprendizado dos alunos. Para isso, a pesquisa realiza uma abordagem metodológica sistemática da literatura, contemplando artigos acadêmicos publicados entre 2016 e 2024. Os resultados da pesquisa destacam a importância e a articulação entre o movimento e o aprendizado. No entanto, os artigos analisados não se aprofundam na integração do movimento com as diferentes disciplinas curriculares, evidenciando uma lacuna nessa área. Isso reforça a necessidade de desenvolver mais estudos que abordem essa integração.
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    Dissertação
    Esporte de aventura na escola: possibilidades de diálogo com a mídia-educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-23) Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; ; http://lattes.cnpq.br/2567679047551260; Pires, Giovani de Lorenzi; ; http://lattes.cnpq.br/2168521199587709; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
    A presente dissertação, parte do olhar curioso sobre a materialização do esporte de aventura, nosso objeto de estudo, vislumbrado-o enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar - EFE, mediado metodologicamente pela mídia-educação. Essa problemática tem início a partir da inquietação da autora enquanto praticante de modalidades esportivas de aventura, não vê-las presentes no cotidiano escolar durante sua graduação em Educação Física. A culminância se dá com a escrita de seu TCC (Sousa, 2013), trazendo uma prática pedagógica que materializou o esporte de aventura na escola. E, a partir de proposições dos estudantes que participaram desta pesquisa-ação, vistas como novas problemáticas, reformulou-se esta pesquisa, que tem como objetivo geral compreender como o esporte de aventura pode se materializar no âmbito da EFE a partir da mídia-educação como metodologia de ensino. Diante deste objetivo geral, se delimitam nossos objetivos específicos, que serão trazidos ponto a ponto a seguir. Para tanto, seguimos utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, com os pressupostos de Michel Thiollent (2004) para balizar nossa intervenção pedagógica realizada no Campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, a fim de concretizar nosso primeiro objetivo específico, no qual problematizamos os limites e possibilidades do conteúdo esporte de aventura - no contexto da EFE - balizada pelos momentos pedagógicos de mídia-educação. Durante a realização desta intervenção, coletamos dados que foram analisados respondendo aos nossos outros dois objetivos específicos, a saber, analisamos como os estudantes se apropriam do conhecimento de uma modalidade dos esportes de aventura, enquanto manifestação da cultura de movimento, a partir da análise de discursos dos alunos sobre a vivência final e das apresentações dos seminários ao final da unidade didática. Essa análise se baseou no referencial teórico de Laurence Bardin (2011), a partir dos textos supracitados. Selecionamos 12 textos de relatos de vivência e 11 relativos a apresentação do seminário final (considerando como corpus, os textos dos 3 alunos melhor avaliados de cada uma das 4 turmas que foram partícipes de nossa pesquisa-ação, sendo que um estudante não apresentou seminário). Desta análise, tivemos 3 categorias de conteúdos: fatos destacados durante a aventura vivida, sentimento de pertencimento a experiência vivida e aprendizados autodeclarados da aventura vivida. E por fim, com a categoria dos aprendizados autodeclarados, dialogadas com alguns exemplos de conteúdos midiáticos construídos pelos estudantes, verificamos que os alunos expressam em suas criações de conteúdo midiático, elementos ou temas, que atestam a ampliação do conhecimento sobre o esporte de aventura escolhido e desenvolvido na unidade didática, sendo este nosso último objetivo específico. Citamos como principais resultados alcançados, a partir do entrelaçamento desses três objetivos, a constatação de que os estudantes ampliaram, por meio de uma aprendizagem significativa, seus conhecimentos sobre o esporte de aventura experienciado, demonstrado tanto pelos conteúdos midiáticos construídos e apresentados pelos mesmos, quanto ancorados pelo referencial teórico especializado que dialogamos; Percebemos que a mídia-educação, diante das possibilidades de uso por nós exploradas, nos trouxeram um panorama de ampliação do espaço-tempo de convivência e aprendizagem, bem como diversas formas de expressão do conhecimento adquirido, agindo de forma crítica, reflexiva e criativa, sendo fundamental no processo de aprendizagem da modalidade estudada.
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    Livro
    Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação
    (2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de Gois
    Esta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.
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    TCC
    O que dizem os periódicos sobre o uso dos videogames na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araújo, Allyson Carvalho de; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Tinôco, Rafael de Góis
    O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica em língua portuguesa no tocante a utilização dos videogames no contexto escolar. Para analisar tais dados o processo metodológico utilizado consta de uma metodologia qualitativa do tipo documental exploratória. O levantamento dos dados foi realizado no período de setembro a outubro de 2016 exclusivamente pela internet nos sites das revistas classificadas com estratos A1, A2, B1 e B2 (Qualis) por apresentarem de maneira geral, trabalhos de maior relevância na área de avaliação da Educação Física. Os termos de inclusão foram: ser da área 21 e ser em português. O termo elencado para as pesquisas foi: Game, este devido ao fato de abarcar diversas nomenclaturas utilizadas para se referir sobre jogos eletrônicos e por se tratar de um radical com várias variações linguísticas que são pertinentes às buscas, tais como: exergame, vídeo-game, vídeo game, videogame e abarcar todas essas possibilidades, assim como a utilização do escopo de busca completo, deste título, passando por palavras-chave, autor, resumo, textos indexados e texto completo, aumentando o universo exploratório das buscas a fim de obter o maior número de informações relevantes e estudos que pudessem engrandecer e colaborar com as discussões teóricas. Ao pesquisar o termo game Foram encontrados 307 resultados, o primeiro critério para a filtragem do material a ser estudado foi a leitura do título, onde foram selecionados para a leitura os resumos (segundo critério) aqueles que tivessem ligações com a temática trabalhada, sendo selecionados estudos que trabalhassem sob a perspectiva didático-pedagógica ou sob a ótica da experimentação de diferentes atividades, foram lidos 35 resumos de trabalhos que apresentassem o uso do videogame. Todavia, somente 11 trabalhos foram escolhidos para serem lidos na íntegra por apresentar afinidade com a temática em questão. Para nosso desapontamento somente dois estudos apresentaram relações diretas com a temática pesquisada envolvendo os videogames e a escola, o que pode se considerar pouco diante dos estudos encontrados que relacionam os games com a adesão a programas de treinamento e saúde. Os estudos selecionados comungam na idéia de que cabe ao professor aproximar-se da realidade dos alunos e trazer tais elementos para o contexto da sala de aula, os compreendendo e fazendo com que observem as possibilidades que a tecnologia proporciona fazendo com que despertem para o que há por trás do que jogam de forma crítica.
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    TCC
    Pedagogia do movimento: o corpo como lugar de aprendizagem na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Fonseca, Aline da Silva; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Marisa Narcizo; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Esta monografia refere-se a uma pesquisa que teve por objetivo analisar as implicações de uma pedagogia que tinha como pressuposto o corpo em movimento assim como uma percepção do corpo como lugar de aprendizagem nas crianças que estão na Educação Infantil. A metodologia que foi usada para a construção das pesquisas foi de caráter qualitativo descritivo, pois descreveu as observações e suas especificidades das intervenções e o desenvolvimento encontrado nas crianças, assim como também registrou a avaliação e interpretações dos resultados, que especificaram a construção significativa da aprendizagem pelas crianças, não dissociando corpo e mente. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e nas análises de intervenções promovidas pelo Projeto “Stop Motion para a percepção de criação de movimento - atribuindo ao movimento diferentes concepções de aprendizagem”, realizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal, no Rio Grande do Norte, com crianças dos 2 a aproximadamente 3 anos de idade, do nível I da modalidade. A pesquisa consolidou a idéia do corpo como lugar de aprendizagem, afirmando, a partir dos resultados obtidos com base no desenvolvimento das crianças, a noção de corpo-objeto e denominando-o como um conjunto de dimensões física, social, afetiva e histórica, como lugar fundamental da construção dos conhecimentos e na constituição da criança pequena como sujeito.
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    TCC
    Relação do Esporte enquanto conteúdo e como está sendo tratado no Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Queiroz, Ivanna Caroline Montenegro de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    Esta pesquisa teve como objetivo fomentar o diálogo entre a perspectiva educacional do esporte enquanto conteúdo da Educação Física e a realidade de como está sendo a introdução do mesmo na escola. Alongando os objetivos procurou-se observar quais as concepções de ensino que norteiam a prática docente e destacar as contribuições pedagógicas do esporte para o desenvolvimento do aluno. A metodologia teve caráter qualitativo descritivo, fazendo uso de questionário com perguntas mistas, aplicado a dez professores e professoras com formação em licenciatura na UFRN que atuam no Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. A organização teórica foi dividida em três capítulos – o primeiro fazendo o resgate histórico do Esporte na sociedade e sua relação com a Educação Física; o segundo tratou das características e objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental; o terceiro trouxe a discussão com a realidade encontrada através dos dados das entrevistas. Na conclusão procuramos elucidar os objetivos geral e específicos da pesquisa, bem como, evidenciar a realidade do esporte enquanto conteúdo na escola e o caminho que ainda terá que ser trilhado, já que, diante da análise dos questionários obtivemos como resultado que a maioria dos professores que participaram da pesquisa apresentam um olhar crítico e em caminho a uma ressignificação para com o esporte dentro da escola.
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