Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sousa, Marilene Lucena de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Livro didático, temática afro-brasileira e indígena na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo em Ouro Branco/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Sousa, Marilene Lucena de; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Pereira, Ariane de Medeiros
    O Ensino de História da África e dos povos africanos no Brasil, bem como a História indígena, deve estar presente no ambiente escolar, tanto nas escolas públicas quanto privadas. A Lei 11.645/08 estabelece a obrigatoriedade dessa modalidade de ensino. Dessa forma, será abordado no presente trabalho a análise do livro didático adotado na escola José Nunes de Figueiredo na cidade de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. As abordagens dos conteúdos referentes à cultura africana e afro-brasileira serão o foco principal do trabalho. De forma crítica analisaremos os conteúdos que versam sobre a cultura africana que permeia nossa própria história. O objetivo é problematizar o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira no espaço escolar, bem como produzir uma reflexão sobre como, nós professores, estamos atuando em sala de aula. Além dos eixos elencados acima, a pesquisa contribuirá para a capacitação e formação dos professores que atuam no ensino público e privado. Um processo de reflexão da nossa atuação no ambiente escolar. O aporte teórico compõe o leque de historiadores que trabalham com o tema, tais como Giarola (2010), Guimarães (2008), Oliva (2003) e a Lei 11.645/08. Para dar respaldo ao trabalho, utilizamos como metodologia a análise do livro didático e observação na sala de aula.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM