Navegando por Autor "Sousa, Marilene Lucena de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Livro didático, temática afro-brasileira e indígena na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo em Ouro Branco/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Sousa, Marilene Lucena de; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Pereira, Ariane de MedeirosO Ensino de História da África e dos povos africanos no Brasil, bem como a História indígena, deve estar presente no ambiente escolar, tanto nas escolas públicas quanto privadas. A Lei 11.645/08 estabelece a obrigatoriedade dessa modalidade de ensino. Dessa forma, será abordado no presente trabalho a análise do livro didático adotado na escola José Nunes de Figueiredo na cidade de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. As abordagens dos conteúdos referentes à cultura africana e afro-brasileira serão o foco principal do trabalho. De forma crítica analisaremos os conteúdos que versam sobre a cultura africana que permeia nossa própria história. O objetivo é problematizar o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira no espaço escolar, bem como produzir uma reflexão sobre como, nós professores, estamos atuando em sala de aula. Além dos eixos elencados acima, a pesquisa contribuirá para a capacitação e formação dos professores que atuam no ensino público e privado. Um processo de reflexão da nossa atuação no ambiente escolar. O aporte teórico compõe o leque de historiadores que trabalham com o tema, tais como Giarola (2010), Guimarães (2008), Oliva (2003) e a Lei 11.645/08. Para dar respaldo ao trabalho, utilizamos como metodologia a análise do livro didático e observação na sala de aula.