Navegando por Autor "Sousa, Vanessa Barbosa da Silva"
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Livro Jogo da sintonia: guia de orientação básico e jogos para enriquecer a interação e a comunicação de famílias e suas crianças com deficiência auditiva(SEDIS-UFRN, 2023) Sousa, Vanessa Barbosa da Silva; Brazorotto, Joseli SoaresA atuação diária da família da criança com deficiência auditiva é um fator robusto para o seu desenvolvimento, visto que ela é o agente mais eficaz no apoio contínuo ao desenvolvimento da criança. Há, no entanto, carência de evidências sobre os modelos de intervenção específicos para a capacitação parental às famílias, especialmente aqueles voltados à validação de materiais específicos para a intervenção. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar jogos para capacitação parental de famílias de crianças com deficiência auditiva. Realizou-se, desta forma, um estudo de método misto, documental, metodológico (pelo desenvolvimento dos jogos educativos e sua validação). Como resultados obteve-se que os jogos foram validados e compõem um kit com manual e regras dos 2 jogos, 21 cartas multiuso e um jogo de percurso com 25 cartas situacionais para reflexão sobre como otimizar a comunicação com a criança com deficiência auditiva, apresentados neste material. Concluiu-se que o pacote de jogos foi desenvolvido e validado, denominado: “Jogo da Sintonia”, o qual demonstrou ser uma ferramenta auxiliar para a capacitação parental em serviços de reabilitação auditiva infantil.Dissertação Validação de jogos educativos para a capacitação parental de famílias de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Sousa, Vanessa Barbosa da Silva; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/0304592392626232; Oliveira, Luciana Figueiredo de; Melo, Luciana Pimentel Fernandes deA atuação diária da família da criança com deficiência auditiva é um fator robusto para o seu desenvolvimento, visto que ela é o agente mais eficaz no apoio contínuo para o avanço de suas habilidades. Há, no entanto, carência de evidências sobre os modelos de intervenção específicos para a capacitação parental às famílias, especialmente aqueles voltados à validação de materiais específicos para a intervenção. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar jogos para capacitação parental de famílias de crianças com deficiência auditiva. Trata-se de estudo de método misto, documental, metodológico (pelo desenvolvimento dos jogos educativos e sua validação). Para o desenvolvimento dos jogos realizou-se uma revisão integrativa para sistematizar as evidências sobre programas de capacitação parental às famílias de crianças com deficiência, a qual é apresentada como Artigo 1. Após os estudos dos programas e pesquisas na área, elaborou-se um conjunto de jogos e um guia composto por: cartas multiuso, um jogo de percurso e um guia às famílias sobre os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança com deficiência auditiva e o papel da família com estratégias facilitadoras. Este conjunto foi avaliado por 6 juízes experientes em reabilitação auditiva, bem como por 2 famílias de crianças com deficiência auditiva que já receberam alta da reabilitação, por meio dos Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e de Validação de Jogos Educativos, adaptados à finalidade desta pesquisa. Após a etapa de validação de conteúdo e de aparência dos materiais pelos juízes, com 95% de concordância sobre a adequação do material, o mesmo foi empregado em uma intervenção piloto de curto prazo, composta de 5 sessões, sendo 1 em enquadre de grupo e 4 sessões individuais, em desenho pré e pós intervenção, a 4 famílias de crianças com deficiência auditiva de um serviço de saúde auditiva, no qual foram avaliadas a interação pré e pós e a satisfação das mesmas com a intervenção. O processo de desenvolvimento e validação com os juízes foi apresentado como Artigo 2 e o estudo piloto de validação com as famílias de crianças com deficiência auditiva, como Artigo 3. Como resultados obteve-se que os jogos foram validados e compõem um kit com manual e regras dos 2 jogos, 21 cartas multiuso e um jogo de percurso com 25 cartas situacionais para reflexão sobre como otimizar a comunicação com a criança com deficiência auditiva. Embora não tenha sido constatada mudança confiável e significância clínica na análise inferencial das interações, nas análises descritiva e qualitativa foram observadas melhoras para três das quatro famílias, em especial, nas variáveis: responde à comunicação da criança, entusiasmo na interação, interação sintonizada e primeiro usa a voz para atrair a atenção da criança. Todas as famílias participantes da intervenção com o uso dos jogos ficaram satisfeitas. Concluiu-se que o pacote de jogos foi desenvolvido e validado, denominado: “Jogo da Sintonia”, o qual demonstrou ser uma promissora ferramenta auxiliar para a capacitação parental em serviços de reabilitação auditiva infantil.