Navegando por Autor "Sousa Júnior, Francisco Souto de"
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Dissertação Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação(2019-09-27) Silva, Rubenigue de Souza; Santos, Luciene da Silva; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; ; ; Sousa Júnior, Francisco Souto de; ; Simões Neto, José Eusébio;O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação.Dissertação Desenvolvendo e gerenciando compostagem de resíduos sólidos urbanos: para geração de renda e repasse de tecnologia à acrevi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-11) Sousa Júnior, Francisco Souto de; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; ; http://lattes.cnpq.br/5064377445535415; Fernandes, Nedja Suely; ; http://lattes.cnpq.br/9563490368583906; Souza, Luiz Di; ; http://lattes.cnpq.br/0589648773241934; Dias, Nildo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1438691490740154Durante décadas e ainda hoje no Brasil, assim como em muitos países do mundo a deposição de resíduos orgânicos biodegradáveis em aterro foi uma prática muito comum, pois a rápida decomposição e a liberação de odores destes resíduos dificultam a operacionalização e aplicação de um sistema de reciclagem. Estes fatos incentivam à busca de medidas eficientes para a gestão de resíduos orgânicos não só nas entidades oficiais responsáveis pela gestão destes resíduos, mas também nas instituições não governamentais. A Associação Comunitária Reciclando para a Vida ACREVI, com o apoio da prefeitura municipal de Mossoró, Brasil, tem assumido o papel social da coleta e reciclagem de resíduos sólidos produzido por grande parte da população local. Porém, observou-se que os resíduos orgânicos que ela coleta não estão recebendo qualquer tratamento. Nesse trabalho objetivou-se realizar a compostagem com misturas de resíduos urbanos (resíduos verdes e orgânicos domiciliares), fazer a análise química desse material, tendo em vista sua utilização como adubo orgânico, e repassar o conhecimento produzido em linguagem bem simples e acessível a pessoas com baixa escolaridade via produção de uma cartilha de compostagem. O experimento foi realizado na ACREVI, Mossoró (RN) e o produto da compostagem foi obtido seguindo o método windrow , formando três pilhas (I, II, III) com formato cônico, dimensões de 1,6 metros de altura e 2,0 metros de diâmetro para as pilhas I e II, e 1,0 metro de altura e 2,0 metros de diâmetro para a pilha III. O processo foi acompanhado através das análises: elementar de CHN, variação de temperatura da pilha, grau de umidade, pH, NTK, densidade aparente, metais pesados e nutrientes. Os compostos orgânicos estabilizados atingiram a relação C/N de 10,4/1 na pilha I e 10,4/1 na pilha II, mostrando-se como bons condicionantes de solo, apresentando potencial para melhorar as propriedades físicas de qualquer solo e o pH de solos ácidos, já a pilha III apresentou no final do processo relação C/N 26/1, está alta relação pode ser associada ao tamanho da pilha III, alterando desta forma as condições ideais para ocorrência do processo. Os teores de metais pesados analisados nos compostos foram inferiores aos estabelecidos pela instrução normativa SDA, Nº 27 de 05 de Junho de 2006. O uso de podas de arvores e gramas, utilizadas na compostagem em pequena escala, ao mesmo tempo em que gerou um composto de qualidade no produto final do processo, também criou uma condição importante para um correto dimensionamento das pilhas de compostagem. Nas condições estudadas não é aconselhável utilizar pilhas com altura de 1,00 m de altura e 2,00 m de diâmetro, pois estas não impedem a rápida dissipação de calor e assim não se consegue um bom produto no final da compostagem. O processo de compostagem no galpão da associação e a elaboração da cartilha viabilizou o desenvolvimento de uma tecnologia alternativa de geração de renda para os associados da ACREVITese Química em cena: uma proposta para formação inicial de professores de química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Sousa Júnior, Francisco Souto de; Oliveira, Ótom Anselmo de; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; http://lattes.cnpq.br/5064377445535415; Nunes, Albino Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; Santos, Anne Gabriella Dias; ; http://lattes.cnpq.br/2626033210573145; Malcher, Grazielle Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Dantas, Josivania Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Souza, Luiz Di; ; http://lattes.cnpq.br/0589648773241934Nos meios educacionais tem-se observadas dificuldade em se formar professores que atendam às necessidades do ensino médio e superior, e uma das razões para isso são as diferentes vivências na formação dos educadores em relação às que são encontradas em sala de aula. Assim, frequentemente surgem críticas relacionadas a pertinência e a eficiência dos cursos de licenciatura, no que refere ao cumprimento da sua natural missão, o que fragiliza a formação do professor. Com isso, a melhoria da qualidade da educação fica muito dependente das iniciativas dos professores, criando alternativas didáticas para fortalecer suas atuações no ensino. Partindo dessa reflexão, conclui-se que a formação de professores necessita de novas propostas didáticas que os qualifiquem, e assim possam promover a formação dos seus alunos de forma mais adequada. Dentre as propostas didáticas apresentadas como alternativas para a formação inicial de professores pode-se utilizar o teatro científico (TC). Considerando esta possibilidade, nesse trabalho tem-se como proposta investigar e discutir a influência do TC aliado à experimentação na formação inicial de licenciandos em Química que participam dos Grupos de Teatro Fanáticos da Química (UERN) e Química em Cena (UFRN). Para tanto, realizou-se, em uma primeira etapa, ensaios teatrais baseados no teatro do oprimido, e escritas de roteiros dramatúrgicos, numa proposta colaborativa. Para incorporar a experimentação em química aos ensaios teatrais, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática e, após análise de conteúdo, foram selecionados, as categorias, materiais e reagentes de fácil acesso, procedimentos de fácil execução e com baixos riscos de acidentes e fácil tratamento dos resíduos químicos gerados. Na segunda parte identificou-se: a) as crenças dos licenciandos na utilização do TC aliado a experimentação para formação inicial de professores de química; b) a influência do TC aliado à experimentação na aprendizagem de conceitos químicos de alunos do ensino médio que assistiram aos espetáculos; c) as razões para o uso ou não do TC aliado à experimentação por professores de química que participaram dos grupos de TC e hoje atuam em sala de aula. Nesse estudo foram utilizados questionários e entrevistas, compostos, respectivamente, por uma escala de Likert e questões abertas. Os dados quantitativos foram analisados por meios da estatística clássica, usando como medidas de centralidade a média, o argumento de concordância e o desvio médio. Os dados qualitativos foram abordados segundo a análise de conteúdo, com categorias que emergiram da leitura das respostas. Dessas análises concluiu-se que os licenciandos têm uma visão positiva na utilização do teatro científico para divulgação da química, para utilização na aprendizagem de conceitos químicos, de saberes pedagógicos e disciplinares, assim como para formar estratégia de promoção à pesquisa e a extensão na Universidade. Eles creditam melhorias na sua formação inicial à utilização do teatro científico aliado a experimentação. O TC oferece motivação para construção do pensamento conceitual de maneira informal de comunicação da química, permitindo que o aluno amplie seus conhecimentos, favorecendo não somente a abordagem fenomenológica, mas também a construção do conhecimento químico e a internalização dos conceitos científicos.Dissertação O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química(2016-07-21) Santana, Débora Cristina Oliveira de; Dantas, Josivania Marisa; Nunes, Albino Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; ; http://lattes.cnpq.br/4743768466386682; Sousa Júnior, Francisco Souto de; ; http://lattes.cnpq.br/5064377445535415; Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias; ; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.