Navegando por Autor "Sousa Neto, Manoel Veras de"
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Tese Adoção de práticas de BYOD à luz dos princípios da teoria effectuation(2016-12-20) Silva, Marcos Paulo da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; ; http://lattes.cnpq.br/3043897632138906; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Souza, Cesar Alexandre de; ; http://lattes.cnpq.br/9897564356792091O presente estudo busca compreender de que forma usuários e gestor de Tecnologia da Informação (TI) adotam práticas de Bring Your Own Device (BYOD), à luz dos princípios da teoria Effectuation. No referencial teórico, desenvolvem-se discussões sobre o contexto da consumerização, suas aplicações e implicações para as organizações e indivíduos, a abordagem da teoria Effectuation, o raciocínio effectual, seus princípios e o processo. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando o método misto de pesquisa — qualitativo e quantitativo — por meio de um estudo de caso único, do qual participaram 42 usuários e o gestor de TI de uma empresa que atua há 49 anos no setor varejista/atacadista de Natal/RN. Para a análise dos dados coletados junto aos usuários de TI, utilizou-se a estatística descritiva, regressão logística (bootstrap), correlação de Pearson e teste U de Mann-Whitney, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Para a análise da entrevista concedida pelo gestor de TI, utilizou-se a análise de conteúdo categorial — análise temática — com o auxílio do software ATLAS.ti, versão 7.5.15. A pesquisa mostra, por meio das metainferências, que existem divergências entre a adoção das práticas de BYOD pelos usuários de TI — perfil effectual prevalente — e pela empresa, representada pela gestor de TI — perfil causal — considerando que os aspectos da gestão voltados para a mitigação de imprevistos, segurança da informação e o controle para o uso com foco no trabalho vão de encontro à perspectiva dos usuários de TI, de que por meio das práticas de BYOD é possível uma atuação autônoma e dirigida à inovação, em razão da exploração das contingências e a realização de parcerias com colegas de trabalho e/ou clientes e/ou fornecedores. No entanto, usuários e gestor de TI convergem em relação à perspectiva sobre os benefícios para as atividades da organização, no que diz respeito à satisfação dos funcionários, à melhoria do atendimento aos clientes e à realização de parcerias para a adoção, visto que o gestor percebe como uma parceria a disponibilização da infraestrutura de TI organizacional para que os funcionários possam utilizar seus próprios aparelhos. Conclui-se que a realização de parcerias engloba a ocorrência de interações entre os usuários e o gestor de TI, o que potencializa a ação humana na construção da adoção das práticas de BYOD, sobretudo quando o altruísmo inteligente se faz presente. Deve-se destacar que, na gestão da adoção, se deverá considerar o nível de escolaridade do usuário e a perspectiva de que a adoção das práticas ocorre em virtude da possibilidade dos aparelhos serem usados em qualquer lugar, conforme os modelos logit, a fim de otimizar o atendimento das demandas da maior parte dos usuários de TI da empresa.Dissertação Adoção de tecnologias de informação nas micro e pequenas empresas fornecedoras da Petrobras no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-20) Silva, Edwin Aldrin Januário da; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Freitas, Henrique Mello Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/6722335489800535A pesquisa tem como objetivo identificar as barreiras à adoção de tecnologias de informação por parte das micro e pequenas empresas. A pesquisa teórica foi orientada por estudos sobre adoção de tecnologias de informação e os fatores determinantes para esta adoção. Quanto à amostra, foi delimitada aos pequenos fornecedores não adotantes do sistema de compras eletrônicas da Petrobras no Rio Grande do Norte. A pesquisa é exploratória, do tipo levantamento de dados, com abordagem quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2006, junto a 55 empresas, através de um questionário estruturado, respondido pelos gestores. Para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas estatísticas, tais como análise descritiva e exploratória de dados, testes de hipótese e análises multivariadas de dados. Os resultados evidenciam a existência de uma infra-estrutura de TI básica, com baixo nível de utilização dessas tecnologias para propósitos mais avançados dentro das empresas e em especial a sua utilização para as atividades de gestão e estratégias de acesso a mercados, principalmente o seu uso como ferramentas para o comércio eletrônico. Os resultados mostraram também que os aspectos técnicos e financeiros são percebidos como obstáculos maiores que os fatores socioculturais e humanos. As variáveis relacionadas com os custos da TI e de consultoria externa, a percepção de dependência de fornecedores de TI e a falta de priorização de esforços ára a TIDissertação Adoção do Modelo Life Cycle Canvas no contexto da aprendizagem baseada em projetos(2018-06-13) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;O estudo realizado busca compreender como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.Dissertação Análise da gestão da cadeia de suprimentos de um supermercado varejista através da utilização do modelo SCOR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-19) Jacobini, Juliana Perez Ruggiro; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6676000538110348; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ferreira, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7033780505958439Na última década a complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas aumentou dramaticamente, tendo de um lado os consumidores cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade e valor agregado do produto e do outro as empresas com a necessidade de reduzir seus custos operacionais a fim de obter maior lucratividade, sem que para isso haja uma retração no seu crescimento ou na sua fatia de mercado que lhe compete. Nesse contexto surge a necessidade da estruturação eficaz das ações referentes ao planejamento estratégico organizacional alinhado com os processos de trabalho operacionais a fim de que os objetivos empresariais sejam alcançados, garantindo a competitividade da organização. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar como é realizada a gestão da cadeia de suprimentos em um supermercado varejista à luz das diretrizes da Supply Chain Management através da utilização do modelo SCOR. Para efetivação desse estudo foi necessária uma pesquisa, classificada quanto aos seus objetivos, exploratória e descritiva, quanto ao seu procedimento, documental, de campo e estudo de caso. Além disso, o tratamento dos dados será de mérito qualitativo, utilizando a análise categórica temática de Bardin (1977). Por conseguinte, para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas juntos aos gestores operacionais e estratégicos de uma empresa que recebeu o nome de Supermercado Ômega. Diante da análise das informações obtidas percebe-se que há um esforço da organização em aprimorar sua gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, verificou-se a ausência de um alinhamento entre as diversas áreas que a compõe. Quanto aos seus processos de trabalho, ressalta-se que o foco da empresa ainda está muito direcionado à venda e não à rentabilidade, embora esteja passando por uma transformação em sua cultura organizacional. Contudo, registra-se a existência de muitos projetos de aprimoramento em desenvolvimento. Assim, pode-se perceber que há certa congruência entre os pressupostos do Modelo SCOR e os aplicados dentro da cadeia de suprimentos do Supermercado Ômega, embora ainda seja necessário um esforço maior para um melhor alinhamento com o modelo estudadoDissertação Analise das melhores práticas em business process management: estudo de casos em organizações hospitalares de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-10) Dantas, Sheila de Lima Cunha; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5229527561297871; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Silva, Brivaldo Andre Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600O gerenciamento dos processos organizacionais vem sendo estudado pela ciência administrativa como forma de romper com o paradigma da estrutura organizacional funcional através da Gestão por Processos. O Business Process Management ( BPM alinhado às estratégias organizacionais e suportado cada vez mais pela Tecnologia da Informação (TI), proporciona clareza nas diversas pontas do processo colaborando para sua melhoria contínua com o objetivo de gerar valor agregado ao cliente. As organizações de saúde estão entre as empresas prestadoras de serviço pouco estudadas em relação ao gerenciamento por processos. Assim, este estudo analisou por meio de um estudo empírico de natureza qualitativa, como estão sendo conduzidos os processos organizacionais hospitalares à luz das melhores práticas em BPM. A pesquisa foi realizada através do estudo de casos múltiplos realizados em duas organizações hospitalares na cidade de Natal/RN. A literatura de referência apresentou diversos fatores para um desempenho otimizado em BPM, tratados nesta pesquisa como as melhores práticas em BPM. A partir da revisão da literatura foi elaborada uma síntese das melhores práticas de BPM que serviu de base para elaboração do modelo da pesquisa utilizado para coleta e análise dos dados. Este modelo indicou onze categorias que foram utilizadas para elaboração do roteiro de estrevistas semi-estruturadas, através da técnica de análise de conteúdo, com categorização de grade fechada. As categorias foram agrupadas em duas dimensões: Elementos relacionados à gestão ( governança ; liderança , alinhamento estratégico , cultura e conhecimento ) e elementos relacionados aos processos ( desenho , responsável , executores , tecnologia da informação e indicadores ), e ainda foi identificada uma terceira categoria: escritório de processos . Para seleção dos sujeitos desta pesquisa foi adotada a estratégia em cadeia ou bola de neve . Foi possível identificar que todas as categorias apontadas no modelo de pesquisa emergem entre os fatores buscados pelas organizações hospitalares para o gerenciamento por processos com destaque para categorias: cultura ; conhecimento ; desenho ; tecnologia da informação e indicadores . Em complemento às categorias de análise, foram identificadas dificuldades relacionadas à comunicação e integração dos diversos elos do processo. Além disso, constatou-se que nos hospitais investigados há um desvio do conceito de BPM no que diz respeito a seu objetivo final: agregar valor ao cliente. A pesquisa concluiu que o gerenciamento por processos nas organizações hospitalares investigadas encontra-se em fase inicial ou em desenvolvimento, sendo necessário superar as barreiras da comunicação e edificar uma cultura organizacional orientada às necessidades dos clientes para aplicação das melhores práticas de BPM, desta forma pesquisas futuras sobre este tema em outras organizações hospitalares, podem facilitar um estudo comparativo e ampliar o conhecimento no assuntoDissertação Análise de desempenho de vendas em telecomunicações utilizando técnicas de mineração de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-22) Mattozo, Teófilo Camara; Costa, José Alfredo Ferreira; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Ramos, Paulo César Formiga; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4; Alencar, Marcelo Sampaio de; http://lattes.cnpq.br/0946722048975388Telecomunicações é uma das mais dinâmicas e estratégicas áreas no mundo atual. Há constante necessidade das organizações buscarem novas formas de gerenciamento, em um ambiente cada vez mais competitivo e com recursos cada vez menores. A existência de bases de dados nas empresas passou a ter maior importância. Na grande maioria dos casos, dados não são ainda explorados adequadamente. Técnicas de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (DCBD) surgem como alternativas, permitindo o estudo de problemas complexos, sendo cada vez mais utilizadas nas diferentes áreas de gestão. O presente trabalho apresenta uma proposta para a sistematização das atividades de DCBD a qual integra as metodologias CRISP-DM, SEMMA, FAYYAD, em um ambiente interativo, bem como um estudo de viabilidade do uso de análise de regressão linear múltipla para explicação de vendas, no setor corporativo de telecomunicações, utilizando indicadores de desempenho. Foi delineado um método estatístico para analisar o efeito que os indicadores de desempenho têm sobre o comportamento da produtividade de venda. Mediante análises estatísticas e comerciais criteriosas, as equações foram definidas, sendo ajustados os seus respectivos coeficientes de determinação. Foram também realizados testes de hipóteses de seus parâmetros, visando à validação ou não dos modelos de regressão e análise da qualidade de seus ajustamentos. Ficou evidenciada a existência de relacionamento entre as características desses indicadores de desempenho com o volume de vendas realizadoDissertação Análise de indicadores de desempenho de projetos a partir de critérios de sucesso: o caso SEBRAE/RN(2014-09-19) Silva, Alinne Priscilla Dantas; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/2416571564130218; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Ferreira, Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7033780505958439Atualmente, as organizações que operam com recursos públicos possuem o desafio de comunicar resultados que vão além do alcance de metas, custos e prazos. Observa-se a importância de um sistema de avaliação de projetos com indicadores que reflitam seu sucesso ou fracasso. O estudo compreende uma análise teórica e empírica sobre os indicadores de desempenho de projetos e critérios de sucesso, direcionando a pesquisa ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, e tem objetivo de analisar indicadores de desempenho de projetos a partir da avaliação dos critérios de sucesso. Como arcabouço teórico utilizou as dimensões múltiplas de sucesso de projetos propostas por Shenhar; Dvir (2007), e quanto à análise dos indicadores de desempenho, baseou-se na metodologia proposta por Barclay; Osei-Bryson (2010). Para o alcance dos objetivos deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, através de estudo de caso, com abordagem mista, utilizando métodos quantitativos e qualitativos. A pesquisa abordou 6 (seis) projetos da organização e aplicou coleta de informações do tipo survey junto ao público-alvo dos projetos, seus respectivos gestores e parceiros, equipe de gestão e diretoria executiva da organização. A pesquisa qualitativa foi abordada para análise de seus resultados, avaliação dos critérios de sucesso existentes na organização, seu sistema de avaliação de projetos e de indicadores de projeto. Dianta da análise da pesquisa, por meio do teste de Kruskail Wails, averiguou-se que existe homogeneidade na variabilidade das variáveis estudadas. Afirma-se que a organização possui um processo formal para medir e avaliar seus projetos, de acordo com indicadores de resultado de custo, prazo, imagem organizacional, satisfação, aplicabilidade, faturamento, produtividade, competitividade e mercado, existindo assim, uma lacuna entre a teoria de critérios de sucesso de Shenhar; Dvir (2007) e a prática existente na organização. Após estudo de referencial bibliográfico e análise dos dados, observa-se que os indicadores de desempenho da organização estão alinhados a definição de Barclay; Osei-Bryson (2010). Sugere-se ao SEBRAE/RN, que em sua avaliação de projetos, sejam analisados os critérios de sucesso contempladas na teoria de Shenhar; Dvir (2007) e que estes se transformem em uma ferramenta para medição de sucesso ou fracasso de projetos.Tese Uma análise do Life Cycle Canvas no engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory(2019-11-26) Silva, Rafael Rodrigues da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; ; Santos, Enilson Medeiros dos; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Guimarães, Julio César Ferro de; ; El Aouar, Walid Abbas;Esta tese tem como objetivo analisar se a utilização do modelo de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas está associada ao engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory (JD-R Theory). Segundo a JD-R Theory, as demandas do trabalho são os principais preditores da síndrome burnout e problemas de saúde psicossomáticos. Por outro lado, os recursos pessoais e do trabalho, são os preditores mais importantes da satisfação, da motivação e do engajamento no trabalho. Considerando-se que as equipes de projeto possuem altas demandas, trabalham sob pressão, gerenciam conflitos, lidam com altos níveis de estresse e dependem de diversos recursos para alcançar o êxito, este trabalho procura debater a tese de que os benefícios proporcionados pela utilização do modelo de gestão visual de projetos LCC está associada a promoção de recursos do trabalho que, por sua vez, influenciam positivamente o engajamento no trabalho da equipe de projeto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo correlacional de corte transversal por meio de um survey eletrônico com uma amostra de 98 profissionais certificados em LCC. A pesquisa foi realizada em junho de 2019 com o auxílio do Google Forms e encaminhada para os respondentes por meio de um aplicativo de mensagens. Os dados foram coletados com base em um questionário composto por 29 variáveis mensuradas formuladas a partir de outros instrumentos disponíveis na literatura para mensurar os recursos pessoais, os recursos do trabalho e as variáveis vigor, dedicação e absorção do construto de engajamento no trabalho utilizado pela JD-R Theory. Também foi realizada uma revisão sistemática da literatura que mapeou os recursos pessoais e do trabalho relacionados à JD-R Theory estudados empiricamente pela literatura. Este mapeamento serviu de base para condução da pesquisa empírica. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio de estatísticas descritivas e Modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados das análises do modelo de medida validaram a Hipótese 1, apontando que a utilização do modelo LCC está associada aos recursos do trabalho, a saber: apoio psicossocial dos colegas, clareza de tarefas, feedback de desempenho, oportunidades de desenvolvimento profissional e orientação do supervisor. No âmbito dos recursos pessoais associados aos profissionais certificados no modelo LCC, observou-se a presença de quatro recursos: autoeficácia, autoestima, esperança e otimismo. A análise do modelo estrutural apontou que tanto os recursos do trabalho associados pelo LCC quanto os recursos pessoais inerentes aos certificados no modelo influenciam positivamente o engajamento no trabalho no tocante ao construto vigor, dedicação e absorção. Tais resultados validaram as hipóteses definidas na pesquisa e apresentaram consonância com a literatura relacionada à JD-R Theory. Por fim, ressalta-se que a utilização de modelos de gestão visual de projetos, tais como o LCC, promove recursos do trabalho que podem ser determinantes no engajamento no trabalho das equipes e no sucesso do projeto, além de contribuir para melhoria do desempenho do indivíduo e da organização.Dissertação Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-20) Fernandes Neto, André Pedro; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/6481909544754185; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Ramos, Paulo César Formiga; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4; Alencar, Marcelo Sampaio de; ; http://lattes.cnpq.br/0946722048975388A área de telecomunicações é uma das mais estratégicas e dinâmicas do mundo atual. Esse fato se deve a inúmeras inovações tecnológicas que afetaram a forma como as informações trafegam. O conhecimento deixou de ser percebido como um acúmulo linear, lógico e cronológico de informações e passou a ser visto como uma construção em rede, consequentemente a massificação da Internet banda larga em alta velocidade teve grande influência sobre esse fenômeno. Essa dissertação aborda um estudo sobre medição de desempenho e serviços de manutenção em telecomunicações, com o uso de ferramentas de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD). Objetiva-se transformar informações, armazenadas nas bases de dados de uma grande empresa de telecomunicações do país, em conhecimento útil. A metodologia de pesquisa utilizada focou no uso de análise de regressão múltipla como ferramenta para estimar a taxa de abandono de clientes em serviços de Internet de banda larga, como variável dependente, e indicadores de qualidade de serviço como variáveis independentes. Modelos foram testados e analisados estatisticamente. O trabalho apresenta resultados que permitem analisar e identificar quais os indicadores de qualidade que exercem maior influência na taxa de abandono dos clientes. São propostas sugestões que possam ser aplicadas para melhoria de qualidade do serviço percebido e consequentemente diminuições das perdas com a taxa de abandonoTese Antecedentes do engajamento em boca a boca eletrônico positivo entre turistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-01) Chagas, Márcio Marreiro das; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213; Gosling, Marlusa; ; http://lattes.cnpq.br/9503365193492380O estudo analisou a influência da Imagem de Destinos, Satisfação e Motivações na intenção de realizar Comunicação Boca a Boca Eletrônica Positiva (eWOM) entre turistas, por meio do Facebook. Além disso, almejou especificamente levantar o perfil sócio-demográfico e a frequência de publicações de eWOM dos respondentes, avaliou a adequação das variáveis manifestas para composição das dimensões Qualidade, Satisfação, Imagem, Motivações e Boca a Boca Eletrônico Positivo. E, por último, analisou o modelo relacional entre Qualidade, Satisfação, Imagem e Motivações na explicação do engajamento em Boca a Boca Eletrônico Positivo. Para tanto, foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, sendo descritivo com relação aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, com a escolha do sujeito tendo sido realizada de forma sistemática, utilizando-se o tempo como fator de sistematização, numa tentativa de tornar aleatória a seleção dos respondentes. A amostra do estudo foi composta por 355 turistas. O instrumento utilizado foi o formulário, cujas respostas foram coletadas nos principais pontos de entrada, saída e passeio de turistas na praia da Pipa/RN. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, notadamente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, foi possível confirmar que as Motivações, a Satisfação e a Imagem afetam fortemente a intenção de realizar Boca a Boca Eletrônico Positivo. Destaque é dado para as Motivações, uma vez que demonstram maior impacto na explicação da variável dependente, seguido pela Satisfação e pela Imagem. Esta última, no entanto, de forma inversamente proporcional. Dentre as Motivações, aquela que apresenta maior percentual de variância explicada pela dimensão são os Benefícios Sociais buscados pelo turista, tendo o Desejo de Ajudar outros Turistas e o de Extravasar Emoções Positivas apresentado o mesmo percentual. As variáveis manifestas demonstram-se plenamente aceitáveis de serem tomadas como reflexos de seus respectivos fatores. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas, como também apresentadas as principais conclusões, limitações e recomendações deste estudo.Dissertação Aplicação do método de análise hierárquica na tomada de decisão para adoção de computação em nuvem: um estudo de caso na federação das indústrias do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-28) Oliveira, Adriane Araújo de; Costa, José Alfredo Ferreira; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; Lyra, Aarão; ; http://lattes.cnpq.br/2558569782799336; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414Os avanços da Internet e das telecomunicações vem mudando os conceitos da Tecnologia da Informação - TI, principalmente no que diz respeito à terceirização dos serviços, onde as organizações buscam redução de custos e um melhor foco no negócio. Com o amadurecimento dessa terceirização, desenvolveu-se um novo modelo denominado Cloud Computing (Computação em Nuvem, CN), que propõe migrar para a Internet tanto o processamento de dados, quanto o armazenamento de informações. Dentre os pontos chaves da Computação em Nuvem, se incluem redução de custos, benefícios, riscos e as mudanças de paradigmas da TI. Entretanto, a adoção desse modelo gera algumas dificuldades na tomada de decisão, por parte dos gestores de TI, sobretudo, nos que se refere à quais soluções poderão ir para a nuvem, e quais prestadores de serviços mais se adéquam à realidade da Organização. A pesquisa tem como objetivo geral, aplicar o Método AHP (Analytic Hierarchic Process), conhecido como Método de Análise Hierárquica , para tomada de decisão em Computação em Nuvem na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte FIERN. Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo exploratória e um estudo de caso aplicado em uma organização de âmbito nacional. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários estruturados aplicados eletronicamente junto aos técnicos de TI, e diretoria da empresa. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e comparativa, e utilizou-se o software para o método AHP denominado Web-Hipre . Os resultados obtidos constataram a importância da aplicação do método AHP na tomada de decisão para adoção da Computação em Nuvem, principalmente, porque na ocasião em que se aplicava a pesquisa, a organização estudada já apontava o interesse e a necessidade em adotar a CN, tendo em vista os problemas internos com a infraestrutura e a disponibilidade das informações que a mesma enfrenta nos dias atuais. A organização buscava adotar a CN, no entanto, tinha dúvidas quanto ao modelo de nuvem e qual o provedor de serviços melhor atenderia às suas reais necessidades. A aplicação do AHP então serviu como ferramenta direcionadora para a escolha da melhor alternativa, na qual, aponta a Nuvem Híbrida como sendo o modelo ideal para se iniciar na Computação em Nuvem, considerando-se os seguintes aspectos: A camada de Infraestrutura como Serviços-IaaS (Processamento e Armazenamento), deve ficar parte da Nuvem Pública e parte na Nuvem Privada; a camada de Plataforma como Serviços-PaaS (Desenvolvimento e Teste de Softwares) teve preferência para a Nuvem Privada, e a camada de Software como Serviços-SaaS (E-mails/Aplicativos) dividiu-se em e-mails para a Nuvem Publica e os Aplicativos para a Nuvem Privada. A pesquisa identificou ainda os fatores importantes para contratação de um provedor de Computação em NuvemTCC Aplicação do Project Model Canvas no planejamento de projetos monográficos na graduação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Álvaro Bezerra; Sousa Neto, Manoel Veras de; Ferreira, Antônio Carlos; Medeiros, Carlos Alberto FreireEste trabalho foi realizado em função da busca por um meio de melhorar o processo de planejamento de projetos científicos, principalmente quando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), garantindo maior relevância, funcionalidade e aplicabilidade dos estudos que deverão ser realizados. Assumindo esse cenário, foi estabelecido o objetivo de aplicar um processo capaz de atender tais expectativas, ocasionando também na valorização acadêmica dos envolvidos. Assim, como proposta, ocorreu à aplicação do Project Model Canvas (PMC) para o planejamento de uma monografia, especificamente essa, que realizada por meio de uma pesquisa ação e com caráter exploratório, configurou um estudo de caso para ser futuramente melhor trabalhado, quando replicado. Tal trabalho teve suas limitações de fontes primárias na formação da base teórica, ocasionando drásticas diferenças em percepção, processo e resultados, que por consequência, em hipóteses que deverão ser futuramente testadas, garantindo o reforço à veracidade de tais. Por fim, este exposto monográfico obteve êxito em seus objetivos, com resultados tendenciados a veracidade empírica da aplicação do processo, além da abertura de novas possibilidades de pesquisas futuras sobre a metodologia do PMC.Dissertação Arquitetura empresarial: um estudo de caso sobre a integração entre a plataforma moodle e o sigaa na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-18) Silva, César Augusto Barreto da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/0185568624272673; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Silva, Brivaldo Andre Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600Atualmente, um dos aspectos da gestão da informação que se encontra em evidência é o da arquitetura empresarial, entendida como o conjunto de políticas e escolhas técnicas de padronização e integração para viabilizar as estratégias de negócios da organização. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a integração de dois sistemas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir das lentes da arquitetura empresarial. A influência dessa abordagem induz a organização a desenvolver um alicerce de execução com o interesse de suportar com maior eficiência sua estratégia e obter agilidade em seus processos de negócio. A análise da integração desses dois sistemas, através de entrevistas semiestruturadas, no âmbito da UFRN possibilitou a percepção da necessidade de uma estruturação dos processos de TI a partir de uma arquitetura que favoreça um melhor alinhamento das capacidades de TI aos objetivos da organização. A ausência de um modelo operacional pode comprometer a eficiência do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN na realização do seu objetivo como plataforma única de gestão das informações da universidadeDissertação Aspectos do gerenciamento de riscos de tecnologia da informação nas empresas: um estudo de caso múltiplos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-01) Santana, Alixandre Thiago Ferreira; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3283294973534606; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Silva, Fabio Queda Bueno da; ; http://lattes.cnpq.br/6381755382123529Os benefícios do uso da Tecnologia da Informação TI- nas organizações são cada vez mais perceptíveis. Nos últimos anos, os gestores vêm despertando para temas como governança, alinhamento estratégico, segurança da informação, dentre outros. Particularmente este último, vem sendo tratado sob uma abordagem técnica, na qual se privilegia aspectos técnicos como proteção contra invasões, sistemas antivírus, controle de acesso etc. O tema gerenciamento de riscos em TI comumente é tratado sob essa perspectiva, muitas vezes limitando-se a preocupações dos departamentos de TI. Na década de 90, surge uma nova perspectiva para o gerenciamento de riscos, na qual ela é tratada sob uma visão holística dentro da organização. Segundo essa nova abordagem, as estratégias da organização devem levar em conta os riscos de TI em seu processo de elaboração. Com o aumento da dependência das tecnologias para a execução das atividades do negócio, fica latente a necessidade de se compreender melhor o tema. Este trabalho consiste em um estudo de casos múltiplos em três organizações públicas do Estado de Pernambuco que investiga como essas organizações gerenciam os riscos inerentes ao uso da TI. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os seus gestores de TI, que foram analisadas e comparadas com as categorias retiradas da literatura. Os dados mostram que os conceitos de cultura de riscos e de governança de TI são pouco compreendidos e implementados as organizações e que essas não possuem metodologias de gerenciamento de riscos de TI formalmente definidas, tampouco executadas. No entanto, exercem a maior parte das práticas indicadas pela referência central da pesquisa, sem alinhamento com um processo de gerenciamento de riscosDissertação Autoavaliação institucional na dimensão do SINAES comunicação com a sociedade : estudo de múltiplos casos em instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-21) Souza, Rosana Curvelo de; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Lima, Edmilson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2700716884947412Esta dissertação trata da autoavaliação institucional na Dimensão 4, Comunicação com a Sociedade , do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, obrigatória a todas as instituições de ensino superior do Brasil. Realizou-se um estudo de múltiplos casos com três instituições do estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo geral de conhecer como a referida avaliação é realizada, descrevendo o conceito para avaliação da comunicação proposto por elas e identificando aspectos controladores ou emancipatórios, categorizando os procedimentos metodológicos empregados e discutindo as dificuldades relatadas no processo avaliativo da comunicação. Os coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação das instituições foram entrevistados e, os dados, categorizados por meio de análise qualitativa de conteúdo. Percebeu-se características das correntes controladora, emancipatória e híbrida nas concepções das três instituições para avaliação da comunicação, revelando a falta de um corpus teórico constituído que transite em acordo com a perspectiva sistêmica e a epistemologia da complexidade do SINAES. Constatou-se que as dificuldades mais relatadas nos processos avaliativos da comunicação encontram-se na etapa de preparação, principalmente na definição de indicadores e instrumentos e no trabalho de sensibilização. A fragilidade no planejamento faz com que as próprias atividades do setor de comunicação tornem-se objetivos da avaliação, constituindo objetivos pobres e relacionados de maneira pouco significativa com metas organizacionais mais abrangentes. Concluiu-se também que o domínio técnico da avaliação não pode sobrepor-se às questões associadas com o tema mais amplo da complexidade que envolve o paradigma da avaliação proposta pelo SINAES, pois contradições e imperfeições fazem parte do processo avaliativo e são diversas as referências atuais na literatura que sustentam essa visão. Por fim, comenta-se que objetivos como transparência e mudanças de comportamento podem contar com metodologias e técnicas de pesquisa voltadas para a questão da construção de sentidoTese Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-25) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Silva, Gilson Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público.Dissertação BYOD como política de segurança em uma empresa: uma análise à luz da PMT(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-11) Rodrigues, Geórgia Cristiane; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209O avanço da tecnologia móvel, no que diz respeito à disponibilidade de serviços 3G/4G e da utilização de Dispositivos como Smartphones e Tablets originou um novo fenômeno de comunicação: BYOD (Bring Your Own Device), é uma nova tendência de negócios, onde os funcionários estão utilizando seus próprios dispositivos para fins de trabalho. A rápida expansão de BYOD e as questões de segurança e privacidade de dados representam desafios significativos para as organizações. A resposta mais comum a essas preocupações é a adoção de políticas corporativas que regem BYOD. Este estudo tem por objetivo analisar a intenção dos funcionários em cumprir com a política de segurança da organização no contexto de BYOD, quando os funcionários utilizam seus dispositivos pessoais para acessar recursos organizacionais para realizarem o trabalho, dentro ou fora do ambiente organizacional. Para tanto, foi utilizada a Teoria de Motivação a Proteção (TMP) como embasamento teórico. Em termos metodológicos, a presente pesquisa, é do tipo descritiva e também exploratória com uma abordagem quantitativa. Não aleatória é o tipo de amostragem. Para coleta, foi aplicado um questionário estruturado, tipo survey, com um conjunto de itens de medição para cada construto. A etapa de análise dos dados foi realizada por meio de utilização de técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, tais como a Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a Regressão Linear Múltipla (RLM). Do ponto de vista teórico, os resultados demonstram que o modelo PMT fornece uma base teórica sólida para a investigação nesta área. No entanto, os resultados também indicam que este modelo é afetado por fatores contextuais, e que a escolha da amostra pode influenciar a importância dos diferentes componentes do modelo. Portanto, o cuidado deve ser tomado na generalização desses resultados para outros contextos e populaçõesTCC “Cloud Computing”: A experiência do governo americano(Administração, 2013) Batista, Michel Francisco Amaral; Sousa Neto, Manoel Veras deDissertação Competição espacial no mercado de revenda da gasolina: uma análise nas principais cidades do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-24) Braga, Leonardo Gevezier; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/9452922306781617; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Vasconcelos, Silvinha Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/6185749758262095Este trabalho tem como objetivo analisar a competição entre postos de gasolina no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, investiga-se a relação entre o preço médio da gasolina e a concentração de postos nos mercados (municípios) do estado do Rio Grande do Norte. Faz-se uso de uma ferramenta pouco aplicada para o mercado brasileiro que é o modelo econométrico espacial. Foi utilizada uma base que contém dados de todos os postos das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte e inclui 142 observações referentes a postos. Modelos teóricos predizem a relação entre o número de competidores num mercado e o preço médio; estes modelos teóricos compreendem: os de competição monopolística de Perloff e Salop (1985), e os de search-theoretic, de Carlson e McAfee (1983) e de Varian (1980). Os resultados empíricos mostraram que uma maior densidade dentro de um espaço geográfico está associada a um preço médio mais baixo, convergindo assim, com o modelo de competição monopolística e com o search-theoretic de Carlson e McAfee (1983). Os parâmetros estimados pouco variaram com inclusão/exclusão de variáveis controles, mostrando a robustez dos mesmos.Tese Computação em nuvem no governo: caminhos para a formação de uma agenda governamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-27) Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; Anez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://lattes.cnpq.br/8199908295825645; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Silva, Brivaldo André Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084O objetivo deste trabalho é compreender como a computação em nuvem contextualiza-se na agenda governamental e de decisão em TI, à luz do modelo dos múltiplos fluxos, considerando o status atual das políticas públicas de TI, a dinâmica da formação de agenda para a área, a interface entre as diversas instituições, e as iniciativas vigentes acerca do uso da computação em nuvem no governo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas a um grupo de elaboradores de políticas públicas e a outro grupo composto por gestores de TI. Como técnica de analise, este trabalho fez uso da análise de conteúdo e análise de documentos, apresentando parte dos resultados através de nuvem de palavras. No tocante aos principais resultados, destaca-se o excesso de regulamentação para a área, normalmente espalhadas em diversos órgãos do governo federal, o que dificulta a atuação dos gestores. Identificou-se uma falta de conhecimento acerca das normas, programas de governo, regulamentações e diretrizes. Dentre estas destaca-se um desconhecimento acerca do Programa TI Maior, a falta de efetividade do Plano Nacional de Banda Larga na visão dos entrevistados, bem como a influência do Marco Civil da Internet como um elemento que pode emperrar os avanços na utilização da computação em nuvem no governo brasileiro. Destaca-se também a burocratização do processo de aquisição de bens se serviços de TI, limitando, em muitos casos, o avanço tecnológico. Em relação à influência dos atores, não foi possível identificar a presença de um empreendedor político, bem como percebeu-se uma ausência de força política. O fluxo político foi influenciado apenas pelas mudanças dentro do governo. A fragmentação foi um fator de peso para o enfraquecimento do tema no processo de formação de agenda. A segurança da informação foi questionada por parte dos respondentes que a apontou como principal limitação aliada à falta de capacitação dos servidores públicos. Em termos de benefícios, a economia de recursos aparece em destaque, seguida pela melhoria da eficiência. Por fim, a discussão sobre a computação em nuvem precisa avançar dentro da esfera pública, considerando que a experiência internacional já está bem mais avançada, enquadrando a computação em nuvem como um elemento responsável pela melhoria dos processos, serviços prestados e economia dos recursos públicos.