Navegando por Autor "Souza, Albanyra dos Santos"
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Dissertação Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino(2016-12-05) Souza, Albanyra dos Santos; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; ; http://lattes.cnpq.br/5321374643000938; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881A introdução dos novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanentes transformações, revelou a descoberta de novos gêneros discursivos, denominados de gêneros digitais. Estes estão presentes nos mais diversos contextos sociais, nas diversas manifestações de uso da língua. Partindo desse pressuposto, este estudo objetiva investigar o processo de construção de gêneros digitais na formação docente, a partir de uma experiência em sala de aula. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa descritivo-interpretativa. A pesquisa baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin e em estudos contemporâneos acerca da análise de gêneros discursivos e gêneros discursivos digitais. Relatamos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores” desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção de gêneros digitais blogs. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes. Das produções, foram escolhidos para análise 2 blogs, com ênfase em como os autores construíram os seus blogs atendendo aos seus projetos de dizeres, com destaque para as suas construções temáticas, estilísticas e composicionais. Por último, apresentamos uma reflexão da relevância da oficina para uma ressignificação da prática docente dos sujeitos envolvidos. Como resultados, a dissertação nos aponta que a utilização das tecnologias digitais pelo docente em situações de ensino é uma possibilidade de organizar o ensino-aprendizagem num ambiente sistemático e prazeroso, cujo papel docente além de orientar o processo de leitura e produção de textos multimodais e multissemióticos, gêneros digitais, também orienta o aluno do ponto de vista tecnológico, pois o auxilia na utilização da tecnologia disponível. Nessa proposta de produção do gênero digital blog, a própria concepção de aula se ressignifica, na medida em que novas possibilidades didáticas se colocam à disposição do professor. Dessa forma, o próprio processo de ensino contribui para a construção de uma educação conectada com as necessidades do ensino atual e para a produção de saberes plurais, coletivos e interativos.Tese Vozes sociais nas pesquisas sobre leitura e escrita no ciberespaço(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-24) Souza, Albanyra dos Santos; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; http://lattes.cnpq.br/5321374643000938; Bessa, José Cezinaldo Rocha; http://lattes.cnpq.br/4441063127606204; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Lima, Samuel de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3773118523077604O crescente número de trabalhos voltados ao estudo da influência das tecnologias nas práticas sociais de uso da língua e nos processos de ensino e aprendizagem estimulam, cada vez mais, a acreditar que o uso das tecnologias já é uma realidade presente na vida dos sujeitos sociais e nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Ao refletir sobre a temática, este estudo parte de um levantamento de pesquisas nas revistas Linguagem e Ensino, Revista Brasileira de Linguística Aplicada e Trabalhos em Linguística Aplicada, que tratam da relação tecnologia e ensino de línguas. Este estudo investiga 90 artigos científicos publicados no período de 2011 a 2020, cujo objetivo é sistematizar as pesquisas em Linguística Aplicada que consideram o cronotopo do ciberespaço e reconhecer os níveis de ensino nos quais os estudos atuam; identificar as vozes sociais sobre tecnologias digitais, leitura e escrita digital que se fazem presentes nos estudos; compreender como essas vozes se relacionam axiologicamente; e refletir sobre os indícios dos tempos hipermodernos que caracterizam o cronotopo do ciberespaço. Esta pesquisa adota as bases teóricas do Círculo de Bakhtin sobre cronotopia, enunciado verbal e o ato ético (BAKHTIN, 2011, 2014, 2016, 2017; VOLOCHÍNOV, 2017) dialogando com o universo virtual (LÉVY, 2011), o ciberespaço (LÉVY, 1998, 2010) e os tempos hipermodernos (LIPOVETSKY; CHARLES, 2004; ROJO; BARBOSA, 2015) e a modernidade líquida (BAUMAN, 2001). Os resultados encaminham para uma relação espaçotempo em processo de transformação, vislumbrados nas vozes sociais dos pesquisadores. Elas revelam o encontro de posicionamentos axiológicos em processo de dialogização, relacionadas às tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas e ainda à leitura e escrita digital. Dentre os posicionamentos, destaca o ganho de tempo e a ampliação do espaço proporcionados pelas tecnologias, a dinamicidade da leitura na internet e a pressuposição de um leitor que busca rapidez e praticidade, além de uma escrita on-line que se caracteriza como colaborativa e facilitadora dos processos de escrita e reescrita. Por último, destaca, ainda, os princípios de temporalidade presentes nas pesquisas, o princípio da leveza, a desmaterialização da sala de aula e a liquidez da educação. Juntamente a esses princípios, evidencia as técnicas de miniaturização, o peso pluma dos equipamentos, a hipermobilidade digital, a desmaterialização da informação, enfim, uma sociedade hipermoderna regida pela aceleração das mudanças técnicas, sociais e culturais.