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Navegando por Autor "Souza, Alcindo Mariano de"

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    Tese
    Análise do albedo em áreas de caatinga preservada e substituída por pastagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-07) Souza, Alcindo Mariano de; Silva, Claudio Moisés Santos e; Bezerra, Bergson Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2251-7348; http://lattes.cnpq.br/1394248306018449; http://lattes.cnpq.br/4798473329850773; Mutti, Pedro Rodrigues; Ferreira, Rosaria Rodrigues; Marques, Thiago Valentim
    A caatinga é um dos biomas endêmicos mais vulneráveis com relação às mudanças climáticas. Estudos das consequências na alteração em fatores biofísicos, dentre eles o albedo de superfície, são relevantes para o entendimento do papel desse bioma no clima da Região Nordeste do Brasil. Compreender os processos que levam às mudanças de albedo por meio de análises em áreas de caatinga pode ajudar na preservação e no uso mais adequado de seus recursos. Nessa perspectiva, uma análise comparativa entre o albedo de uma área de caatinga preservada e de outra antropizada em pastagem com manejo do pastejo traz informações importantes para a percepção de possíveis consequências no uso do solo e auxiliem na compreensão da degradação e contribuam para a preservação do bioma. Também são importantes as informações sobre o potencial uso do albedo em pastagem como estratégia de mitigação das mudanças climáticas por meio do Solar Radiation Management (SEM). Dessa forma, o estudo foi conduzido a partir de observações das componentes do balanço de radiação à superfície em dois ambientes: Estação Ecológica do Seridó considerada como caatinga preservada (Caatinga), localizada no município de Serra Negra do Norte e; Escola Agrícola de Jundiaí considerada caatinga substituída por pastagem com manejo (Pastagem), em Macaíba, ambos no estado do Rio Grande do Norte. Os dados de albedo compuseram um ciclo anual de chuvas, dentro de quatro períodos: a estação seca, transição entre seca e chuvosa, chuvosa e transição entre chuvosa e seca tanto na Caatinga como na Pastagem. As médias de albedo foram maiores na Pastagem em todas as estações, com valor de 0,18 no ciclo anual, apresentando pouca variabilidade sazonal. Na Caatinga, o albedo médio foi de 0,15, sendo a estação de transição chuvosa para a seca aquela com maior valor igual a 0,16. A maior diferença no albedo médio entre a Pastagem e a Caatinga aconteceu na estação seca e a menor na estação chuvosa e na de transição entre seca e chuvosa. Embora a precipitação no período tenha sido maior na Pastagem com 992,7 mm, ainda assim apresentou um maior albedo médio em comparação à Caatinga que teve chuvas de 507,6 mm acumuladas no período. A elevação solar média também foi maior na Pastagem, o que influenciaria para redução da diferença entre os albedos médios com relação à Caatinga. Entretanto o albedo com base nos valores médios diários não sofreu influência estatisticamente significativa da elevação solar. Já com relação ao albedo médio em cada horário do dia, houve uma forte correlação negativa para todas as estações na Pastagem, mostrando também uma maior amplitude na variação do albedo no decorrer do dia em relação à Caatinga. Para ambos os sítios experimentais, as maiores dispersões nas frequências dos valores médios horários de albedo ocorreram no início da manhã e final da tarde, tendo maior regularidade em horários próximos ao meio dia. Algumas das consequências desse estudo são: a confirmação de que uma área de caatinga substituída por pastagem adquire características biofísicas que implicam em uma redução na radiação líquida em relação à caatinga com mata nativa, mesmo em pastagem com manejo do pastejo e forrageiras selecionadas e; que em uma região que haja o manejo de pastagem diminui a variabilidade do albedo, principalmente na comparação entre as suas estações seca e chuvosa, o manejo no pastejo evita que haja uma redução excessiva da cobertura vegetal e essas forrageiras não permitem um incremento muito maior do albedo, principalmente na estação seca. Essa menor variabilidade sazonal quando comparada à Caatinga, mesmo sendo muito próximas, a depender da área de cobertura pode ser mais relevante para a radiação líquida e para o clima da região. A resposta mais significativa do albedo médio horário em relação à elevação solar e o seu maior valor médio na Pastagem, mesmo com maior precipitação, apontam para o potencial uso do albedo no gerenciamento da radiação solar refletida, contudo investigações posteriores poderão indicar a possibilidade de seu uso na redução da temperatura local, principalmente em períodos mais quentes durante a estação seca.
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    Dissertação
    Despertando responsabilidade social no ensino médio por meio de temáticas associadas à física nuclear
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-30) Souza, Alcindo Mariano de; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/4798473329850773; Oliveros, Marcílio Colombo; ; http://lattes.cnpq.br/6551396698408084; Ruiz, Carlos Antonio López; ; http://lattes.cnpq.br/9035017031737026
    Muitas discussões sobre o papel da escola estão em pauta, em uma sociedade cada vez mais complexa. Sociólogos, educadores, antropólogos, pesquisadores de diferentes áreas procuram estabelecer esse papel. O objetivo desta dissertação é contribuir com o que se pode considerar o papel central para o ensino da Física: a formação para cidadania. Foi elaborada uma proposta de intervenção visando a despertar o interesse de alunos do Ensino Médio para questões de relevância social e, por meio dela, estimular posturas e atitudes de responsabilidade social, potencializando a formação de um cidadão mais ativo política e socialmente. Nessa perspectiva, foram feitos estudos sobre formação para a cidadania e sobre mudanças de atitude, utilizando como principal referencial teórico a ênfase curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade. O ensino da Física Nuclear foi integrado a essa proposta, em função de seu potencial pedagógico na discussão de questões sociais, políticas e econômicas, articulada com conceitos científicos e tecnologias associadas. A proposta de ensino foi aplicada em uma turma de Ensino Médio de escola particular da cidade de Natal-RN e fez uso da questão controversa que envolve a implantação das usinas nucleares no Nordeste. A metodologia de jogo de papéis propiciou aos alunos assumirem personagens sociais específicos e construírem conhecimentos para dar subsídios à realização de uma audiência pública e, posteriormente, de um plebiscito, ambos simulados. Na análise da implementação da proposta, ressaltam-se as dificuldades, mas também as possibilidades e a relevância do exercício de habilidades como as de argumentação, busca de informações, e discussão de problemas sociais. Os resultados da pesquisa mostraram a possibilidade de aprendizado significativo de conteúdos da Física Nuclear, por meio da atividade, que constituiu um exemplo de ensino de Física com contextualização social, política, econômica, científica e tecnológica, utilizando, no caso, uma questão controversa real associada a mecanismos que despertam para maior participação popular, como a audiência pública. Identificam-se também mudanças de postura por parte de alguns alunos em relação a assuntos referentes à Física Nuclear. Espera-se, com a dissertação, contribuir para a formação de futuros cidadãos bem como com a iniciativa de outros professores-pesquisadores que apresentem objetivos de ensino similares aos assumidos no trabalho
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