Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Ana Priscila Calixto de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da ludicidade na aprendizagem no ensino fundamental I: reflexões sobre as vivências pedagógicas no estágio supervisionado não obrigatório
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-12) Souza, Ana Priscila Calixto de; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9570-6660; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Costa, Ademarcia Lopes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469; Costa, Gilberto Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-2495-1030; http://lattes.cnpq.br/2622014367423112; Ribeiro, Wagner Leite
    Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: como as práticas que envolvem a ludicidade em sala de aula favorecem o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças no ensino-aprendizagem no primeiro e segundo ano do ensino fundamental? Para o desenvolvimento do problema tem-se como objetivo geral analisar como a efetivação de abordagens metodológicas lúdicas no ensino pode influenciar positivamente o desenvolvimento físico, social e emocional dos alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, anos iniciais. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência obtido durante o estágio supervisionado não obrigatório que foi realizado no Ensino Fundamental I, especificamente nas turmas de primeiro e segundo ano em uma escola da rede pública de ensino situada no município de São Gonçalo do Amarante – RN. Esta pesquisa foi embasada nos estudos de Luckesi (2000), Montessori (1987), Piaget (1971), Vygotsky (1994), Wallon (2007), dentre outros. Os resultados revelam que as atividades lúdicas quando implementadas de forma adequada no ambiente escolar desempenham um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico dos alunos. Observou-se que as principais atividades lúdicas utilizadas eram jogos educativos, contação de histórias e dramatizações, sempre cuidadosamente organizadas pelas professoras, adaptadas às necessidades e interesses dos alunos, e integradas ao currículo escolar. Além disso, percebeu-se que a interação entre os/as docentes e os/as alunos/as durante essas atividades foi marcada por uma atmosfera colaborativa e participativa, na qual os/as estudantes eram encorajados/as a expressar suas ideias, resolver problemas e colaborar uns com os outros, promovendo assim um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. Conclui-se que a ludicidade é uma abordagem de extrema importância que deve ser incorporada nas instituições de ensino fundamental, com o objetivo de promover uma aprendizagem rica em significados e desenvolver ainda mais o potencial de cada aluno, abarcando tanto os aspectos cognitivos quanto os emocionais, contribuindo assim para o seu pleno desenvolvimento educacional, físico e social.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM