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Navegando por Autor "Souza, Antonia Nubia Oliveira Alves de"

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    Tese
    A concepção de humanização no contexto da formação médica: o caso da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Souza, Antonia Nubia Oliveira Alves de; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; ; http://lattes.cnpq.br/7058321240660899; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://lattes.cnpq.br/7706483469232827; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Fernandes, Suzana Carneiro de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/6128746651032614
    Este estudo busca compreender os aspectos relacionados à concepção de humanização que contribuem para uma formação humanizada no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de entrevista não estruturada ao grupo de 6 docentes e aplicação de grupo focal e observação participante em três grupos de 10 estudantes dos 2º, 4º e 6º períodos do curso. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual surgiram duas categorias: Tendências de Mudanças e Incipientes Mudanças. Na primeira, identificamos os aspectos relacionados à realidade social baseando-se na realidade vivida pelos docentes e os discentes em seu campo de atuação; as competências como estimulação ao saber reflexivo e crítico dos discentes, através dos incentivos docentes; e aprender a aprender como forma de suscitar a capacitação docente voltada para o processo da aprendizagem e avaliação dos discentes. Em relação à segunda, percebemos aspectos positivos e negativos. Nas atividades positivas, constatamos ações e atitudes determinantes para a evolução das propostas curriculares, enquanto que nas atividades negativas, verificamos pontos destoantes entre os diálogos dos discentes e docentes em relação ao processo da formação médica com visão humanizada. Por fim, obtivemos pontos de acentuada discrepância entre os períodos investigados. Todavia compreendemos que os dados do estudo corroboraram para o encontro das propostas delineadas acerca do que foi percebido entre a visão dos docentes e a dos discentes em relação ao processo de formação vinculado à concepção de humanização, caminhando, mesmo de maneira incipiente, em prol de uma formação médica mais humanizada e centrada no ser humano.
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