Navegando por Autor "Souza, Bruna Francinett Barroso Faustino de"
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Dissertação Experiências de leitura e escrita no Ensino Fundamental: a contribuição das narrativas literárias(2019-12-12) Souza, Bruna Francinett Barroso Faustino de; Campos, Sulemi Fabiano; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Dias, Ana Crélia Penha; ; França, Katia Cilene Ferreira;A exposição excessiva aos textos de linguagem mais objetiva e de comunicação instantânea disponíveis em meios digitais exerce alguma influência na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental no espaço escolar? O acesso às experiências de leitura através de narrativas literárias pode favorecer o desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita mais complexas? Partindo dessas questões, desenvolvemos uma pesquisa social sob o paradigma qualitativo, conforme Bortoni-Ricardo (2008), de naturezas interventiva e interpretativista. O procedimento metodológico usado para a intervenção é a realização de oficinas de leitura e escrita a partir de narrativas literárias, desenvolvidas na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes, da cidade de Goianinha/RN. O objetivo geral da pesquisa é construir experiências significativas de leitura literária a partir do acesso às experiências dos autores dos textos lidos, a fim de que, tendo o que dizer, os alunos desenvolvam satisfatoriamente a escrita de forma subjetiva e criativa. Assim, os objetivos específicos são: i) diagnosticar as práticas de leitura mais recorrentes para os estudantes e o impacto dos textos de comunicação imediata nas redes sociais na sua construção narrativa; ii) analisar os diferentes modos de dizer dos autores das narrativas lidas e suas implicações na construção de sentidos pelos alunos; e iii) promover produções escritas de narrativas literárias valorizando as experiências dos estudantes. Para isso, tomamos como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2004) e adotamos a concepção de indissociabilidade das práticas de leitura e escrita, bem como a distinção entre redação e produção textual, conforme Geraldi (2003; 2009; 2012; 2015). Partimos da definição de leitura rigorosa quanto à recuperação de pistas interpretativas do texto, conforme Riolfi et al. (2014), mas também da definição de leitura subjetiva, de acordo com as contribuições teóricas de Rouxel, Langlade, Rezende (2013), a fim de chegarmos à produção de narrativas literárias em consonância com Dalvi, Resende e Rover-Faleiros (2013) e consideramos a necessidade de espaços na Escola para a experiência como aquilo que nos toca, de acordo com a noção de Larrosa (2017).Tese O processo de significação das micronarrativas literárias na rede social Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Souza, Bruna Francinett Barroso Faustino de; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/1224488626483776; Lima, Isabel Muniz; Vieira, José Antônio; Costa, Júlia Lourenço; Costa, Lucilene Soares daEsta é uma pesquisa qualitativa que tem como objeto o processo de significação de micronarrativas literárias na rede social Instagram. Com base na pergunta inicial que a norteia, Como ocorre o processo de significação das micronarrativas literárias na rede social Instagram?, listamos as seguintes questões de pesquisa: quais são os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; qual é o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram?; quais são os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram?; como se dá a relação entre autor e leitor de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; de que modo as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas?. Diante dessas questões, definimos o objetivo geral de analisar como ocorre o processo de significação de micronarrativas na rede social Instagram; seguindo os objetivos específicos de i) identificar os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram; ii) descrever o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram; iii) investigar os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram, através de comentários; iv) averiguar a relação entre autor e leitor da micronarrativa literária no Instagram; v) refletir sobre o modo como as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas. Construímos um percurso teórico desde fundamentos de Foucault que interessam à Análise do Discurso até Pêcheux, na intenção de integrarmos os pressupostos da Análise do Discurso Digital de Paveau para uma análise ecológica do discurso literário na rede social Instagram. Para isso, as análises consideram dados da página @microliteratura da rede social Instagram e o nosso corpus consiste em uma coleção de exemplos em torno de um compósito de seis publicações da referida página, as quais correspondem a sete micronarrativas e todo o ambiente de significação. Optamos por não utilizar as micronarrativas transcritas sob pena de incorrer em uma análise linguageira que considera o digital como suporte e utilizamos as capturas de telas com a finalidade de uma análise pós-dualista que tome o digital como recurso de significação. Como resultados, identificamos a colaboração entre autor e leitor como coprodutores do discurso, o emprego recorrente de formas fixas e aspectos visuais que significam o discurso literário. A partir do estudo feito, traçamos algumas possibilidades de tratamento das micronarrativas no Instagram como objeto de ensino na Educação Básica.