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Navegando por Autor "Souza, Carla Patrícia Oliveira de"

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    Dissertação
    O figurino na narrativa dos filmes de Guel Arraes: O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-22) Souza, Carla Patrícia Oliveira de; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; http://lattes.cnpq.br/6431664423425888; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; García, Nicolás Lorite; ; http://lattes.cnpq.br/5692575852444154
    Esta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes, principalmente com os elementos da Semiologia (língua e fala), (significante e significado) e (sistema e sintagma). A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthes. Buscamos identificar o equilíbrio entre a fala dos personagens e a imagem da indumentária fílmica. Para complementar o estudo do poder do figurino na narrativa, estudamos os traços característicos do diretor e roteirista Guel Arraes nas suas obras, que são a identidade de nordestino, a representação do Nordeste e a comédia popular. Partimos do princípio que o trabalho de escolhas de sua criação não está separado das influências que o diretor teve durante sua vida. A nossa pesquisa se concentrou na apreciação dos filmes e na investigação minuciosa de toda a linguagem. As principais reflexões têm como sustentação as seguintes teorias: Barthes (2007), Figueirôa e Fechine (2008), Moles (2001), Stuart Hall (2005) e Mikhail Bakhtin (2013).
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    Livro
    O figurino, a narrativa e os movimentos artísticos nos filmes de Guel Arraes
    (Editora da UFRN, 2017-11-13) Souza, Carla Patrícia Oliveira de
    Esta pesquisa focaliza a trajetória do cineasta Guel Arraes e escolhe para análise dois filmes, O Auto da Compadecida (2000) e O Bem Amado (2010), bem como seus figurinos. O enfoque no figurino é realizado a partir da Semiologia e objetiva decifrar os sentidos produzidos na indumentária. Três personagens dos filmes terão os seus figurinos analisados a partir da teoria de Roland Barthes. A influência do movimento Armorial no filme O Auto da Compadecida e da estética Kitsch no filme O Bem Amado merecem uma reflexão, além do estudo da função do figurino no interior da narrativa amparado pela análise estrutural da narrativa de Roland Barthes
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    Tese
    A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-02) Souza, Carla Patrícia Oliveira de; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; http://lattes.cnpq.br/6431664423425888; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; ; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; Barreto Filho, Eneus Trindade; ; http://lattes.cnpq.br/1421349592402127; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Marques, Márcia Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8378093585349941
    Esta pesquisa se propõe a estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contêm elementos fantásticos na sua narrativa. Dessa maneira, selecionamos a minissérie Amorteamo (2015), de direção geral de Flávia Lacerda e veiculada pela Rede Globo de Televisão, como nosso objeto de estudo. Essa minissérie foi inspirada livremente na obra Assombrações do Recife Velho (2008), de Gilberto Freyre, e em outras fontes, como o filme em stop motion A noiva cadáver (2005), de Tim Burton. Refletimos sobre Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem essa narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste: a lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados, bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra, representado nos cenários disformes e desgastados e também no figurino dos personagens. O som é enaltecido na obra audiovisual por meio das cenas musicadas, por isso instauramos uma compreensão sobre o imbricamento presente entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação, buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iúri Lótman (1996) e pela pesquisadora brasileira Irene Machado (2003), uma vez que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permitem discutir toda a simbologia presente nas imagens e nos sons da minissérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca pensar a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora, especialmente os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo, somadas a dos autores já citados, utilizamos principalmente as contribuições teóricas dos semioticistas Ramos (2007), Américo (2017), além de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) e Leite e Guerra (2002).
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    TCC
    O papel do figurino na construção narrativa do filme Legalmente Loira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Costa, Iana Maia; Pavan, Maria Angela; Bazílio, Emanuele de Freitas; Souza, Carla Patrícia Oliveira de
    Esta monografia tem o objetivo de analisar o papel do figurino na narrativa do filme Legalmente Loira (2001), investigando como as escolhas de roupas, acessórios e cores influenciam a construção de identidade das personagens Elle Woods e Vivian Kensington e na percepção do público sobre elas. A pesquisa adota uma abordagem de análise fílmica e revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Heller (2013), cuja análise da psicologia das cores auxilia na interpretação das paletas cromáticas utilizadas na vestimenta. Os resultados demonstram que o figurino atua como uma ferramenta narrativa, reforçando temáticas centrais do filme.
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