Navegando por Autor "Souza, Darylene Santos de"
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TCC A importância dos materiais pedagógicos na Educação Infantil para a constituição de um ambiente alfabetizador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Souza, Darylene Santos de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Cruz, Jacicleide Ferreira Targino da; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira deA Educação Infantil, historicamente, tem passado por muitas mudanças na busca pela sua valorização. Desta forma, buscamos discutir aspectos relacionados às práticas pedagógicas, ao uso dos materiais pedagógicos e à organização da sala de aula dessa etapa da educação. O estudo tem como objetivo geral investigar a importância da formação de um ambiente alfabetizador nas salas de aula das instituições de Educação Infantil, mais especificamente, aquelas que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, enfatizando a presença e os usos dos materiais de apoio pedagógico e suas influências no processo de letramento e alfabetização. Diante desse objetivo, esta pesquisa pretende responder às seguintes questões: (1) até que ponto os materiais pedagógicos expostos na sala de aula contribuem com a alfabetização e o letramento das crianças?; (2) de que forma o material pedagógico é utilizado pelo professor para apoiar a prática pedagógica na Educação Infantil?; (3) as professoras utilizam algum critério para a escolha, produção ou exposição dos materiais pedagógicos?; (4) os materiais pedagógicos que ficam expostos na sala são utilizados pelas crianças? Metodologicamente, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e interpretativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e observações em campo, mais precisamente, em salas de aula de um Centro de Educação Infantil, no município de Parelhas-RN. Para a realização desta pesquisa, dialogamos com estudos de Soares (2009, 2017), Freire (1996), Ferreiro (2001), Freitas (2009), Oliveira (2011), Teberosky e Colomer (2003), Tardif (2010), Kleiman (1995), Dobranski (2017), Moreira e Souza (2016), Cocito e Marin (2018), entre outros. A análise dos questionários e as observações de campo mostram a importância da presença e da utilização dos materiais pedagógicos para a constituição de um ambiente alfabetizador. Portanto, Compreendemos que há uma grande necessidade de planejamento e definições de critérios que orientem o uso dos materiais pedagógicos, a fim de que possam proporcionar o contato inicial com a escrita e suas funções sociais dentro do contexto cultural das crianças, tornando-se facilitadores no processo de alfabetização e letramento, quando utilizados como material de pesquisa e apoio na construção de conhecimentos.