Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Darylene Santos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância dos materiais pedagógicos na Educação Infantil para a constituição de um ambiente alfabetizador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Souza, Darylene Santos de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Cruz, Jacicleide Ferreira Targino da; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    A Educação Infantil, historicamente, tem passado por muitas mudanças na busca pela sua valorização. Desta forma, buscamos discutir aspectos relacionados às práticas pedagógicas, ao uso dos materiais pedagógicos e à organização da sala de aula dessa etapa da educação. O estudo tem como objetivo geral investigar a importância da formação de um ambiente alfabetizador nas salas de aula das instituições de Educação Infantil, mais especificamente, aquelas que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, enfatizando a presença e os usos dos materiais de apoio pedagógico e suas influências no processo de letramento e alfabetização. Diante desse objetivo, esta pesquisa pretende responder às seguintes questões: (1) até que ponto os materiais pedagógicos expostos na sala de aula contribuem com a alfabetização e o letramento das crianças?; (2) de que forma o material pedagógico é utilizado pelo professor para apoiar a prática pedagógica na Educação Infantil?; (3) as professoras utilizam algum critério para a escolha, produção ou exposição dos materiais pedagógicos?; (4) os materiais pedagógicos que ficam expostos na sala são utilizados pelas crianças? Metodologicamente, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e interpretativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e observações em campo, mais precisamente, em salas de aula de um Centro de Educação Infantil, no município de Parelhas-RN. Para a realização desta pesquisa, dialogamos com estudos de Soares (2009, 2017), Freire (1996), Ferreiro (2001), Freitas (2009), Oliveira (2011), Teberosky e Colomer (2003), Tardif (2010), Kleiman (1995), Dobranski (2017), Moreira e Souza (2016), Cocito e Marin (2018), entre outros. A análise dos questionários e as observações de campo mostram a importância da presença e da utilização dos materiais pedagógicos para a constituição de um ambiente alfabetizador. Portanto, Compreendemos que há uma grande necessidade de planejamento e definições de critérios que orientem o uso dos materiais pedagógicos, a fim de que possam proporcionar o contato inicial com a escrita e suas funções sociais dentro do contexto cultural das crianças, tornando-se facilitadores no processo de alfabetização e letramento, quando utilizados como material de pesquisa e apoio na construção de conhecimentos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM