Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Elianete Maria Medeiros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Juvenilização na educação de jovens e adultos (EJA): o caso da Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas, na cidade de Caicó - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Souza, Elianete Maria Medeiros de; Silva, Alessandra Pio; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Silva, Diêgo Lima Santos
    Este trabalho tem como objetivo verificar as motivações que conduzir ao processo de juvenilização na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas. Com esta reflexão, o conhecimento dos dados fundamenta-se na abordagem qualitativa, conforme Ludke e André (2013). No que concerne a base metodológica, partimos de uma revisão bibliográfica de autores que versam sobre a temática como: Freire (2013), Carrano (2007), Sposati (2005), Lódi (2019). A partir desta revisão, entendemos a presença da juvenilização na EJA, os desafios e possibilidades nessa modalidade de ensino. Para conhecermos a escola e os sujeitos da pesquisa partimos de dados do Qedu (2021), além de uma pesquisa de campo na escola lócus de estudo, com a finalidade de observar a estrutura escolar, e aplicamos questionários como alunos da EJA em busca de obter resultados. As reflexões deixam evidente que os jovens tem cada vez mais se inserido na EJA, no qual essa modalidade inicialmente tinha como característica a predominância de adultos. Logo que essa modalidade de ensino seja formadora, humanizadora a esses jovens que se inserem na EJA. Esperamos que este trabalho possa ser fonte de reflexão para a educação da cidade de Caicó/RN, para que os professores entendam o contexto social de cada aluno inserido na EJA. Além disso, que este trabalho possibilite a outros pesquisadores problematizar, averiguar e refletir a realização de outros estudos sobre a temática supracitada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM