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Navegando por Autor "Souza, Emilly Lindolfo de"

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    Dissertação
    Acidentes de trânsito e consumo de álcool ao dirigir nas rodovias federais do Estado do Rio Grande do Norte: 2007 a 2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Souza, Emilly Lindolfo de; Lima, Luciana Conceição de; http://lattes.cnpq.br/5906454269284655; https://orcid.org/0000-0002-5965-3861; http://lattes.cnpq.br/5626114546311524; Vasconcelos, Ana Maria Nogales; Machado, Elaine Leandro; Magalhães, Ismênia Blavatsky de
    Considerando a combinação perigosa de álcool e direção veicular, o objetivo central do presente estudo foi identificar as tendências das ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas fatais e não fatais ocasionadas por uso de álcool ao dirigir nas rodovias federais no Estado do Rio Grande do Norte (RN), de 2007 a 2019. Esse estudo se justifica devido a importância de estudos demográficos acerca do tema, e que compreende um período de mudanças importantes na legislação do trânsito brasileiro, como o endurecimento de leis de trânsito para coibir o consumo de álcool ao volante, como a própria implantação da Lei Seca. O RN é um recorte investigativo provocador aos estudos demográficos pois se localiza em uma das três regiões brasileiras que apresentam as maiores taxas de mortalidade no trânsito. Nesse estudo foi testada a seguinte hipótese: a formação de clusters no período de 2007 a 2019 ocorreu devido a centralização das ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas fatais e não fatais motivados pelo consumo de bebidas alcoólicas na Região Metropolitana de Natal. Para o alcance dos objetivos propostos foram utilizadas informações provenientes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Essa fonte disponibiliza informações dos acidentes em dois níveis: ocorrência e pessoa envolvida no acidente, e ambos foram utilizados nesse estudo. Foi utilizado um banco de dados de 2.143 ocorrências de acidentes de trânsito motivados pela ingestão de álcool registradas em rodovias federais no RN, e a partir da base de dados de pessoas foram analisados 4.735 registros de envolvidos em acidentes que também tiveram como causa principal o uso de álcool ao dirigir em rodovias federais no RN. Como métodos foi utilizada análise descritiva e análise espacial univariada por meio da aplicação do Índice de Moran Global e Índice de Moran Local (LISA). Nesta análise, os softwares utilizados foram o Qgis (versão 3.16.3) e Geoda (versão 1.18). Entre os principais resultados, foi encontrado o seguinte perfil das vítimas fatais em ocorrências de acidentes cuja causa principal foi a ingestão de álcool: predominantemente masculino (N=309; 78,4%), do grupo etário de 18 a 29 anos (N=110; 31,2%), do tipo condutor (N=236; 56,3%) e em trechos de rodovias federais localizados no interior do RN (N=95; 67,4%). Em relação à análise espacial, em que pese o baixo valor encontrado para o Índice de Moran Global para acidentes com vítimas fatais ou não, verificou-se por meio do Índice de Moran Local a formação de clusters, e para além da Região Metropolitana de Natal, rejeitando a hipótese testada. De um modo geral, os resultados encontrados apontam que a prevenção e a redução dos acidentes de trânsito analisados dependem de políticas públicas atuantes em todo o território, e não apenas na capital e em seu entorno, e que leve em consideração não apenas o perfil demográfico como também as características viárias/ambientais das ocorrências.
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