Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Eriberto Gomes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: propósitos e possibilidades para uma educação CTS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Souza, Eriberto Gomes de; Nascimento, Wilson Elmer; https://orcid.org/0000-0002-9802-3192; http://lattes.cnpq.br/0923652284500299; http://lattes.cnpq.br/1090924518117954; Henrique, Alexandre Bagdonas; Dantas, Josivania Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044
    Por diversas razões o Sol é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, no entanto, o excesso de exposição à radiação emitida por ele pode provocar problemas à saúde humana. Há a necessidade de um cuidado maior com a pele e os olhos por meio de equipamentos de fotoproteção, mas, é muito comum notarmos que tais cuidados não são tomados de maneira adequada. Um maior entendimento sobre os benefícios e os malefícios da radiação solar à nossa saúde e os fatores que dificultam a utilização dos produtos de proteção se tornam problemáticas importantes a serem estudadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou investigar a temática da radiação ultravioleta, seus principais efeitos e medidas de fotoproteção no âmbito da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual de Tangará/RN. Entendendo a perspectiva CTS como privilegiada para a abordagem da temática, propomos uma sequência didática, organizada a partir dos 3 Momentos Pedagógicos, sobre os efeitos da radiação ultravioleta na vida humana e a importância das medidas de fotoproteção. Para a construção dos dados de pesquisa de caráter qualitativo, os procedimentos e instrumentos utilizados foram: observação com elaboração de diário de campo por parte do pesquisador; aplicação de um questionário no início do desenvolvimento da sequência de ensino, e as produções dos alunos realizadas durante as atividades propostas, tais como, diário de aula, pesquisas realizadas pelos estudantes e produções textuais. Os dados foram analisados a partir dos propósitos e parâmetros da Educação CTS (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). A partir das análises das atividades realizadas durante a sequência didática, foi possível identificar o desenvolvimento dos propósitos educacionais relacionados ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. Dentre essas atividades, destacamos as entrevistas realizadas pelos alunos com os membros da comunidade, a elaboração de cartas abertas e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização na escola como as mais impactantes no que se refere a proporcionar ao estudante a mobilização de conhecimentos adquiridos para um melhor entendimento de seu papel na sociedade enquanto cidadão e, desse modo, pensar numa perspectiva de transformação social. Concluímos que a proposta didática conseguiu contribuir para a construção de um pensamento crítico, de um posicionamento diante da sociedade, de uma atuação na solução de problemas e na tomada de decisões embasadas no conhecimento científico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: uma proposta para a educação básica envolvendo aspectos sobre ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Souza, Eriberto Gomes de; Nascimento, Wilson Elmer
    O material didático que aqui propomos corresponde ao Produto Educacional, fruto da dissertação intitulada “Os efeitos da radiação ultravioleta na saúde humana: propósitos para uma educação CTS”, elaborado durante o curso de mestrado profissional do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi desenvolvido por Eriberto Gomes de Souza sob orientação do Professor Dr. Wilson Elmer Nascimento. Este material se caracteriza em uma Sequência Didática (SD) desenvolvida de acordo com a organização dos três momentos pedagógicos (3MP), levando em consideração os principais objetivos da Educação CTS. A SD é constituída por diversos elementos que vão potencializar as discussões sobre os efeitos da radiação ultravioleta na nossa vida e a importância das medidas de fotoproteção. Tal proposta, visa estimular à sua aplicação na vida real, a importância do contexto local para dar sentido ao que se desenvolve em sala de aula e o protagonismo do estudante na construção do próprio conhecimento. A SD, a princípio, foi pensada para ser desenvolvida em turmas da terceira série do Ensino Médio, no entanto, percebemos que esta possui grande potencial de ser trabalhada em diferentes contextos. Além disso, apresenta diversas possibilidades de adequação em acordo com as condições contextuais, por exemplo, em disciplinas eletivas, minicursos, cursos de extensão, feira de ciências, oficinas, atividades extracurriculares, entre outros. Cabe ao docente adaptá-la conforme a sua necessidade e realidade em sala de aula. Esta proposta didática está dividida em Unidades que abrangem diferentes tópicos. Ademais, para enriquecê-la, apresentamos as seções “Saiba Mais!”, que aprofunda ou complementa os conteúdos apresentados; “Espaços de Aprendizagem”, que sugere fontes para consultar materiais, para ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos e se aprofundar nos conteúdos abordados no tema e; por fim, “Curiosidades” que complementam e contextualizam os assuntos trabalhados. Em relação às aulas, propõe dicas que possam auxiliá-lo(a) na execução das atividades, como os objetos de conhecimento, objetivos, materiais necessários, tempo previsto, diálogo com o(a) docente e avaliação. Desse modo, incluímos aqui todas as informações que consideramos necessárias e essenciais para o desenvolvimento das aulas. Assim, nossa perspectiva é que este material possa contribuir de forma significativa para a sua prática docente, entretanto, caberá a você, professor(a), encontrar as melhores formas de aplicá-lo para facilitar a aprendizagem dos(as) educandos(as). Nosso papel é oferecer subsídios para que possa embarcar em sua trajetória educacional com apoio e confiança
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM