Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Ewerton Samuel Andrade de."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A contribuição dos temas transversais no ensino fundamental : com foco na educação para o trânsito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Souza, Ewerton Samuel Andrade de.; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Reis, Mônica Karina Santos
    O presente artigo científico traz uma pesquisa qualitativa e utilizou métodos de análise documental, revisão bibliográfica, de alguns autores como Almeida (2007); Vasconcellos (2006); Niskier (2001); entre outros, e um relato reflexivo de práticas educativas através da ministração de aula temática sobre segurança no trânsito. Teve como público alvo alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Mun Prof Homero de O. Dantas, trazendo a problemática: Como integrar a educação para o trânsito de forma eficaz no currículo educacional proporcionando uma formação abrangente e contextualizada? Teve como objetivo geral entender o porquê integrar o tema transversal: educação para o trânsito de forma eficaz no currículo educacional, no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. E como objetivos específicos: Analisar a importância da integração eficaz dos temas transversais, no currículo educacional, preparando os alunos para uma participação ativa na sociedade contemporânea; Refletir sobre a incorporação desses temas na educação do ensino fundamental, na rede pública; Avaliar a eficácia de uma abordagem prática de ensino, como a ministração de aulas temáticas. Através das contribuições dos discentes, foi possível evidenciar uma assimilação mais aprofundada dos conceitos relativos às leis de trânsito. Os alunos não apenas demonstraram uma melhor compreensão teórica, mas também revelaram um aumento na familiaridade e no reconhecimento eficiente das placas de trânsito. Além disso, compartilharam experiências pessoais, indicando mudanças notáveis em seus comportamentos ao transitar nas vias, tanto como pedestres quanto como passageiros em veículos sob a supervisão de seus responsáveis.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM