Navegando por Autor "Souza, Fábio de Abreu"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação História da física e natureza da ciência na formação docente(2018-07-30) Souza, Fábio de Abreu; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; ; ; Silva, Carolina Gual da; ; Alves, Milton Thiago Schivani;O presente trabalho tem como objetivo geral investigar possíveis impactos no que diz respeito a elementos formativos para a inserção didática da História da Ciência em decorrência da aplicação de um produto educacional na formação docente. Escolhemos, particularmente, explorar as potencialidades didáticas de fontes primárias relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica. O produto educacional direcionado para a formação docente abrange etapa preliminar de fundamentação para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência. Essa etapa inclui a aproximação em relação a características historiográficas, o estudo de recortes da legislação educacional, a análise de trechos de livros didáticos contendo informações históricas relacionadas ao conceito de pressão atmosférica e discussões sobre a temática Natureza da Ciência. Em seguida, o produto educacional propõe discussões sobre o desenvolvimento do conceito físico específico por meio do estudo de textos históricos originais. Busca-se sensibilizar o futuro professor quanto a visões simplistas de ciência e à inadequação da História da Ciência recorrente no contexto educacional, estimulando a percepção da necessidade de consulta pelo professor de recursos que possam ser fontes de informações históricas, sendo os textos históricos originais um desses recursos.