Navegando por Autor "Souza, Filipi Marques de"
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TCC Análise de desempenho de motores elétricos em túnel de vento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Pereira, Gabriel Filipe de Azevedo; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio; https://orcid.org/0000-0003-0920-7916; http://lattes.cnpq.br/1042806990155996; http://lattes.cnpq.br/8624409145101403; Souza, Filipi Marques de; http://lattes.cnpq.br/4888950790861801; Bernardo, Luan; http://lattes.cnpq.br/7170653774522253Todos os anos, as equipes que participam da competição SAE BRASIL AeroDesign são instigadas a encontrarem soluções para determinados desafios impostos pela organização da competição através de um regulamento. O projeto de cada aeronave difere um do outro, mas uma das áreas de estudo, e que todas tem em comum, é a de desempenho. Toda aeronave possui quatro grandes forças atuantes, são elas: a força de sustentação, a força de arrasto, a força peso e a força de tração gerada pelo Grupo Motopropulsor (GMP). O empuxo gerado pelo GMP é o objeto de estudo deste trabalho visando mostrar uma análise de um ensaio dinâmico em túnel de vento e comparar os resultados obtidos com o software Propeller Selector. Dentre as diferentes hélices analisadas neste trabalho, a MAS 12x8x3 é a que teve a menor taxa de decaimento do empuxo com a incidência de velocidade de escoamento, totalizando uma perda de 19,71% em relação ao empuxo inicial, numa faixa de velocidade de 4 a 16 m/s variando de 2 em 2 m/s. Com os resultados obtidos por meio dos testes de empuxo estático e dinâmico, é possível se escolher a hélice e o motor para se obter o melhor desempenho e poder cumprir os objetivos desejados.Dissertação Estudo da descontinuidade geométrica em lâmina de tecido híbrido bidirecional vidro/carbono(2017-03-30) Souza, Filipi Marques de; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério; Souza, Sandi Itamar Schafer de; ; http://lattes.cnpq.br/7400466085627528; ; http://lattes.cnpq.br/1042806990155996; ; http://lattes.cnpq.br/4888950790861801; Dias, Avelino Manuel da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1142442322601442; Costa Júnior, João Carlos Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/8131607733881361Os crescentes desenvolvimentos tecnológicos e econômicos convergem para a necessidade de criação de materiais cada vez mais eficientes, os quais buscam unir alto desempenho e baixo custo. Os compósitos surgem como solução para substituição de materiais convencionais, por serem desenvolvidos para aplicações especificas, podendo apresentar características desejadas. Os tecidos híbridos aplicados em compósitos fibrosos, se projetados adequadamente, possibilitam uma melhoria ainda maior no rendimento, já que, diferentemente dos tecidos convencionais, os tecidos híbridos combinam fibras diferentes com alinhamento dependente do tipo de solicitação de carga, podendo obter um material mais eficiente. Neste trabalho, foram realizadas análises com o intuito de estudar o comportamento de uma lâmina de compósito reforçado por tecido híbrido bidirecional vidro/carbono em presença de descontinuidades geométricas. Para a realização desse estudo o compósito foi fabricado a partir do processo de moldagem manual (hand-lay up). A partir dos ensaios realizados, de acordo com as normas da ASTM, obtiveram-se as características e propriedades do material (Percentual mássico e volumétrico de fibras, gráficos de tensão x deformação, resistência última e módulo de elasticidade). Foram analisadas configurações com as fibras alinhadas nas direções principais (0° e 90°) e em ângulo (30°, 45° e 60°). A lâmina obteve um percentual mássico total de fibras de 38,98%, sendo 19,49% de fibra de vidro e 19,49% de fibra de carbono. Já para o percentual volumétrico obtiveram-se os seguintes resultados: 10,91% de fibra de vidro e 14,88% de fibra de carbono. A partir dos resultados obtidos nos ensaios de tração pôde-se observar que os materiais com fibras em ângulo apresentam resistência inferior aos com alinhamento na direção principal e ao mesmo tempo apresentaram maiores alongamentos. A resistência residual apresentou resultados semelhantes tendo valores em torno de 0,774, exceto para o material com angulação de 30°, o qual apresentou um valor de 0,676. Diante dos resultados encontrados, torna-se evidente que a descontinuidade geométrica é um fator relevante na resistência deste compósito e deve ser considerada.