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Navegando por Autor "Souza, Francisco Emílio Simplício de"

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    TCC
    A estrutura escolar disponível para as aulas de educação física sob a ótica dos professores da rede municipal de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Azevedo, Fábio Henrique Araújo de; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Santos, Emanuelle Justino dos; Rêgo, Jeferson Tafarel Pereira do
    Este presente estudo busca apresentar quais são as condições físicas e materiais existentes para as aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de Natal e tenta fazer uma relação da interferência da falta desta estrutura com a valorização da disciplina e também com a formação física e cognitiva dos alunos, como também, que a presença dessa estrutura coopera com o desenvolvimento das aulas ajudando os professores a executarem suas aulas e, além disso, no aprendizado dos alunos levando benefícios ao desenvolvimento destes. O problema norteador desta pesquisa foi o seguinte: “Os professores da área da Educação Física necessitam de toda uma estrutura que condiciona suas aulas, então qual a estrutura que eles dispõem para a realização das aulas de Educação Física?”. A pesquisa é de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa- qualitativa, foi realizada na rede municipal de ensino da cidade de Natal, nas quatro zonas da cidade, com 36 professores todos do ensino fundamental. O trabalho de campo teve duração de dois meses, na qual foi realizado um questionário estruturado com onze questões fechadas, após isto houve a análise, interpretação e discussão de todos os dados obtidos e a apresentação em tabelas. Foi observado nos resultados que existe uma falta de estrutura por parte do poder público municipal e isso, causa um déficit nos materiais e estrutura física disponível para as aulas de Educação física, dificultando a aplicação do planejamento das aulas dos professores e em algumas oportunidades prejudicando o aprendizado por parte dos alunos. Apesar disso pode-se perceber um grande empenho por parte dos professores, pois, mesmo enfrentando tantas dificuldades eles não desanimam, e tentam desenvolver suas aulas usando da criatividade tanto nos locais das aulas como também com materiais alternativos. Por último percebemos tão quanto é importante o espaço físico e os recursos didáticos pedagógicos nas aulas de Educação Física escolar, destacando que a falta deles interfere de modo significativo nos trabalhos pedagógicos fazendo com que os resultados não sejam os esperados.
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    TCC
    Controle da sessão por meio de testes físicos e técnicos em jovens futebolistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Silva, Vancler Cássio Félix da; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Silva, Leandro Medeiros da; Câmara, Hugo César Reis
    Todos aqueles que praticam exercício físicocorrem o risco de sofrer de fadiga esportiva, também conhecida como overtraining, um mal que compromete o desempenho e reduz a capacidade de recuperação do organismo após o treino (para a atividade futebolística isso não é diferente).O futebol é uma modalidade esportiva que se caracteriza por esforços cujo os intervalos são desiguais, com movimentos acíclicos e repetidas mudanças de intensidade, podendo ser descrito como um desporto que utiliza fontes energéticas distintas e com algumas generalidades fisiológicas. Devido a isso vale salientar o estudo da fadiga, um cansaço intenso causado por grande esforço físico. Este trabalho buscou demonstrar a importância de se ter uma maior atenção sobre a fadiga, analisando os índices de fadiga através de testes físicos e técnicos em jovens futebolistas da categoria infantil.Participaram da pesquisa de campo 23 jovens futebolistas que se dispuseram a associar do presente estudo, em duas sessões no período de13 e 15 de outubro de 2015.Escolheu-se a escolinha de futebol infantil por estar diretamente ligado com o futuro do nosso futebol e de alguma maneira quero contribuir para a formação destes.Ao final do trabalho e de posse da analise dos resultados, pode-se concluir queos atletas devem utilizar a prática do salto horizontal, velocidade e controle de bola como uma ferramenta norteadora contínua para o crescimento atlético, futuramente
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    TCC
    Controle postural estático em pessoas vivendo com HIV/AIDS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Lima, Francisco Wellington de Sousa; Souza, Francisco Emílio Simplício de; http://lattes.cnpq.br/6323002590947864; http://lattes.cnpq.br/9460072205708990; Medeiros, Rafaela; https://orcid.org/0000-0003-4202-189X; http://lattes.cnpq.br/5289907053200510; Maria, Racquel
    O HIV causa de leve a grave comprometimento do sistema nervoso central, causando alterações nas capacidades cognitivas e motoras, podendo levar a déficits no controle postural. Assim, objetivou-se avaliar o controle postural estático em pessoas vivendo com HIV/Aids. Amostra: 11 pessoas, (6 homens e 5 mulheres),que praticam exercício físico e fazem acompanhamento nos serviços de assistência especializada, Natal/ RN.Os instrumentos utilizados para avaliara estatura emassa corporal foram balança digital e estadiômetro, para controle postural foi utilizada a plataforma de força e força de preensão manual utilizou-se dinamômetro manual.Para análise dos dados foram utilizados valores descritivos(média e desvio padrão),tanto para caracterização da amostra como para os parâmetros clínicos e de força de preensão. Para registros de equilíbrio postural estático durante as três condições de teste utilizou-se o MatLab R2013b, (frequência de aquisição:100Hz), onde foram observados: centro de pressão; amplitude de deslocamento ântero-posterior; amplitude de deslocamento médio-lateral; área e deslocamento total nas posições bipodal e unipodal (com e sem venda). O grupo apresentou alteração no controle postural. Nas mulheres observou-se amplitude de oscilação nas variáveis do COP ântero- posterior, médio-lateral, área e DOT, menor na condição de olhos abertos e na condição de olhos fechados. Os homens apresentaram menor amplitude de deslocamento no COPml com os olhos abertos. Sugerindo menor magnitude de oscilação postural para o grupo feminino deste estudo. Os resultados encontrados podem ser advindos das diferenças nas características da lipodistrófia entre os sexos e presença de carga viral também diferenciada. Conclui-se que pessoas que vivem com HIV/Aids apresentam alteração no controle postural e a participação em programa de exercício físico deve ser incentivada, para que os benefícios do mesmo,possam minimizar as alterações no controle postural.
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    Artigo
    Effects of supplementation with probiotics in experimental models of alzheimer's disease: a systematic review of animal experiments
    (Bentham Science Publishers, 2022-04-06) Idalina Neta, Francisca; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Batista, André Lima; Pinheiro, Francisco Irochima; Cobucci, Ricardo Ney; Guzen, Fausto Pierdoná
    Background: Conditions along the brain-gut-microbiota (BGM) axis can significantly contribute to the pathogenesis of Alzheimer's disease (AD). Evidence from animal studies indicates a role of probiotics in regulating mood, cognition, and stress response via the BGM axis. However, the effect of probiotics on AD needs to be better clarified in preclinical and clinical studies. Methods : We prepared this systematic review according to PRISMA. PubMed, Web of Science, Embase, and Virtual Health Library (VHL) were searched for original articles concerning the effects of probiotics in experimental AD. Results: Results were presented as a narrative synthesis according to the Synthesis Without Metaanalysis (SWiM) Guideline. Seventeen studies met the inclusion criteria. The results showed significant effects in the experimental models of AD treated with probiotics alone or in mixture due to expressive improvements in cognitive tests. Conclusion: Furthermore, in most of the included studies, it was possible to observe a reduction in inflammatory processes, an increase in the concentration of peptide hormones, insulin homeostasis in the brain, increased antioxidant enzymes, and a decrease in beta-amyloid deposition and tau hyperphosphorylation. Supplementation of probiotics seems to improve performance in cognitive tests and increase the concentration of substances capable of delaying the neurodegenerative process of AD in experimental models.
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    TCC
    Lazer, atitudes e saberes na escola: Um relato de experiência no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Silva, Danielly Daiany da; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Souza, Francisco Emilio Simplício de; Surdi, Aguinaldo César; Santos, Antônio de Pádua dos
    O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência prática intitulada, lazer, atitudes e saberes na escola: um relato de experiência no ensino médio desenvolvido na escola Estadual Floriano Cavalcanti. Inicialmente aplicamos um questionário diagnóstico com questões abertas sobre lazer, escola e educação física com o intuito de diagnosticar os conhecimentos prévios que uma turma do turno vespertino do ensino médio, composta por 30 alunos de ambos os sexos possuíam á respeito da temática. Após análise dos questionários teve início às intervenções onde apresentamos e trabalhamos em cada aula um dos conteúdos do lazer (físico, manual, artístico, social e intelectual) de forma a que o conhecimento expresso no questionário respondido pelos alunos serviu de referencia para a produção das aulas. Para as atividades propostas levamos para a escola materiais do cotidiano dos alunos no intuito de despertar um olhar crítico em torno de questões que circundam o universo do lazer. Para iniciar o período de aplicação das aulas na escola com o objetivo de apresentar os conteúdos culturais do lazer propostos por Dumazedier (1980) e explorar os saberes e atitudes que o lazer pode manifestar no ambiente escolar construímos uma unidade didática especificando o tema de cada aula e como pretendíamos desenvolvê-las. Sistematizamos seis aulas onde a proposta de cada uma foi apresentar em cada encontro um dos cinco conteúdos do lazer, mostrando as possibilidades de vivenciar cada conteúdo no ambiente escolar, discutindo á respeito das atitudes bem como despertando saberes para o lazer. As seis aulas foram realizadas no pátio da escola, na sala de dança e no térreo, o rodízio na escolha dos locais para aplicação de cada aula foi importante para que os alunos percebessem a utilidade que estes espaços tinham a oferecer. Para encerrar o período de aplicação das aulas desenvolvemos uma atividade final para casa, onde chamamos de ‘selfie do lazer’. A proposta foi que os alunos registrassem por meio do selfie o seu momento de lazer e, refletisse á respeito de alguns pontos que trabalhamos no decorrer das aulas. A ideia era que o selfie trouxesse para a escola como está a escolha do momento de lazer de cada um, bem como se esse lazer é algo programado ou se representa uma fuga da rotina ou do trabalho. A turma respondeu positivamente á proposta desde o principio e a forma de avaliar se o objetivo da pesquisa foi alcançado deixou os alunos motivados com as aulas, pois trouxemos para o ambiente escolar umas das questões que tem gerado debates e conflitos, que é o uso do celular na escola, e a proposta deste selfie revelou a importância que é dialogar com o que os alunos têm despertando um olhar crítico em torno de questões do cotidiano e o bom uso de um dos meios de comunicação para ampliação de conhecimento dentro da escola. Concluo assim, que é possível trazer o lazer para escola e desvendar inúmeras questões que circulam a temática.
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