Navegando por Autor "Souza, Hanna Cristina Tavares Dantas de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Combustíveis: hidrocarbonetos, alcoois e esteres trabalhados por meio de estudo de casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-04) Souza, Hanna Cristina Tavares Dantas de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Santos, Luciene da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/6586053671441143; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Farias, Fernanda Luiza deAs dificuldades de aprendizagem em Química Orgânica enfrentadas por alunos do Ensino Médio ocorrem, principalmente, pela falta de contextualização dos conceitos ligados ao dia a dia, mas, também, pela pouca conexão com outros conceitos químicos e pela dificuldade de interpretação da linguagem química, levando a necessidade de repensar a abordagem pedagógica. Dessa forma, a fim de relacionar o conteúdo com uma temática do cotidiano, desenvolvemos este trabalho a partir da estratégia de ensino Estudo de Casos, colocando os alunos em contato com problemas reais ou fictícios para contextualizar os conteúdos químicos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: Qual o potencial da estratégia Estudo de Casos para a aprendizagem das funções orgânicas e suas implicações sociais a partir da temática combustíveis? Nesse cenário, o objetivo foi aplicar e investigar a estratégia de ensino Estudo de Casos para o ensino de Hidrocarbonetos, Álcoois e Ésteres a partir da temática combustíveis, para que os alunos desenvolvam habilidades com intenção de reconhecer e diferenciar funções orgânicas, conseguindo relacionar o conteúdo estudado com situações do dia a dia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A aplicação aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, situada na cidade do Natal/RN, onde foram produzidos quatro casos investigativos e aplicados em uma turma de 3ª série do Ensino Médio Potiguar, através de uma sequência de 9 aulas que envolveram questionário de conhecimentos prévios, leitura e discussão dos casos, pesquisa orientada, elaboração de diário de bordo e culminou com a produção de vídeos pelos alunos com as soluções propostas pelos grupos. Os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, indicam que muitos alunos desconheciam os conteúdos de química orgânica envolvidos na temática Combustíveis ou tinham ideias incompletas oriundas do senso comum, no entanto, ao longo da pesquisa eles desenvolveram habilidades e a aprendizagem dos conceitos. Como Produto Educacional, propomos uma página na rede social Instagram como ferramenta de divulgação científica da estratégia Estudo de Casos e com produções audiovisuais elaboradas pelos estudantes.