Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Iranilma Lopes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os desafios encontrados na alfabetização e letramento no processo de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Iranilma Lopes de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Macêdo, Andressa Lenuska Souza de
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados na aprendizagem de crianças e adolescentes no processo de alfabetização e letramento tendo como sujeitos da pesquisa o Centro de Educação Infantil Eulina Pinto e a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto no município de Viçosa/RN. Na pesquisa buscou-se observar como se dá o processo de ensino aprendizagem destes alunos, assim como quais métodos o professor utiliza para alcançar a tão desejada fase silábico-alfabética, observou-se também quais os maiores desafios encontrados hoje para se alcançar a alfabetização e letramento das crianças. O estudo mostra a importância que a formação continuada tem para subsidiar o processo de alfabetização e letramento das crianças, como exemplo traz o programa Pacto, que diante das respostas obtidas através dos questionários se faz como inovador e eficaz no desenvolvimento da prática pedagógica dos envolvidos. Neste artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tecendo um diálogo em autores da área, assim como a pesquisa de campo, na qual foi feito um questionário com professores da Educação Infantil e das séries iniciais das referidas escolas onde se desenvolveu a pesquisa. Através da pesquisa, conclui-se que a alfabetização e letramento têm conceitos distintos, mas que devem andar lado a lado, assim como também são variadas as dificuldades encontradas para que estas duas práticas se efetivem e que com a formação e conhecimentos por parte do professor alfabetizador, muitas delas podem ser devidamente superadas. Constamos ainda que os professores entrevistadas utilizam das práticas de alfabetização e letramento e concordam que a formação continuada é indispensável para a melhoria e a mudança de sua prática pedagógica
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM