Navegando por Autor "Souza, Iranilma Lopes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Os desafios encontrados na alfabetização e letramento no processo de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Iranilma Lopes de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Macêdo, Andressa Lenuska Souza deO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados na aprendizagem de crianças e adolescentes no processo de alfabetização e letramento tendo como sujeitos da pesquisa o Centro de Educação Infantil Eulina Pinto e a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto no município de Viçosa/RN. Na pesquisa buscou-se observar como se dá o processo de ensino aprendizagem destes alunos, assim como quais métodos o professor utiliza para alcançar a tão desejada fase silábico-alfabética, observou-se também quais os maiores desafios encontrados hoje para se alcançar a alfabetização e letramento das crianças. O estudo mostra a importância que a formação continuada tem para subsidiar o processo de alfabetização e letramento das crianças, como exemplo traz o programa Pacto, que diante das respostas obtidas através dos questionários se faz como inovador e eficaz no desenvolvimento da prática pedagógica dos envolvidos. Neste artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tecendo um diálogo em autores da área, assim como a pesquisa de campo, na qual foi feito um questionário com professores da Educação Infantil e das séries iniciais das referidas escolas onde se desenvolveu a pesquisa. Através da pesquisa, conclui-se que a alfabetização e letramento têm conceitos distintos, mas que devem andar lado a lado, assim como também são variadas as dificuldades encontradas para que estas duas práticas se efetivem e que com a formação e conhecimentos por parte do professor alfabetizador, muitas delas podem ser devidamente superadas. Constamos ainda que os professores entrevistadas utilizam das práticas de alfabetização e letramento e concordam que a formação continuada é indispensável para a melhoria e a mudança de sua prática pedagógica