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Navegando por Autor "Souza, Ivana dos Santos de Lima e"

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    TCC
    Criação do Quadrinho Penélope e o Carneiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Araújo, Tarsila Fernandes de; Bastos, Helena Rugai; Souza, Ivana dos Santos de Lima e; Romani, Elizabeth
    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento da história em quadrinho “Penélope e o Carneiro”, desde a concepção do tema inicial da história até a impressão de um modelo final. O projeto foi realizado a partir de pesquisas sobre a história do gênero, a produção e os elementos gráficos que compõem os quadrinhos, como balões, onomatopeias e quadros, vendo também como o design gráfico e editorial fazem parte de sua produção. A metodologia utilizada para este projeto baseou-se nas etapas dos processos de produção utilizados por Eisner (1985) e Moore (2003), que foram adaptadas conforme as necessidades do trabalho, constituido da elaboração do roteiro, estudos de personagens e ambientes, testes impressos com bonecos e, por fim, a escolha dos materias para a produção do modelo final.
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    TCC
    Design centrado no usuário: Um estudo do SUAP-EDU como ferramenta de gerenciamento de turmas do ponto de vista dos docentes do IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Pereira, Larissa Soares Trindade; Bastos, Helena Rugai; Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar Matos; Souza, Ivana dos Santos de Lima e; Rosa, José Guilherme Santa
    Este trabalho de conclusão de curso realizou um estudo das ferramentas de gerenciamento de turmas do sistema SUAP-EDU, a fim de analisar problemas de usabilidade que dificultam a interação dos docentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte com o sistema. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo sobre os Institutos Federais, as Leis de Base da Educação Brasileira (LDB) e o Sistema Unificado de Educação Pública (SUAP). De igual maneira, para entender o design de interação foi necessário um aprofundamento nos conceitos de usabilidade, experiência do usuário e interação emocional. A abordagem do Design Centrado no Usuário foi utilizada como base desenvolver a metodologia do projeto, que utilizou ferramentas de coleta de dados (questionários e entrevistas) para investigar as necessidades e aspirações dos docentes, assim como a técnica de avaliação cooperativa para analisar o estado atual do SUAP-EDU junto aos mesmos. A partir dos dados coletados, foi realizada a síntese das informações, onde os problemas encontrados foram elencados e analisados, gerando oportunidades de projeto. Como desdobramentos futuros, pretende-se implementar uma solução projetual que solucione os problemas de usabilidade encontrados, a partir das oportunidades observadas no presente trabalho.
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    TCC
    Môbi: design de serviço de transporte e acompanhamento do idoso parcialmente independente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-13) Menezes, Louise Fernandes de; Cunha, Luiza Falcão Soares; Cunha, Luiza Falcão Soares; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; Souza, Ivana dos Santos de Lima e
    As transformações demográficas no Brasil nos últimos anos acarretam em um envelhecimento da população brasileira. O crescente número de idosos na população do Brasil, assim como, também, no Estado do Rio Grande do Norte é preocupante no tocante a falta de investimento e preparo das cidades para atender às necessidades e minimizar as dificuldades enfrentadas diariamente pelo público idoso. Este trabalho compreende uma pesquisa de análise do perfil do público idoso parcialmente independente, o qual necessita da ajuda de terceiros para realizar atividades do cotidiano, com o propósito de utilizar o Design de Serviços para desenvolver um projeto que atenda às necessidades do público idoso. Através de ferramentas do Design Thinking de Serviços, e a inclusão dos usuários e stakeholders durante o processo de desenvolvimento, contribuindo para a eficiência deste projeto.
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    TCC
    Natal saúde: análise de interfaces e projeto de um website para a busca das unidades do Sistema Único de saúde da cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Mariz, Lorena Karen Praxedes; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Souza, Ivana dos Santos de Lima e
    Este trabalho propõe o projeto de um website para a busca por Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde na cidade do Natal-RN. Foi observado o problema de acesso à informação, e em pesquisa realizada com os usuários do SUS, foi constatada a dificuldade em encontrar uma Unidade de Saúde na cidade do Natal. Primeiramente, foram estudados os aspectos de design envolvidas na interação e na usabilidade. Foi utilizado o método do Projeto E que é um método proposto por Meurer e Szabluk (2010) e tem como base o método de Garrett (SANTA ROSA E MORAES, 2012). O método apresenta seis etapas projetuais: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto, Visual e Execução. Na primeira etapa do projeto, estratégia, foram estabelecidos critérios de usabilidade, baseado em princípios de alguns autores, para a avaliação de interfaces. Estes critérios serviram de base para a análise do site da Prefeitura do Natal e um sistema similar, e também, os critérios nortearam o desenvolvimento do projeto até a etapa Visual, na qual é apresentada a interface do website Natal Saúde.
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    Dissertação
    Semantikos: proposta de interfaces para aplicativo mediador de técnica de diferencial semântico em mobile tablet
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-25) Souza, Ivana dos Santos de Lima e; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/2657210488822704; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Alves, Robinson Luis de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/1430210466857818
    Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar uma proposta preliminar para o desenvolvimento de um aplicativo mobile tablet, com o intuito de auxiliar na aplicação da técnica de Diferencial Semântico – DS, sob a abordagem do Design Participativo. A técnica de Diferencial Semântico, idealizada por Osgood et al. (1957), vem sendo utilizada para medir a percepção afetiva de indivíduos a objetos e conceitos por meio de escalas compostas por adjetivos bipolares, a partir dos modelos teóricos em que a técnica está apoiada. Durante a aplicação da técnica com os usuários em potencial, o pesquisador precisa administrar contextos diversos, simultaneamente, com uso de equipamentos, quando autorizado, e observar e registrar relatos espontâneos do usuário/respondente. Observa-se que há uma sobrecarga cognitiva durante esse evento. Dessa maneira, utiliza-se um único aplicativo cuja interface é elaborada com a finalidade de melhorar o grau de satisfação dos usuários da técnica de DS, isto é, os pesquisadores e colaboradores respondentes. A presente pesquisa, objetivando entender os processos inerentes à tarefa de aplicação da técnica de Diferencial Semântico, seguiu as seguintes etapas: a) a capacitação de usuários; b) questionário de background; c) entrevista com Grupo de Foco; d) desenvolvimento de protótipos; e e) Avaliação Cooperativa. Foram observadas e registradas as reações e impressões dos usuários a partir da experiência com a técnica de DS. Com base nessas observações, a hipótese da pesquisa confirmou-se em relação à viabilidade de utilização de um aplicativo para mobile tablet, como mediador na aplicação da técnica de Diferencial Semântico, à medida que convergem as etapas para um só dispositivo, melhora a execução da tarefa entre o usuário/pesquisador e o usuário/respondente, promovendo a satisfação dos envolvidos.
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