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Navegando por Autor "Souza, José Francisco das Chagas"

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    TCC
    Filosofia com crianças: experiências de pensamento e possibilidades para experienciar o pensar em Walter Kohan
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Santos, Rosana Lopes dos; Cirino, Maria Reilta Dantas; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Souza, José Francisco das Chagas
    O presente trabalho intitulado “Filosofia com crianças: experiências de pensamento e possibilidades para experienciar o pensar em Walter Kohan”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com análise de duas intervenções de experiências de pensamento com crianças. Na mesma, faz-se uma explanação acerca da Filosofia com crianças e as suas possibilidades na experiência do pensar, para tal, primeiro é necessário analisar o contexto histórico no sentido de entender aspectos do contexto da trajetória da Filosofia até o momento que as crianças tem acesso a mesma. Posteriormente, analisa-se a proposta de Matthew Lipman (para crianças) e a composição de Walter Kohan (com crianças). Como veremos no texto, para e com crianças não são sinônimos, são duas maneiras distintas de aproximar a filosofia das crianças. O objetivo principal da pesquisa foi buscar investigar e compreender, a partir de leituras, planejamento e realização de experiências de pensamento desenvolvidas no Projeto de Pesquisa em Filosofia com Crianças/DFI/UERN, possibilidades em vista da criação de condições para o desenvolvimento do pensar cada vez mais cuidadoso das/nas crianças; e como objetivos específicos: investigar o conceito de experiência e suas contribuições para o desenvolvimento do pensar infantil e para a criação das condições para a realização de experiências de pensamento com crianças; identificar, a partir dos fundamentos teóricos estudados no referido projeto, as possibilidades para a criação das condições necessárias para que ocorra a experiência de pensamento com crianças, por fim, analisar, a partir de duas transcrições de experiências de pensamento, as quais compõem o acervo do referido projeto, em vista de perceber as condições e possibilidades ali presentes para que ocorra a experiência de pensamento cuidadoso com crianças. Ao final foi possível identificar os aportes teóricos de ambas as perspectivas teóricas e práticas de filosofia para crianças e de filosofia com crianças e compreender as possibilidades de criação das condições para as experiências de pensamento com crianças. Pudemos perceber nuances dos aspectos teóricos estudados por essa pesquisa, tais como a disposição e potencialidade para o pensar desde a infância, o conceito de experiência como risco, como aquilo que cria possibilidades de transformação e sua relação com a infância no sentido de não saber e disposição para o saber, na presença do questionamento e capacidade de pensar coisas ainda não pensadas presentes na condição infantil.
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    Dissertação
    As provas metafísicas da existência de Deus em René Descartes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-30) Souza, José Francisco das Chagas; Alves, Daniel Durante Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/0105245515649663; ; http://lattes.cnpq.br/5199983018858185; Vaz, Bruno Rafaelo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/8825056204900445; Conte, Jaimir; ; http://lattes.cnpq.br/0947794412767249
    O presente trabalho tem por meta apresentar as provas da existência de Deus apresentadas nas Meditações Metafísicas de René Descartes, evidenciando sua importância e seu papel para o projeto filosófico cartesiano. A pesquisa procurou entender como Descartes, sendo um homem de ciência, buscará em Deus o sustentáculo e a garantia de sua filosofia. Portanto, antes será necessário entender que nessa época o conhecimento vive o caos e que Descartes se propõe substituí-lo se comprometendo a construir uma ciência nova firmada em bases seguras. Assim, o texto obedece a uma ordem que parte da dúvida como elemento metodológico imprescindível na superação de um saber carregado de incertezas e opiniões e difundido como sendo certo, para, enfim, atingir à verdade nas ciências, passando pela descoberta da primeira certeza, o Cogito, eu pensante, por isso existente. Encontrada esta certeza, a do sujeito que possui em si a ideia de um Ser infinito que contem todas as perfeições e, conforme ele irá demonstrar nas provas a posteriori e a priori. E, por isso, este Ser não pode ser pensado como não existente garantindo o projeto de Descartes
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