Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, José Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios no percurso da aprendizagem musical para a pessoa com deficiência visual: uma autobiografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Souza, José Silva de; Souza, Eugênio Lima de; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Mario André Wanderley; Fonseca, Maurício Eslabão da
    A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma realidade crescente, em grande parte como resultado do forte arcabouço legal que tem sido construído ao longo dos anos. No entanto, ainda são poucos os estudos que abordam como essa inclusão vem acontecendo na prática, especialmente a partir das percepções dos próprios estudantes durante seu processo formativo. É nesse sentido que o presente trabalho foi construído, tendo como objetivo geral, refletir sobre os desafios da pessoa com deficiência visual em sua caminhada no estudo da música, tanto no aspecto pessoal ou acadêmico. Aliado a esse objetivo, teve como objetivos específicos: 1) Descrever e analisar as barreiras e ajudas vivenciadas por uma pessoa com deficiência visual de modo a compreender como elas afetaram sua trajetória de educação musical; 2) Auxiliar professores de música a fornecer melhores oportunidades para a inclusão de estudantes cegos nos contextos de educação e práticas musicais; 3) Refletir sobre a aprendizagem musical de pessoas cegas, em suas necessidades específicas, procurando conscientizar gestores de escolas, professores e estudantes. Para a consecução dos objetivos, será utilizado o método autobiográfico, uma pesquisa narrativa de história de vida contada a partir do próprio pesquisador, fundamentado nos estudos de Santos e Garms (2014). Josso (1991), Marques e Satriano (2017), Costa e De Holanda (2021), Oliveira (2023). Como resultados, são apresentadas as contribuições do estudo tanto para o desenvolvimento do autor quanto da própria pesquisa educacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM