Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Kelly Pereira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Luta pela terra, luta pela palavra: história de vida e formação de duas educadoras populares do campo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-24) Souza, Kelly Pereira de; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; http://lattes.cnpq.br/0501377615390814; Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786254J9; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887
    Este trabalho resultou do reencontro entre mim e duas professoras com as quais já havia trabalhado, orientando-as pedagogicamente, durante a execução do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos nos Assentamentos de Reforma Agrária do Estado de Sergipe (PAJA/PRONERA), entre 2002 e 2003. A questão que motivou a pesquisa esteve alicerçada no princípio fundamental que orientou a realização dos cursos de formação e capacitação de professores e professoras no PAJA: conhecer a realidade e as necessidades dos mesmos, promovendo o diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum. Tomando como referencial o fato de que a formação das professoras não está restrita à qualificação acadêmica, ou seja, de que esta compõe uma parte da formação, que por sua vez é resultante da trajetória pessoal de cada uma, dialeticamente individual e coletiva, o acesso à realidade e às necessidades das professoras foi realizado por meio do conhecimento da história de vida das mesmas, especialmente de suas trajetórias escolares e profissionais. Estas, inevitavelmente, remeteram-se ao contexto social e cultural do campo, que pôde ser conhecido ainda mais de perto com a convivência junto às professoras durante vinte e sete dias em que permaneci no assentamento Golfo, localizado no município de Pacatuba/SE. A aproximação à vida das professoras através de suas narrativas e da convivência cotidiana demonstrou o quanto a Ciência ainda se encontra distante do dia-a-dia dos camponeses e camponesas, se apresentando por vezes como um produto acabado. De maneira que o diálogo entre essas duas esferas e a expectativa da transformação das condições sociais e culturais no/do campo, com a contribuição da educação, na qual o professor e a professora têm papel essencial, ainda permanecem como um desafio
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM