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    Produto Educacional
    Matemática recreativa em aulas dos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-26) Souza, Larissa Bento de; Cury, Fernando Guedes
    A partir de estudos em relação a motivação do aluno e as potencialidades da Matemática Recreativa (MR), desenvolvemos um caderno de atividades voltado à MR (Produto Educacional) para ser aplicado na turma do 7° ano do ensino fundamental, pois foi onde observei, a partir da rotina da sala de aula, uma falta maior de interesse pelas aulas de matemática. O objetivo era de proporcionar modificações nas percepções dos alunos em relação as aulas de matemática, e assim contribuir com o processo de ensino da disciplina, colaborando para um rendimento escolar de qualidade, em que os estudantes conseguissem produzir os conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento
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    Dissertação
    Matemática recreativa em aulas dos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-29) Souza, Larissa Bento de; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/2420030112533848; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Oliveira, Sinval de; https://orcid.org/0000-0002-2345-1109; http://lattes.cnpq.br/9577894345196081
    Esta pesquisa faz um estudo sobre aspectos relacionados a motivação no contexto escolar. Considerando-a relevante para o bom desenvolvimento dos estudantes apresenta a Matemática Recreativa (MR) como uma alternativa metodológica nas aulas de matemática. A questão norteadora da pesquisa é: como a utilização de um caderno de atividades voltado à MR, trabalhado de forma sistemática e regular em uma turma do ensino fundamental anos finais, pode influenciar na atitude dos alunos em relação às aulas de matemática? Como objetivo geral da pesquisa nós visamos avaliar a percepção de estudantes do ensino fundamental anos finais sobre as aulas de matemática quando a MR passa a ser regularmente utilizada. Para atingir o objetivo geral estabelecemos os seguintes objetivos específicos: investigar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática antes e depois da introdução da MR através do caderno de atividades (Produto Educacional); examinar questionários relativos à percepção dos estudantes sobre a aula de matemática antes da inserção da MR; estudar as potencialidades da MR para sala de aula de matemática; elaborar um caderno de atividades de MR para ser aplicado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental (Produto Educacional). Para esse estudo de caráter qualitativo, os dados foram coletados através de notas de campo, gravações de áudio, questionários e folhas das tarefas dos alunos. Realizamos, portanto, observações em sala de aula para analisar o comportamento dos estudantes durante as aulas de matemática antes, durante e após a aplicação do caderno de atividades elaborado, bem como aplicamos questionários de percepção para compreender a visão dos estudantes sobre as aulas de matemática e, também, inserimos na rotina escolar o uso de caderno de atividades durante um período de dez semanas do ano letivo regular. Para analisar os dados coletados fizemos uma leitura atenta das transcrições e das anotações do caderno de campo, identificando: características positivas das aulas de matemática, características negativas das aulas de matemática, características positivas da inserção da MR, características negativas da inserção da MR. Como resultados apontamos que a inserção da MR em sala de aula proporcionou modificações nas atitudes e percepções de alguns estudantes e um aumento expressivo no número dos que participavam ativamente nas aulas e envolviam-se nas tarefas propostas foi percebido. Concluímos que a inserção da MR sistemática em sala de aula tem potencial para despertar o interesse/motivação dos estudantes pela matemática e pode contribuir para auxiliar a prática docente.
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