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Navegando por Autor "Souza, Louize Gabriela Silva de"

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    TCC
    A educação de crianças e adolescentes hospitalizados: O papel do pedagogo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Antunes, Natália de Sousa; Araujo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Esse estudo teve por objetivo investigar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar como também quais atividades podem ser desenvolvidas por ele dentro dessas instituições, segundo os ordenamentos legais que regulamentam a prática do atendimento educacional hospitalar. Foram estudadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades do processo educacional dentro do ambiente hospitalar, assim como os benefícios proporcionados pelo contato do pedagogo/familia, da parceria entre a equipe que cuida do aluno e o pedagogo. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de revisão de literatura tendo como principais fontes: Brasil (2002); Matos e Mugiatti (2001); Ortiz e Freitas (2005); Garcia (2002); Caiado (2003) entre outros. Ela possuiu também um caráter exploratório, visto que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. A análise da literatura especializada permitiu compreender as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar no processo de tratamento da saúde da criança e adolescente hospitalizados. Nesse contexto, concluiu-se que há muitas formas do pedagogo trabalhar no ambiente hospitalar, pois onde há necessidade de uma ação educativa, dever haver o ato pedagógico, dado que a educação não se delimita apenas no modelo de ensino tradicional.
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    TCC
    A importância dos jogos na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-28) Lopes, Josefa Eliene dos Santos Silva; Souza, Louize Gabriela Silva de; Souza, Louize Gabriela Silva de; Reis, Mônica Karina Santos; Aquino, Fernanda Mayara Sales de
    O trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência do estágio supervisionado realizado na Escola Municipal Miriam Gomes Rocha Vieira, localizada em Jaçanã/RN, mais especificamente com a turma de Pré I da educação infantil. Tem por objetivo refletir acerca da importância do uso dos jogos como estratégia metodológica para auxiliar na aprendizagem das crianças, de forma lúdica e significativa. No trabalho, a Educação infantil assume um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e pessoal da criança. No ambiente escolar a criança compartilha saberes, brinca, se diverte e aprende. O uso e a busca por novas metodologias de ensino são cada vez mais frequentes, visto que a educação se faz em sintonia com as demandas sociais e históricas, renovando-se cada dia. Os jogos educativos surgem como mais uma estratégia de ensino que visa promover uma aprendizagem significativa. Enquanto estratégias de investigação foram utilizadas técnicas de observação participante com registros fotográficos dos jogos e das atividades realizadas durante os jogos. Para realização desta pesquisa foram consultados diversos trabalhos dentre os principais autores destacam-se: Freire (1996), Kishimoto (1997), Oliveira (2002) Paro (2001) e Wajskop (1995 e 2012). Por meio dos resultados obtidos com a aplicação dos jogos ficou evidente o interesse das crianças em aprender brincando. Consideramos que, sem dúvida, as diversas estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para a Educação Infantil, enfatizando os jogos, se constituem numa ferramenta interessante e positiva para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do educando.
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    TCC
    As expressões da violência nas Escolas Municipais de Parnamirim/RN: Uma análise a partir da visão dos gestores escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Valéria Regina Carvalho de; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Com vistas a analisar as expressões da violência nas escolas municipais de Parnamirim/RN, a partir da visão dos gestores escolares, este artigo foi construído. Assim, apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou as expressões da violência e a frequência em que estas ocorrem em oito (8) escolas que atendem ao público de Ensino Fundamental I e II no diurno e ao público de EJA no turno noturno, com destaque para o I semestre do ano de 2016. Para tanto, reflete sobre a violência e as suas diversas expressões e o papel do gestor escolar. Por fim, constata que as análises demonstram a desconstrução da ideia partilhada por uma parte considerável da equipe escolar de que a juvenilização da EJA seja uma determinante para a violência sofrida pelas escolas e aponta como sendo algumas formas de atuar junto a temática da violência no contexto escolar com vistas a preveni-la: a necessidade do gestor escolar buscar desenvolver um trato para com as situações que requerem o respeito a heterogeneidade, considerando a existência de diferentes padrões culturais e também a adoção de ações que busquem mediar conflitos que potencialmente podem vir a ser situações materializadas em alguma expressão das diversas formas assumidas pela violência.
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    TCC
    As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Damiana Batista Sales da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros.
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    TCC
    Concepções de sexualidade na Educação Infantil: um estudo com gestores, coordenadores e professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-21) Alexandrino, Ivone Oliveira; Fonseca, Géssica Fabiely; Fonseca, Géssica Fabiely; Souza, Louize Gabriela Silva de; Macedo, Claúdia Roberto Soares de
    O objetivo desse estudo é: descrever as percepções de professores acerca da sexualidade na educação infantil. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa. Definiu-se como lócus da pesquisa a Creche Municipal no Município de Currais Novos/RN. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os participantes da pesquisa foram: gestores, coordenadores e professores. Utilizou-se como aporte teórico os conceitos de Freud (2006) e autores que apresentam a articulação da sexualidade e a educação. Os resultados apresentam as percepções dos profissionais e a ausência de abordagens no contexto da educação infantil acerca da sexualidade humana. O estudo conclui que a sexualidade é uma dimensão essencial ao desenvolvimento do ser humano, e que está presente em todas as fases da sua vida, com manifestações inconscientes principalmente na infância
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    TCC
    Ensino técnico em saúde: em busca de uma formação humanizada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Sampaio, Marisa Narciso; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O Ensino Técnico em Saúde é caracterizado por especificidades e peculiaridades, em virtude de sua oferta estar diretamente relacionada com as permanentes mudanças ocorridas nas práticas sociais e políticas e, ainda, com as inovações do mundo do trabalho, cabendo às instituições e aos professores responsáveis por essa modalidade de ensino pensar nas estratégias e instrumentos para promover uma formação humanizada em saúde. Deste modo, o estudo objetiva discutir sobre a formação humanizada em saúde a partir da problemática do ensino técnico em saúde, considerando o papel do professor e das instituições educativas, a relação pedagógica, a formação de professores, a reformulação curricular e as estratégias de ensino nessa modalidade específica, com o intuito de refletir sobre alternativas emancipatórias em educação em saúde. Consiste em um estudo do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Como pressupostos teóricos foram utilizados Bosco Filho (2013), Giroux; McLaren (2013), Morin (2006), Capra (2006), Carvalho e Almeida (2009), Bosco Filho; Almeida (2013), Husseini (2003), Oliveira (2007), Silva (2010), Lopes (2011), entre outros. A unidade selecionada para o estudo foi a Escola de Saúde, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 14 (catorze) professores do ensino técnico em saúde. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados desta análise nos mostraram que formação humanizada em saúde é um processo em contínua construção.
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    TCC
    Estágio supervisionado na educação infantil: um momento de articulação entre teoria e prática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Barbosa, Sandra Rodrigues; Souza, Louize Gabriela Silva de; Reis, Mônica Karina Santos; Aquino, Fernanda Mayara Sales de
    O presente estudo tem como objetivo principal analisar e trazer considerações acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Nível IV da Educação Infantil, na Escola Municipal Prof.ª Maria Dalva Bezerra de Oliveira, bem como fazer uma articulação entre as disciplinas estudadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN - e a vivência em sala de aula. Para fundamentar e articular as discussões deste trabalho, utilizamos os estudos dos seguintes interlocutores: Ariès (1978), Craidy e Kaercher, (2001), Fernandes e Gremaud (2009), Fontana e Cruz (1997), Geraldi (2010), Libâneo (1986), Lopes e Vieira (2011), Pimenta e Lima (2004/2005), Santomé (1988), Tardif (2002), Veiga (1995), Vasconcellos (2000) e Vygotsky (1998), entre outros. Verificamos a importância do Estágio Curricular para a formação acadêmica do estudante. Além disso, constatamos que o aprendizado adquirido durante o curso é importante e necessário para o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório.
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    TCC
    Estágio: uma experiência com educação inclusiva em uma escolar particular de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Souza, Ticiane da Silva; Oliveira, Maria da Paz Siqueira; Andrade, Francisco Vitorino de; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O presente trabalho propõe um relato reflexivo da atividade de estágio não obrigatório realizado numa turma de 3º ano no ano de 2014 em uma escola particular de Natal/RN. Tem como objetivo discutir sobre como é entendido pela escola a inclusão e como isso ocorre no interior da instituição. Para tal, faz uma breve retrospectiva histórica da deficiência e explicita como ocorreu o trabalho no contexto da escola, discute o entendimento do conceito e da prática de inclusão e apresenta a prática desenvolvida. Utilizou como procedimentos metodológicos a observação, estudos de autores que discutem o tema, além e principalmente, do acompanhamento de um aluno, considerando a função de auxiliar. Podemos dizer que para que na verdade ocorra inclusão, muitos ainda são os caminhos a serem percorridos. Foi uma experiência bastante rica, contudo, pensamos que um auxiliar de turma não pode ser responsável por um aluno e em particular, um aluno deficiente, considerando a falta de conhecimentos necessários para atuação, considerando a fragilidade no conhecimento. Mesmo assim, foram muitas as aprendizagens que nos fizeram ter um olhar mais aprofundado sobre a inclusão, sobre o aluno com deficiência e sobre o que está sendo feito de maneira adequada e inadequada e sobre o que precisa ser modificado.
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    TCC
    Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico como ferramenta de estimulação da aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Marques, Maria Emília da Silva; Souza, Louize Gabriela Silva de; Reis, Mônica Karina Santos; Casado, Luciene de Vasconcelos
    O relatório apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem e como estes podem influenciar de maneira positiva e lúdica no desenvolvimento da criança. Tomo por base minhas vivências como professora desta etapa de ensino e as atividades que desenvolvi durante a docência. Discuto o quanto estas ferramentas tornaram-se significativas na educação infantil e reflito sobre a importância de estarem articuladas aos conteúdos de ensino e não apenas como entretenimento e diversão. Para tanto, apresento a necessidade do planejamento e da organização do tempo e do espaço para a realização do jogo e da brincadeira de forma efetiva. Para realização desta pesquisa identifico como principais interlocutores, KISHIMOTO (2015), OLIVEIRA (1996), entre outros. Considero que a realização deste trabalho me proporcionou inquietações e desencadeou reflexões acerca das novas formas de trabalho que associam os jogos e as brincadeiras ao contexto escolar. Pude refletir acerca de minha prática pedagógica e das atividades, projetos e ações que desenvolvi ao longo de minha trajetória profissional.
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    Dissertação
    Mia couto: por uma pedagogia da doce ira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-05) Souza, Louize Gabriela Silva de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/2335250717975703; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Knobbe, Margarida Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654; Figueiredo, Renato Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9683671328241934
    A dissertação expõe e problematiza as ideias importantes presentes naobra do moçambicano Mia Couto, com vistas a sugerir princípios pedagógicos do que chamamos de uma Pedagogia da Doce Ira. Apresenta uma proposta de base política e ética que tem como objetivo sensibilizar educadores brasileiros e latino-americanos para a construção de uma educação complexa de base transdisciplinar e potencializadora de criatividade. Promove uma discussão capaz dedespertar nos sujeitos o desejo de romper de forma inteligível, simples, afetuosa e sedutora, com um mundo maestrado pela monocultura da mente (Vandana Shiva), responsável por impor valores que privilegiam o individualismo e a competição. Diante da magnitude da obra de Mia Couto, selecionei dois livros de natureza política e ensaística que serviram de matrizes para a dissertação. São eles: Pensatempos. Textos de opinião (2005) e E se Obama fosse africano? E outras interinvenções (2009). Além disso, utilizo entrevistas concedidas pelo autor em revistas,jornais e meio eletrônico. Os livros de romances, contos, poesias, crônicas e ensaios foram agrupados e organizados em quadros para permitir ao leitor uma visão geral da obra. De natureza bibliográfica, o trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Jean-Jacques Rousseau, Teresa Vergani, entre outros. A dissertação se situa na interface da tríade literatura, política e educação.
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    TCC
    O processo avaliativo nas séries de alfabetização da Escola Estadual Camilo de Léllis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Pinto, Solania Maria; Casado, Luciene de Vasconcelos; Casado, Luciene de Vasconcelos; Souza, Louize Gabriela Silva de; Alves, Elza Maria Silva de Araújo
    O trabalho apresenta uma análise sobre avaliação escolar apresentando em sua dinâmica algumas funções que se concretizam a partir da concepção pedagógica de cada professor. Com o intuito de identificar e analisar as dificuldades do processo avaliativo dos professores das séries iniciais da Escola Estadual Camilo de Léllis, na cidade de Riacho da Cruz-RN, como também verificar seus instrumentos avaliativos, discutir suas concepções de avaliação para buscar melhores resultados, ciente das responsabilidades de todos envolvidos no processo avaliativo. A pesquisa também verificou se a maneira de ensinar e aprender dos envolvidos não estão vinculadas a forma pedagógica do próprio ato de avaliar. Essa análise é resultante de uma pesquisa qualitativa, a qual, foi desenvolvida com base na verificação, identificação e análise das respostas coletadas através de entrevistas. Foi desenvolvida com o apoio pedagógico da escola a aplicação de questionários com professores alfabetizadores da escola estudada. Nesse sentido, foram realizadas 1(uma) entrevista com o apoio pedagógico, e 1 modelo de questionário aplicado com os 3 (três) professores, os quais trabalham com turmas de 1º, 2º e 3º anos. A pesquisa teve como suporte teórico as concepções de Jussara Hoffmann (1993) Cipriano Carlos Luckesi (2005) Antoni Zabala (1998) e Phillippe Perrenound (1999). O trabalho propõe reflexões analíticas sobre as práticas docentes e a avaliação da aprendizagem, considerando formação adequada dos professores e as exigências do sistema educacional. Fica evidente que ensinar requer o comprometimento do professor, sendo que este não pode exercer sua função em sala de aula, sem acompanhar o processo de construção do conhecimento escolar. Ao final, concluímos que os professores da referida escola estão utilizando instrumentos avaliativos adequados, colaborando para que aconteça um modelo de avaliação formativa que permite o aluno se tornar capaz de construir seu próprio conhecimento a partir da contribuição que a avaliação deve lhe proporcionar.
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    TCC
    Por uma aprendizagem significativa: o uso de diferentes estratégias de ensino em uma turma do fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Gilda Lilian da Silva; Souza, Louize Gabriela Silva de; Mônica Karina Santos Reis e Maria Da Paz Siqueira De Oliveira; Souza, Louize Gabriela Silva de; Reis, Mônica Karina Santos; Oliveira, Maria Da Paz Siqueira De
    O trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência do Estágio Curricular Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, realizado com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Miriam Gomes Rocha Vieira, em Jaçanã, Rio Grande do Norte. Traz discussões acerca das práticas didáticas e pedagógicas e das ações realizadas durante o estágio, lançando reflexões sobre o momento da construção do plano de aula, a preparação do material didático e as estratégias e uso de atividades que contribuem com os processos de ensino-aprendizagem e com as trocas de experiências no ambiente escolar. Foram trabalhadas as temáticas referentes ao conhecimento do alfabeto, as formas geométricas, o corpo humano, a flora e a fauna, entre outros temas. Durante o processo ficou perceptível o interesse das crianças pelas atividades realizadas, por estas terem possibilitado experiências que induzem o aluno a aprendizagem de forma prazerosa e significativa, considerando que o 1º ano é uma série em que a incorporação de vieses lúdicos e criativos tornam-se necessários. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores, Freire (1983); Oliveira (1997); Perrenoud (2000); Pimenta e Lima (2004), entre outros autores que serão citados no trabalho. Sem dúvida, o uso de atividades lúdicas pode se constituir em estratégias de aprendizagem que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento e interesse dos estudantes.
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    TCC
    Práticas pedagógicas para permanência dos alunos/as na EJA da escola Fundação Bradesco – Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Nascimento, Silvia Lya Nunes do; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Sampaio, Marisa Narcizo; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Este relatório reflexivo é resultado do meu estágio realizado em turmas de Alfabetização I e II (de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) na Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2012, na Escola Fundação Bradesco – Escola de Natal/RN, localizada no bairro Felipe Camarão. Objetivo refletir e discutir práticas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de garantir a permanência dos alunos/as na modalidade EJA no decorrer do estágio. Para tanto, retomei minhas memórias de estagiária e em diálogo com autores que me ajudaram a ressiginificá-las, registrei-as num esforço de escrita autobiográfica. Inicialmente faço uma discussão sobre os espaços disponibilizados na instituição, pois a exploração destes pode contribuir para que os alunos/as da EJA sintam-se participativos, motivados e pertencentes à comunidade escolar, o que contribui para uma maior frequência às aulas. Em seguida, abordo a relação professor-aluno compreendendo a necessidade de construir relações de interação entre educador e aprendiz, o que possibilita ao educador desenvolver estratégias diversificadas e criar laços afetivos que possibilitem uma melhor interação entre os sujeitos, viabilizando, assim, resultados concernentes a permanência dos/as alunos/as na EJA. Por fim, desenvolvo uma reflexão acerca das atividades norteadoras que visaram fidelizar a frequência dos alunos/as da Educação de Jovens e Adultos. Concluo que todas as experiências vivenciadas, narradas e refletidas neste relatório consubstanciaram uma prática pedagógica que buscava atender à necessidade de permanência dos/as meus alunos/as como jamais havia experimentado em qualquer escola pela qual passei, vivências estas que enriqueceram minha formação profissional.
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    TCC
    Relatos de auto(formação) no estágio supervisionado: primeiros passos na construção de minha identidade docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Silva, Lia Marta Araújo da; Souza, Louize Gabriela Silva de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos
    Este relatório reflexivo apresenta, de forma breve, minha trajetória como estudante, onde exponho as motivações que me levaram a escolha da docência como profissão, bem como uma análise das atividades que desenvolvo na minha atuação profissional. Ao relatar estas vivencias busco articular a prática com as discussões e saberes compartilhados em sala de aula no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O presente documento intitulado “Relatos de auto(formação) no estágio supervisionado: primeiros passos na construção de minha identidade docente”, encontra-se organizado em três capítulos: no primeiro relembro minha vida estudantil das séries iniciais a entrada na universidade; no segundo relato o meu entendimento acerca do que é ser professor, relevando a importância da prática durante a graduação e o que me conduziu a esta profissão; no terceiro, apresento, justifico e reflito sobre as minhas estratégias de ensino e refiro as atividades em que participei e organizei na escola na qual tive oportunidade de vivenciar, desenvolver, refletir, colaborar e relacionar a prática educativa com a teoria vista na graduação, tendo como suporte alguns autores, como Piaget, Vygotsky, Zabala, Emília Ferreiro, compreendendo assim, a necessidade de continuar a crescer enquanto profissional.
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    TCC
    Relatos de uma vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-14) Nunes, Maria das Graças Carlos; Oliveira, Maria da Paz Siqueira de; Andrade Júnior, Francisco Vitorino de; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Neste Memorial de formação acadêmica do curso de Pedagogia cujo título é: “Relatos de uma Vida”, utilizo-me de narrativas autobiográficas. Nele discorro sobre os pontos importantes de minha vida numa trajetória que me leva de volta a um passado que me pertence, porém, de modo organizado e não como em flash, relembrando de modo reflexivo desde a minha infância, até a minha formação acadêmica. Tem como objetivo reviver memórias que me ajudarão na análise e escolha do profissional em que pretendo me tornar como pedagoga. Nele falo de minhas lembranças da infância, da importância da família, do bullying sofrido como garota negra, das alegrias e das tristezas que ao invés de me enfraquecerem me fortaleceram. Contudo, para escrever este memorial busquei em teóricos como Amarilha (1997), que me conscientiza da importância dos contos de fadas para a criança; Ferrreiro (1995), que afirma que as crianças não são meros aprendizes, mas construtores dos seus conhecimentos; Freire (1996), que discute sobre a importância do ensinar com compromisso e de forma crítica; Galvão (1998),que discute a importância da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem; Snayders (1988), sobre os constrangimentos enfrentados pelas crianças nas escolas e Fante (2005), que reflete sobre o fenômeno do bullying, entre outros. Esse referenciais me possibilitaram sustentação para a discussão e reflexão dos relatos da minha história de vida. Ao final dessa experiência surpreendente em minha vida chego à conclusão da importância do memorial para formação do profissional de pedagogia, pelo modo que nos orienta a olhar e analisar de forma crítica o que é ou não válido como estratégia de ensino, tomando como parâmetro os nossos aprendizados e vivências.
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    Tese
    Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
    (2019-02-13) Souza, Louize Gabriela Silva de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; ; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Gonzalez, Fredy Enrique; ; Mendes, Iran Abreu; ; Oliveira, Josineide Silveira de; ; Knobbe, Margarida Maria; ; D'ambrosio, Ubitaran;
    A tese oferece reflexões sobre a dialogia vida e conhecimento a partir da obra elaborada pela matemática, artista plástica e escritora portuguesa Teresa Vergani. O percurso intelectual, a produção acadêmica e artística da pensadora reiteram a afirmação de Edgar Morin acerca da indissociabilidade entre vida e ideias. De natureza transdisciplinar, a obra de Teresa Vergani religa emoção e razão, particular e universal, natureza e cultura, ciência e tradição, história e mitologias. Trata-se de uma obra aberta aos diferentes domínios do saber. O objetivo da tese é compartilhar um itinerário formativo nômade e reafirmador da religação entre Ciência, Arte, Espiritualidade e Educação. Em Vergani coabitam o inacabamento, a incerteza, a ambivalência, o paradoxo. Sua aproximação com a matriz das ciências da complexidade se deve ao fato de que, já na década de 1980, era leitora de autores como Henri Atlan, Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Ilya Prigogine, entre outros. As categorias de insubordinação e nomadismo se apresentam neste trabalho como operadores do pensamento capazes de iluminar as reflexões tecidas pela autora no que diz respeito ao seu modo de compreender o sujeito, a educação, a diversidade cultural, o mundo. Essas características subjazem às ideias e ações da autora e lhes permitem transgredir o estabelecido pelo paradigma da fragmentação, da certeza, da razão patológica. A tessitura das ideias apresentadas foi realizada com base no pensamento de autores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Norval Baitello Jr., Mia Couto, entre outros. A tese tem como referência maior os livros de Teresa Vergani; estabelece canais de comunicação com pensadores inscritos nas ciências da complexidade; expõe um caleidoscópio das experiências culturais as quais Vergani teve acesso ao longo de suas pesquisas; registra testemunhos de pesquisadores e amigos, construídos sob o signo da amizade e da admiração. Por fim, discute de forma ampliada os preceitos de uma educação de base complexa e transdisciplinar, movida pela ética e pela pulsão estética, pela atenção às estruturas diversas e universais das culturas e pelo respeito à resistência dos saberes plurais.
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    TCC
    Um estudo sobre o processo de escolarização e a indisciplina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07) Paiva, Josemario Santos de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Monica Karina dos Santos; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O estudo tem como objetivo principal compreender a relação entre os processos de escolarização e a indisciplina a partir de uma perspectiva crítica, questionando os discursos hegemônicos. O interesse por esse objeto de estudo surgiu durante a experiência do estágio supervisionado no curso de pedagogia, em que o autor pôde perceber nas narrativas dos/as professores/as inquietações sobre o alto índice de indisciplina na sala de aula.
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    TCC
    Uma análise sobre o programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão – Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Vandir, Francisca Victor; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O presente artigo tem como objetivo principal analisar a atuação do Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, localizada no Povoado Tororó, zona rural do município de Currais Novos/RN. O interesse por essa pesquisa surgiu mediante experiências próprias na referida instituição, em que se pôde desenvolver um trabalho com alunos do 2o e 3o anos do Ensino Fundamental, participantes do Programa, destacando-se as oficinas de Letramento de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada constitui-se em descrição e análise das atividades desenvolvidas nas oficinas de Letramento de Língua Portuguesa, bem como levantamento bibliográfico, consultas a documentos oficiais do MEC, dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as práticas desenvolvidas no Programa Novo Mais Educação na escola investigada foram significativas, pois respeitaram o contexto sócio-cultural dos estudantes, valorizando-os como produtores de cultura. Como fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores: Veiga (2013); Libâneo (2015); Leite e Barbosa (2014); Soares (2001); Almeida (2013); Fazenda (2008).
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