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Navegando por Autor "Souza, Maria da Conceição Camilo de"

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    TCC
    Brincadeiras e interações sociais na Educação Infantil: práticas curriculares na Creche Municipal Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Maria da Conceição Camilo de; Soares Júnior, Francisco Cláudio; Soares Júnior, Francisco Cláudio; Vieira, Giane Bezerra; Andrade Júnior, Francisco Vitorino de
    O presente trabalho ressalta as minhas vivências pessoais, estudantil e profissional como fonte de enriquecimento para a minha formação de professora. Traz em seu contexto relatos de como aconteceu o Estágio Supervisionado II no tocante as observações, o planejamento pedagógico e intervenção pedagógica. Define-se como um estudo qualitativo à luz dos postulados do Referencial Curricular Nacional, ancorado em nos procedimentos técnicos: observações participantes, exercício docente e entrevistas, realizadas com professoras do nível IV da Educação Infantil na Creche Joanita Torres Arruda Câmara - Nova Cruz?RN. Objetiva investigar a relação entre brincadeiras, jogos, brinquedos e brincar como componentes pedagógicos que possibilitam mediações necessárias às interações sociais entre crianças/crianças e crianças/professoras na sua prática diária na Educação Infantil. A importância do brincar na vida da criança como fonte de organização de estruturas mentais, cognitivas e emocionais, bem como processo de desenvolvimento nos aspectos motor, físico e social das crianças. Assim, considera-se a ludicidade como um princípio de inserção da criança no lugar vivido utilizando-se dos brinquedos, brincadeiras, jogos e o ato de brincar na construtiva dos sujeitos sociais
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