Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Max Kennedy Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ô do mar: processo de criação inspirado no encontro com pescadores de Macau/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Souza, Max Kennedy Costa; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Maia, Sebastião Alves
    Esta monografia trata do processo de criação do espetáculo teatral “Ô do Mar”, inspirado no meu encontro com os pescadores de Macau/RN. A montagem cênica nasce do meu reencontro com a minha cidade natal e com as minhas “raízes” teatrais. Este processo criativo tem como base a observação e as histórias e depoimentos de trabalhadores do mar. Para elaboração das personagens me apoiei em algumas metodologias, a saber, do ator e encenador russo, Constantin Stanislavski e a Mímesis Corpórea, desenvolvida pelo Grupo LUME Teatro (Campinas/SP). Tanto a escrita quanto o trabalho artístico também foram atravessados pelo universo literário, contos, poemas e músicas macauenses.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Uma cidade em cena: espetáculo "Canto para Macau" em processo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Souza, Max Kennedy Costa; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/5522612376218105; Catalão, Larissa de Oliveira Neves; Moura, Monize Oliveira
    O presente trabalho analisa a cena teatral macauense atual a partir de um estudo de caso do espetáculo Canto Para Macau 2023. Realizado pela Prefeitura de Macau, no Rio Grande do Norte, a terceira edição do espetáculo conta a história da cidade. A montagem reflete sobre sua importância histórica e cultural para o município, uma vez que coloca no palco principais manifestações populares como o fandango, o coco de roda, o pastoril e os blocos carnavalescos de rua. Para compreender como essas manifestações se transformam em cena, o trabalho se apoia numa revisão de literatura sobre essas manifestações populares, analisando o que permanece e o que se modifica, usando como referências Getúlio Moura (2003), Aparício Fernandes (1984), Amaury de Medeiros Bezerra (2011) e Benito Barros (2001). No que diz respeito a uma teoria para o teatro popular brasileiro, procura convergir com o conceito de teatro-folia de Larissa Neves (2022). A pesquisa contribui para a reflexão sobre a história e identidade do povo e da cidade salineira, além de trazer grandes impactos e mobilizando inúmeras pessoas, não só em torno da montagem da peça, mas também na continuidade da pesquisa sobre o tema Macau.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM