Navegando por Autor "Souza, Max Kennedy Costa"
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TCC Ô do mar: processo de criação inspirado no encontro com pescadores de Macau/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Souza, Max Kennedy Costa; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Maia, Sebastião AlvesEsta monografia trata do processo de criação do espetáculo teatral “Ô do Mar”, inspirado no meu encontro com os pescadores de Macau/RN. A montagem cênica nasce do meu reencontro com a minha cidade natal e com as minhas “raízes” teatrais. Este processo criativo tem como base a observação e as histórias e depoimentos de trabalhadores do mar. Para elaboração das personagens me apoiei em algumas metodologias, a saber, do ator e encenador russo, Constantin Stanislavski e a Mímesis Corpórea, desenvolvida pelo Grupo LUME Teatro (Campinas/SP). Tanto a escrita quanto o trabalho artístico também foram atravessados pelo universo literário, contos, poemas e músicas macauenses.Dissertação Uma cidade em cena: espetáculo "Canto para Macau" em processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Souza, Max Kennedy Costa; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/5522612376218105; Catalão, Larissa de Oliveira Neves; Moura, Monize OliveiraO presente trabalho analisa a cena teatral macauense atual a partir de um estudo de caso do espetáculo Canto Para Macau 2023. Realizado pela Prefeitura de Macau, no Rio Grande do Norte, a terceira edição do espetáculo conta a história da cidade. A montagem reflete sobre sua importância histórica e cultural para o município, uma vez que coloca no palco principais manifestações populares como o fandango, o coco de roda, o pastoril e os blocos carnavalescos de rua. Para compreender como essas manifestações se transformam em cena, o trabalho se apoia numa revisão de literatura sobre essas manifestações populares, analisando o que permanece e o que se modifica, usando como referências Getúlio Moura (2003), Aparício Fernandes (1984), Amaury de Medeiros Bezerra (2011) e Benito Barros (2001). No que diz respeito a uma teoria para o teatro popular brasileiro, procura convergir com o conceito de teatro-folia de Larissa Neves (2022). A pesquisa contribui para a reflexão sobre a história e identidade do povo e da cidade salineira, além de trazer grandes impactos e mobilizando inúmeras pessoas, não só em torno da montagem da peça, mas também na continuidade da pesquisa sobre o tema Macau.