Navegando por Autor "Souza, Myller Denner da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A influência do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) na formação inicial do professor de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-01) Souza, Myller Denner da Silva; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Dias, Maria Aparecida; Souza Junior, Antônio Fernandes deO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem o propósito de melhorar a qualidade da formação inicial dos alunos de licenciatura, através da interação entre Ensino Superior e Educação Básica. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do referido programa na formação docente dos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isso, vinte e um participantes responderam a um questionário, o qual buscou identificar às possíveis áreas de contribuições advindas do Pibid para a sua formação. Uma análise descritiva foi realizada com base nas respostas obtidas. A partir da interpretação, sob a ótica de diversos autores: Nóvoa (2009), Ludke e Boing (2012) e Darroz e Wannmacher (2015), acerca da formação inicial ideal para futuros professores, pode-se concluir que o Pibid contribuiu efetivamente ao proporcionar a inserção dos acadêmicos entrevistados na prática docente, bem como a reflexão crítica sobre sua atuação. Ainda, na visão dos participantes, as articulações do Pibid proporcionaram benefícios para o desenvolvimento pessoal, acadêmico/profissional e na área do conhecimento científico.