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Navegando por Autor "Souza, Naara Câmara de"

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    TCC
    O uso de jogos educativos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Souza, Naara Câmara de; Campos, Rebeca Ramos; Campos, Rebeca Ramos; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Diógenes, Clarice Ferreira Guimarães
    O referido artigo tem como objetivo investigar como os jogos podem contribuir no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário utilizar a abordagem qualitativa de pesquisa com a metodologia de pesquisa-ação. Como instrumento para construção dos dados utilizamos a entrevista estruturada e a observação. Como lócus da pesquisa uma escola estadual da rede de ensino do município de Natal. Para embasar o estudo, foram utilizadas as contribuições teóricas de Ferreiro (2005), Morais (2012), Soares (2021), Rebeca Campos (2017), Tizuko Kishimoto (2011) e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e o manual didático do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE, 2009). O jogo utilizado se chama Dado Sonoro. As crianças jogaram em grupos, durante dois dias, totalizando quinze jogadas em duas grandes partidas. Os resultados confirmam que o jogo pode mobilizar processos de alfabetização e letramento, quando a turma conseguiu compreender as unidades sonoras das sílabas e as semelhanças em outras palavras, assim como a relação fonema-grafema e outras habilidades do processo de aquisição da língua escrita. Nas análises dos dados obtidos pela pesquisa, chegamos à conclusão que os jogos são um recurso didático que mobiliza a aquisição de conhecimento para a alfabetização, por exemplo a percepção da sílaba “di” em algumas palavras presente no jogo, ou a compreensão sonora com a representação gráfica de sílabas como “pa” e “ta”, principalmente quando há a mediação do educador, proporcionando aprendizagem lúdica, divertida e significativa para as crianças.
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