Navegando por Autor "Souza, Renata Gomes Marques da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge Despertando a Imaginação Sociológica: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Souza, Renata Gomes Marques da Silva; Lima, José Gllauco Smith Avelino de; Ribeiro, Gisele Rogéria Penatieri; Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues dePlano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. O presente Plano Anual de Ensino por título: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA: sobre a organização do trabalho nas diferentes sociedades e a desnaturalização das desigualdades sociais (Eixo Temático Trabalho e Sociedade – 3º Ano do Ensino Médio) está estruturado da seguinte forma: A primeira seção corresponde à justificativa sobre o porquê estudar o Eixo Temático Trabalho e Sociedade. A segunda, apresenta a metodologia que detalha como este Plano de Ensino Anual foi construído. Em seguida, apresentamos os objetivos a serem alcançados em cada unidade de ensino. Na etapa seguinte, trazemos o detalhamento das unidades de ensino, especificando o que foi proposto para cada aula. Por último, registramos as considerações finais e as observações sobre a experiência da construção deste documento.TCC O fazer pedagógico no cotidiano da escola: relato de experiências do estágio supervisionado III – anos iniciais do ensino fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07) Souza, Renata Gomes Marques da Silva; Santos, Luiz Antonio da Silva dos; Santos , Luiz Antônio da Silva dosEste trabalho reflete sobre experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O presente artigo tem como objetivo central verificar a importância do Estágio Supervisionado na construção dos saberes docentes e as suas contribuições na construção da identidade dos docentes. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante por meio da regência a partir de um projeto de intervenção denominado “Redescobrindo o mundo da leitura e da escrita através dos gêneros textuais” aplicado em uma turma do 5º ano C do Centro Infantil Estrela do Mar, localizado na cidade de Extremoz/RN. Para a construção desta pesquisa, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Pimenta (1999); Tardif (2002); Freire (2001) e Nóvoa (1991), entre outros. As vivências no referido Estágio e as análises bibliográficas contribuíram para verificar que o Estágio Supervisionado oportuniza a construção de saberes essenciais à constituição da identidade docente, tendo em vista a possibilidade de articular teoria e empiria no cotidiano da escola.