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Navegando por Autor "Souza, Rudson Edson Gomes de"

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    Tese
    Didática do plurilinguismo: efeitos da intercompreensão de línguas românicas na compreensão de textos escritos em português
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-04) Souza, Rudson Edson Gomes de; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; ; Nascimento, Izabel Souza do; ; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Mariz, Josilene Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/4945243844289619
    Neste estudo exploratório, apresentamos algumas leituras como em Doyé (2003), Carrasco Perea (2003), Melo, Araújo e Sá (2004), Chavagne (2009) e Alas-Martins (2010; 2011) com o objetivo de verificarmos alguns traços de como a abordagem plurilíngue pode constituir-se em uma tendência na melhoria da compreensão da escrita de textos em língua materna (LM), e quanto pode colaborar para uma melhor percepção do sujeito quanto ao mundo ao seu redor com todas as suas diferentes nuances. Consiste em descrever a metodologia e alguns resultados de pesquisa que proporcionaram a inserção experimental da disciplina denominada de Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil tendo como justificativa o elevado grau de analfabetismo funcional observado entre jovens de até 15 anos, segundo dados do IBGE de 2010. Os resultados foram verificados por meio de pesquisa-ação experimental mista caracterizada por Lewin (1946), Nunan (1992), Thiollent (1994) e Trip (2005) na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima e na Escola Estadual Professora Ana Julia de Carvalho Mousinho, com 95 alunos dos anos finais do ensino fundamental. O corpus decorrente desta investigação foi submetido a uma série de técnicas condensadas, como o teste não paramétrico de Kruskal e Wallis (1952) e o teste paramétrico ANOVA, em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados pelo caderno de atividades de ILR. O estudo possibilitou a investigação de estratégias de compreensão de línguas sob a perspectiva de autores como Ringbow (1987), Giacobbe (1990), Alarcão (1991; 2009a e 2009b), Corder (1992), Castellotti (2001) e Degache (2003), além da transferência dessas competências para a aprendizagem do português como apontado por Meissner, Klein e Stegmann (2004); indicou uma tendência positiva quanto à compreensão da LM por meio da análise de escores de provas e descrições escritas realizadas pelos participantes na resolução de tarefas
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    Dissertação
    O papel da leitura nas aulas de inglês: uma análise segundo a percepção dos professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-27) Souza, Rudson Edson Gomes de; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; ; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495
    Esta dissertação tem como objetivo investigar as crenças de professores quanto ao papel da habilidade de leitura em Inglês em escolas públicas estaduais de ensino médio de Natal, identificando o valor social do processo de aprendizagem desse idioma para alunos de língua estrangeira. A partir do entendimento de estudos sobre leitura, tanto na área da Psicologia Cognitivista, como em Gibson & Levin (1975), quanto na área da Psicolinguística, como em Goodman (1970) e DEL RÈ (2006), nós pesquisamos as percepções dos professores sobre as habilidades e competências que devem permear suas práticas educativas, através de seus conhecimentos sobre teorias da aquisição da linguagem como o Cognitivismo (PIAGET, 1961) e o Interacionismo Social (VYGOTSKY, 1979) e os documentos oficiais (PCNEM, 1999; PCN+, 2002) que são os parâmetros para o ensino de uma língua estrangeira no Brasil. Levamos em consideração outros fatores que influenciam a escolha das metas e os objetivos a serem trabalhados, tais como: intensidade da carga de trabalho dos professores, o número de turmas e alunos por turma para cada professor, materiais e tecnologias disponíveis, entre outros fatores que desempenharão um papel importante na escolha de metodologias adequadas. Para a realização de um estudo de caso, dois questionários foram utilizados na construção de entrevista dirigida com quatorze professores de Inglês em vinte escolas. De acordo com os dados sobre as crenças dos entrevistados verificamos que na visão dos professores a habilidade de leitura parece não ter um tratamento especial no ensino da língua estrangeira, devido a fatores que prejudicam este processo e, portanto, que os professores não percebem os reais objetivos do ensino de Inglês para alunos de escolas públicas estaduais em Natal. Como consequência, o atual processo de ensino dificulta a formação de aprendizes autônomos capazes de lutar por uma transformação social
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