Navegando por Autor "Souza, Tatiane Cunha de"
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TCC Encenando e aprendendo teatro na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-20) Santos, Nathália Maria Seabra dos; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/3977298891682946; Santos, Melissa Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Souza, Tatiane Cunha deAfirmando a importância de a docência em artes ser construída a partir das vivências artísticas do/a próprio/a professor/a, este TCC foi realizado na companhia da seguinte pergunta: os saberes da encenação podem constituir proposta pedagógica para o ensino escolar de teatro? Movida por tal questão, essa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as possibilidades de criação artístico-pedagógica de uma proposta para o ensino de teatro na escola a partir de elementos da encenação. As experiências docentes que compõem os procedimentos metodológicos dessa pesquisa de campo foram desenvolvidas junto ao Grupo de Teatro da Escola Municipal Celestino Pimentel, em Natal/RN, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (CAPES-UFRN). O aporte teórico que subsidiou o percurso das práticas cênicas realizadas no decorrer da pesquisa é composto por estudos de Augusto Boal (1991, 1998), Viola Spolin (2005), Jacques Lecoq (2010), Marcos Bulhões Martins (2004), e outros. Dentre os resultados, destacam-se cinco elementos da encenação possíveis à criação de uma proposta pedagógica para o ensino de teatro na escola, a saber: atuação, espaço, coreografia, caracterização e atmosfera. Das experimentações realizadas, conclui-se a importância dos saberes da cena no ensino escolar de artes, considerando-se o teatro como uma área do conhecimento humano igualmente necessária à formação integral de estudantes do Ensino Fundamental.TCC Uma experiência com o coco de roda no treinamento e ensino de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Silva, Irielly Letícia Brito da; Montenegro, Mayra; Lewinsohn, Ana Caldas; Souza, Tatiane Cunha deO presente artigo retrata o encontro da discente/pesquisadora com a manifestação popular do coco de roda, desde o conhecimento da sua existência, a pesquisa acerca da manifestação até a utilização do coco como ferramenta pedagógica para o ensino do teatro. A discente relata as experiências com o coco de roda e o ensino de teatro no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o programa Trilhas Potiguares, o projeto Auto de São Miguel Arcanjo, bem como nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores da Licenciatura em Teatro da UFRN. A partir de uma metodologia empírica, que analisou tais experiências, e de pesquisa bibliográfica, a discente pôde identificar na brincadeira popular diversas contribuições para o ensino do teatro e treinamento teatral, além da descoberta da suma importância de manter o coco de roda vivo e pulsante, como manifestação de resistência.TCC A formação de uma professora com deficiência intelectual no curso de Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Silva, Prisciane Cunha Rosa da; Lima, Erickaline Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-9852-4237; http://lattes.cnpq.br/1061452525627411; Silva, Gabriel de Nascimento e; Souza, Tatiane Cunha deEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda aspectos das minhas vivências como aluna de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ao longo deste trabalho, irei relatar as minhas vivências pessoais, escolares e acadêmicas (formação profissional), destacando meu processo de ensino- aprendizagem como discente com deficiência intelectual, cursando sua primeira graduação e, mais precisamente, as atividades realizadas em estágio. No primeiro capítulo intitulado Vivências na vida escolar, relato quem eu sou, trago fatos da minha vida pessoal e do meu desenvolvimento até o Ensino Médio. Em meio a isso, destaco como foi a descoberta da minha deficiência intelectual e os desafios que enfrento até hoje. Para compreensão da minha deficiência, utilizo, como apoio, referências teóricas que trazem o conceito e possibilitam-me problematizar como uma pessoa diagnosticada com deficiência intelectual pode ter autonomia e capacidade. Para contrapor o modelo médico que tende a reduzir as incapacidades retratadas em diagnóstico, trago a visão de Lev Vigotski (2019) sobre a deficiência que reconhece o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência articulada com o contexto do qual faz parte, bem como uma das possibilidades de existir. O trajeto percorrido e descrito neste memorial evidencia o que o autor denomina de processos compensatórios, em que as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento se tornaram estímulo para os princípios de compensação. No segundo capítulo, Vivências no Ensino Superior, ressalto como foi a minha entrada na graduação de Teatro. Menciono minhas motivações, algumas das disciplinas cursadas, as dificuldades enfrentadas e os aprendizados obtidos que serviram para minha vida profissional. Realizo um contraponto importante entre as estratégias pedagógicas definidas em Parecer pela equipe multiprofissional da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o que de fato é eficaz e foi recebido por mim durante o curso de Licenciatura em Teatro. Por fim, no capítulo 3, Vivências na prática dos Estágios Supervisionados em Teatro, apresento como foi o desenvolvimento das minhas práticas pedagógicas, onde foram realizadas, público alvo, planejamentos e execução. Entre os estágios houve a ocorrência da pandemia do Covid-19 que tornou as atividades em formato virtual, isso foi um desafio, tanto para realizar práticas de estágio quanto para o meu aprendizado como aluna. No decorrer deste memorial será percebido o quanto o apoio familiar, principalmente o da minha mãe, que fez junto comigo a graduação em Teatro, na condição também de aluna, foi peça chave para eu decidir fazer o curso e concluí-lo. Então, este memorial reúne as vivências de um caminho percorrido por uma aluna que, em um determinado momento da vida, recebe um diagnóstico de deficiência intelectual. No entanto, este fato não se tornou impeditivo para realizar a formação acadêmica-profissional. Ou seja, demonstro que a inclusão abre portas para que as pessoas com deficiência possam ingressar nas universidades e, consequentemente, no mercado de trabalho.Dissertação O Grupo Maré de Artes e a comunhão ritualística: um jogo entre sujeitos de f(r)icção(2017-02-23) Souza, Tatiane Cunha de; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; ; Lopes, Melissa dos Santos; ; Almeida, Verônica Fabrini Machado de;A presente pesquisa tem como estudo central o processo de criação e as Experiências Cênico-Rituais construídas junto aos integrantes do Grupo Maré de Artes – Programa Mais Cultura Nas Escolas, da Escola Municipal Edinor Avelino – Macau/RN, em que a pesquisadora atuou como Professora de Teatro, entre os anos de 2014 e 2016. Tal processo criativo foi fomentado a partir de caminhos pedagógicos experienciados que focam em princípios e procedimentos ritualísticos do jogo e da cena. Da vivência com o Bando La Trupe, desenvolvendo experiências de Arte Pública, passando pelo Arkhétypos Grupo de Teatro e a proposição da Arte do Encontro, chegando à Unaluna e os conceitos/práticas da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, a pesquisadora aponta a Arte de F(r)icção, o aluno-atuante como sujeito de f(r)icção, que atrita suas histórias reais e ficcionais, transitando entre o real e o imaginário, numa constante f(r)icção dele com ele mesmo, dele com o outro e com a comunidade em que está inserido (LYRA, 2015).TCC A Importância da ação física na formação do professor-artista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Lima, Samuel Leon Freire de; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Tatiane Cunha deA presente pesquisa se propõe a discutir a importância do conceito “ação física”, a partir do sistema elaborado pelo ator, encenador e pedagogo russo Constantin Stanislavski na formação de professores artistas. Para desenvolver essa escrita adoto como ponto de partida a minha vivência pessoal durante a graduação de Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com base nessas experiências práticas e correlacionando com a prática pedagógica, desenvolvo este trabalho de conclusão de curso, apoiado em textos de Matteo Bonfitto, Eugênio Kusnet, Viola Spolin e do próprio Constantin Stanislavski.TCC Residência pedagógica: possibilidades de (r)existência de ensino-aprendizagem em artes/teatro no formato remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Julião, Jullyana Maria Moreira; Coutinho, Karyne Dias; Souza, Tatiane Cunha de; Oliveira, Hianna Camilla Gomes deEste trabalho relata uma das atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica em Teatro, objetivando apresentar e discutir acerca da experiência única em dar início a um projeto, de forma remota, que possibilita diversos modos de contribuir para a formação docente de estudantes em um período caótico, como o demandado em função da pandemia da Covid-19. Na tentativa de um ensino remoto acessível e prático para estudantes dos 6ºs e 7ºs anos da Escola Estadual Lauro de Castro (Natal/RN), inicialmente utilizamos como metodologia e conteúdo a apreciação e análise fílmica da animação Divertida Mente (2015), para posteriormente adentrarmos na esfera teatral com práticas acerca do conteúdo de Criação de Personagens. Como resultado, pude problematizar e vivenciar práticas pedagógicas do ensino de teatro ocorridas remotamente.TCC Teatro do oprimido e juventudes: revelando um itinerário formativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Lucena, Yogi Medeiros de Brito; Alves, Jefferson Fernandes; Alves, Jefferson Fernandes; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Tatiane Cunha deEsta pesquisa se deu após três trabalhos pedagógicos realizados com as juventudes, investigando as possibilidades das técnicas e modalidades do Teatro do Oprimido (TO) de Augusto Boal: Teatro-imagem, Teatro-jornal, Teatro-fórum e Teatro-invisível como práticas para o ensino da linguagem teatral. Atuei e refleti sobre o percurso do entendimento de um professor(a)-artista de teatro, até a prática pedagógica de fato e os seus desdobramentos das técnicas e exercícios dentro e fora do fazer cênico. Explicito essas três experiências como relatos, dando ênfase no caminho metodológico construído e as descobertas com a prática dos exercícios, jogos e metodologias propostas pelo TO. Os resultados apontados apresentam-se no âmbito das reflexões teórico/práticas em consonância com experiências cênicas realizadas com as juventudes. Pretendo assim, revelar esses itinerários formativos, buscando apontar as contribuições deste para o ensino de teatro.TCC O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-02) Tavares, Stefany Gomes; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/4328235526559157; Souza, Mayra Montenegro de; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Souza, Tatiane Cunha de; http://lattes.cnpq.br/5257994786200352O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste