Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Terciano Fonseca de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
    (2018-07-30) Souza, Terciano Fonseca de; Cabral, Carla Giovana; Dantas, Josivania Marisa; Flor, Cristhiane Carneiro Cunha; Silva, Márcia Gorette Lima da
    A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Souza, Terciano Fonseca de
    Produto educacional fruto da dissertação intitulada Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM